Passar para o conteúdo principal
Notícias gerais

Cirurgião Oral: qual é a importância do cirurgião em Medicina Dentária?

Tal como noutras áreas da Saúde, em Medicina Dentária também existem várias especialidades. Sendo necessário existir essa separação de conhecimentos pela complexidade e diversidade que os tratamentos de Medicina Dentária têm atualmente. De entre as especialidades reconhecidas pela Ordem dos Médicos Dentistas, a Cirurgia Oral é talvez uma das mais exigentes. Sabe qual é a importância de um Cirurgião Oral?

Cirurgião Oral: sabe qual é a importância de um cirurgião em Medicina Dentária?

Qual é o papel do Cirurgião Oral?

A Cirurgia Oral é uma das especialidades mais abrangentes da Medicina Dentária. Vai desde o diagnóstico ao tratamento cirúrgico de doenças, traumatismos e deformações que envolvam os tecidos moles e os tecidos duros da cabeça, boca, dentes, gengivas, maxilares e pescoço. 

 

Graças à formação que recebeu, o Cirurgião Oral é o profissional de Saúde Oral mais qualificado para lidar com alguns dos tratamentos mais avançados de Medicina Dentária. Atuando, principalmente, nas situações que requerem uma abordagem cirúrgica mais invasiva. Os profissionais desta especialidade têm um grande domínio sobre todas as técnicas cirúrgicas e sobre as características anatómicas dos órgãos e tecidos que tratam. Assim, se um determinado tratamento de Medicina Dentária envolver uma ou mais etapas cirúrgicas, um Cirurgião Oral é o profissional mais bem preparado para poder adaptar os tratamentos às necessidades de cada caso, ajudando profissionais de outras áreas clínicas não só durante as cirurgias como na definição dos planos de atuação.

Cirurgião Oral: tal como em qualquer área da Saúde, na Medicina Dentária também existem diferentes especialidades.

Como é que o Cirurgião Oral pode ajudar o Médico Dentista de Implantologia?

Como vimos, um Cirurgião Oral está preparado para lidar com qualquer diagnóstico ou tratamento cirúrgico de Medicina Dentária. Entre os vários tipos de tratamento que pode realizar, no que toca à Implantologia, destacam-se algumas situações em que a sua intervenção pode fazer a diferença:

 

  • Extrações - uma extração de um dente é algo um pouco mais complexo do que simplesmente arrancar o dente do osso e gengiva. Envolve suturas, envolve retirar a peça dentária com o mínimo de trauma para os tecidos. E, muitas vezes, envolve preparar esses tecidos para receber dentes de substituição, com implantes dentários ou próteses removíveis. Em casos de extração dentária mais complexos, em que o dente tem mais do que uma raíz, em que a raíz é muito profunda, quando estão presentes quistos ou quando se quer provocar o mínimo de trauma possível, não afetando dentes vizinhos que estejam muito próximos, por exemplo, um dentista experiente em Cirurgia Oral poderá fazer toda a diferença;

 

  • Elevação Do Seio Maxilar - este procedimento tem como objectivo aumentar a disponibilidade de massa óssea na região dos pré-molares e dos molares. Em alguns casos de Implantologia, este tratamento pode fazer a diferença entre a possibilidade ou não de serem colocados implantes dentários. Ainda que o Médico Dentista experiente em Implantologia tenha a capacidade para realizar este procedimento, a intervenção de um Cirurgião Oral pode facilitar o trabalho da equipa clínica nestas situações;

 

  • Remoção de Quistos e Tumores - em Implantologia, não é incomum os dentistas descobrirem um ou mais quistos em boca, mesmo em Pacientes desdentados. Um Cirurgião Oral poderá ajudar a remover estas massas da forma o mais atraumática possível para a mucosa oral do Paciente, de forma a que os tecidos não percam as características necessárias para suportar implantes dentários;

 

  • Cirurgia Periodontal - a Cirurgia Periodontal envolve tratamentos em tecidos tão frágeis como as gengivas. Não é incomum em Implantologia serem necessárias este tipo de intervenções antes ou depois da colocação de implantes dentários. Um Cirurgião Oral com experiência e conhecimentos em técnicas de Microcirurgia Oral terá maior facilidade em intervir nos tecidos de suporte dos dentes ou implantes dentários, sem provocar trauma aos tecidos e sem prejudicar as peças dentárias mais próximas do defeito que se pretende corrigir.

Cirurgião Oral: escolha um profissional de Saúde Oral experiente no seu caso.

Se gostaria de voltar a ter um Sorriso natural com implantes dentários, procure a ajuda de uma equipa experiente. No Instituto JUST-SMILE encontrará uma equipa de Médicos Dentistas vocacionada para a área de Implantologia. Confie a sua Saúde Oral a dentistas e cirurgiões orais experientes e volte a Sorrir com todo o conforto e confiança.

As vantagens únicas Just Smile
Implantologia

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA À IMPLANTOLOGIA E CIRURGIA ORAL

O Instituto JUST-SMILE tem no seu ADN a especialização na área da Implantologia e Cirurgia Oral. Somos os primeiros a actuar exclusivamente na área da Implantologia avançada em Portugal. E um dos poucos Institutos na Europa a seguir esta direção.

Implantes

TRATAMENTO JUST-SMILE24®: DENTES IMEDIATOS EM 5 PASSOS

Um protocolo próprio que suporta o modo de atuação das nossas Equipas Médicas e que permite que os nossos pacientes reabilitem a sua Saúde Oral em apenas 24 horas, com implantes de dentes imediatos. Um tratamento completo para recuperar o seu Sorriso natural.

Implantologia

PAGAMENTOS FRACIONADOS PARA UM TRATAMENTO COMPLETO

O Instituto JUST-SMILE assegura condições de financiamento exclusivas com algumas das principais entidades portuguesas financeiras. Um apoio concedido logo na primeira consulta para os Pacientes que requeiram este apoio para recuperar a sua Saúde Oral.

Implantes

TOTAL PRIVACIDADE AO LONGO DE TODO O TRATAMENTO

A reabilitação oral é um ato privado, íntimo e muito pessoal. E por isso mesmo, o Instituto JUST-SMILE assegura a total privacidade de cada paciente em todos os momentos do seu tratamento. Porque um Sorriso natural também exige a discrição que a sua personalidade merece.

Consulta Médico Dentosta
AGENDE A SUA CONSULTA

Para sua maior comodidade, a sua primeira consulta é gratuita.
Inclui um DIAGNÓSTICO e uma AVALIAÇÃO MÉDICA completa. Conheça todos os pormenores do seu tratamento, com TOTAL DISPONIBILIDADE e SEM COMPROMISSO. 

Contacte-nos por telefone (+351 210 537 117), ou agende online.