top of page

O que é a Ordem dos Médicos Dentistas?

Atualizado: 21 de fev.

Saiba tudo sobre a Ordem Profissional que regula e assegura o bom funcionamento da profissão de Médico Dentista.


 

Infelizmente, sabemos que nem sempre somos atendidos da forma que gostaríamos. Seja num restaurante, em que a comida não nos chega em condições. Numa loja, onde os funcionários não são prestáveis... Mas quando toca à nossa Saúde Oral, não podemos ficar mal servidos. Para assegurar isso mesmo, existe a Ordem dos Médicos Dentistas. Saiba qual é o papel desta entidade neste artigo.


O que é a Ordem dos Médicos Dentistas?

Fundada em 1998, a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) é uma entidade de direito público que goza de personalidade jurídica. Ou seja, é livre e autónoma para criar as suas regras.


É responsabilidade da Ordem dos Médicos Dentistas não só promover o bom exercício da Medicina Dentária, mas também garantir que as regras éticas e deontológicas da profissão são cumpridas. As atribuições da OMD são aplicáveis à atividade dos médicos dentistas nela inscritos. Independentemente de exercerem ou não em Portugal.


dentista

Para que serve a Ordem dos Médicos Dentistas?

A Ordem dos Médicos Dentistas tem como missão principal defender os seus interesses enquanto Paciente. Garantindo o acesso a uma Medicina Dentária qualificada.

Para além disso, também é a entidade responsável por atribuir o título profissional de Médico Dentista e regulamenta o exercício desta profissão.


Quem pode fazer parte da Ordem dos Médicos Dentistas?

De acordo com a própria, a OMD é a única Ordem portuguesa em que a maioria dos membros é também profissional em exercício liberal ou similar da profissão.


Só pode inscrever-se na Ordem dos Médicos Dentistas quem possui o grau académico exigido (licenciatura pré-Bolonha ou Mestre em Medicina Dentária). Seja este conferido por uma instituição de Ensino Superior Portuguesa ou por equivalência ao grau académico estrangeiro. Quem deseja exercer a profissão de Médico Dentista tem de se inscrever, obrigatoriamente, na Ordem. Poderão ainda estar inscritas como membros as sociedades profissionais de Médicos Dentistas e as representações permanentes em território nacional de Organizações Associativas de Médicos Dentistas.


 

Sabia que...? 

A sede da OMD fica no Porto, mas a associação tem ainda delegações em Lisboa, Madeira e Açores? Para além disso, a Ordem não depende de qualquer apoio ou financiamento público. O seu equilíbrio financeiro é garantido pelos seus associados, que pagam quotas.

 

Dentista


No Instituto de Implantologia Avançada Just-Smile, todos os Médicos Dentistas estão inscritos na OMD. Possuindo qualificações reconhecidas a nível nacional e internacional.


Se deseja obter o Sorriso com que sempre sonhou, aproveite para marcar já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso!

bottom of page