Passar para o conteúdo principal
Notícias gerais

Facetas dentárias de cerâmica: como manter a cor e formato?

Uma das maiores vantagens de colocar facetas dentárias de cerâmica é o facto de estas próteses não necessitarem de uma manutenção muito diferente da que já faz habitualmente com os seus dentes naturais. Ou seja, é necessário continuar a ter cuidados de higiene oral diários e visitar o seu Médico Dentista de seis em seis meses, ou na frequência que for recomendada, para consultas de revisão.

 

No entanto, há alguns conselhos que deve ter em conta no que toca a manter o formato e a cor e a garantir a durabilidade das suas facetas dentárias de cerâmica.

Rotinas de higiene oral com facetas dentárias de cerâmica.

Rotinas de higiene oral com facetas dentárias de cerâmica

No que toca à higiene oral, as suas rotinas deverão continuar a acontecer diariamente, no mínimo duas vezes por dia.

 

Mesmo que tenha colocado facetas sobre todos os seus dentes, deverá continuar a escovar a superfície dentária para evitar a proliferação de bactérias. Lembre-se de que um dos tecidos mais importantes da sua boca são as gengivas. A acumulação de bactérias na cavidade oral irá levar a respostas inflamatórias do organismo. Conduzindo a problemas como a gengivite e a periodontite, que podem culminar na perda de um ou mais dentes, mesmo com facetas dentárias de cerâmica. 

 

Além disso, o fio dentário não poderá ficar esquecido, devendo ser utilizado em todos os momentos dedicados à higiene oral, idealmente antes da escovagem. 

 

Pelo menos uma vez por dia, deverá ainda bochechar com um elixir oral, para reforçar a higienização de toda a cavidade oral.

 

Produtos de higiene oral e as facetas dentárias de cerâmica

Ainda que as facetas dentárias de cerâmica sejam das soluções de prótese fixa mais resistentes e duradouras, podem sofrer algum desgaste se não forem utilizados os produtos de higiene oral mais apropriados. O ideal é sempre questionar o seu Médico Dentista sobre a pasta de dentes e elixir oral que deve utilizar.

 

De um modo geral, deverá deixar de lado as pastas de dentes branqueadoras. Primeiro, porque os produtos branqueadores não irão clarear as suas facetas. Segundo, porque são produtos abrasivos, podendo danificar a superfície das facetas dentárias de cerâmica com o uso continuado.

 

Além da escolha de pastas não-abrasivas, deverá optar ainda por usar escovas de dentes macias, que não irão riscar a superfície das facetas.

 

Outros conselhos a ter em conta

Ainda que as facetas dentárias de cerâmica sejam resistentes às manchas, a verdade é que com o passar do tempo poderão ficar um pouco escurecidas. Mas apenas se forem expostas frequentemente a alguns agentes de coloração. E não forem mantidos os cuidados de higiene oral apropriados bem como as visitas regulares ao Médico Dentista. 

 

Se tiver facetas dentárias de cerâmica deverá evitar:

 

  • Beber chá, café, vinho tinto e refrigerantes - se não conseguir evitar estas bebidas, poderá consumi-las de forma segura através de uma palhinha (de vidro, por exemplo, para ser mais sustentável do ponto de vista ambiental);

  • Molho de soja - devido à sua elevada capacidade de tingir superfícies, mesmo de cerâmica;

  • Tabaco - o consumo de tabaco irá acabar por alterar a cor das suas facetas, tornando-as amareladas, como faria com os seus dentes naturais.

 

Além destes cuidados que irão ajudar a manter a cor de facetas dentárias de cerâmica, Pacientes que sofram de bruxismo deverão usar uma contenção de proteção, pelo menos no período noturno, evitando o desgaste das facetas devido ao hábito de ranger os dentes.

Encontre soluções com facetas dentárias de cerâmica no Instituto JUST-SMILE.

Se acha que as facetas dentárias são a solução que procurava para o seu Sorriso, aproveite para marcar uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, no Instituto JUST-SMILE - uma unidade clínica contemporânea, especializada em Implantologia Avançada e Estética Dentária. Terá à sua disposição uma equipa médica experiente, preparada para ajudar a encontrar o Sorriso com que sempre sonhou. 

Ficará a conhecer todas as soluções para o seu caso, logo na primeira consulta. E sem qualquer compromisso.

 

As vantagens únicas Just Smile
Implantologia

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA À IMPLANTOLOGIA E CIRURGIA ORAL

O Instituto JUST-SMILE tem no seu ADN a especialização na área da Implantologia e Cirurgia Oral. Somos os primeiros a actuar exclusivamente na área da Implantologia avançada em Portugal. E um dos poucos Institutos na Europa a seguir esta direção.

Implantes

TRATAMENTO JUST-SMILE24®: DENTES IMEDIATOS EM 5 PASSOS

Um protocolo próprio que suporta o modo de atuação das nossas Equipas Médicas e que permite que os nossos pacientes reabilitem a sua Saúde Oral em apenas 24 horas, com implantes de dentes imediatos. Um tratamento completo para recuperar o seu Sorriso natural.

Implantologia

PAGAMENTOS FRACIONADOS PARA UM TRATAMENTO COMPLETO

O Instituto JUST-SMILE assegura condições de financiamento exclusivas com algumas das principais entidades portuguesas financeiras. Um apoio concedido logo na primeira consulta para os Pacientes que requeiram este apoio para recuperar a sua Saúde Oral.

Implantes

TOTAL PRIVACIDADE AO LONGO DE TODO O TRATAMENTO

A reabilitação oral é um ato privado, íntimo e muito pessoal. E por isso mesmo, o Instituto JUST-SMILE assegura a total privacidade de cada paciente em todos os momentos do seu tratamento. Porque um Sorriso natural também exige a discrição que a sua personalidade merece.

Consulta Médico Dentosta
AGENDE A SUA CONSULTA

Para sua maior comodidade, a sua primeira consulta é gratuita.
Inclui um DIAGNÓSTICO e uma AVALIAÇÃO MÉDICA completa. Conheça todos os pormenores do seu tratamento, com TOTAL DISPONIBILIDADE e SEM COMPROMISSO. 

Contacte-nos por telefone (+351 210 537 117), ou agende online.