Passar para o conteúdo principal
Notícias gerais

Implantes de titânio: como surgiram?

A biocompatibilidade do parafuso utilizado nos implantes dentários é essencial para garantir que o tratamento não é rejeitado pelo organismo. Atualmente, o material utilizado é o titânio, que é 100% compatível com o ser humano, mas esta propriedade foi descoberta por acaso, durante uma investigação com coelhos. Conheça melhor a história de como surgiram os implantes de titânio.

A biocompatibilidade do titânio foi descoberta por acaso.

Os estudos realizados nos anos 50

Tudo começou no início da década de 50, quando um estudo realizado na Universidade de Cambridge utilizou câmaras de titânio em orelhas de coelhos. Na altura, o objetivo era estudar o fluxo sanguíneo in vivo e, no final, o método foi bem-sucedido, não sendo rejeitado pelos organismos dos animais. 

Em 1952, também interessado no estudo do fluxo sanguíneo e na microcirculação no tecido ósseo, o médico ortopedista Per-Ingvar Brånemark adaptou o procedimento utilizado com sucesso em Cambridge e aplicou-o no fémur de coelhos.
 

A descoberta da osteointegração

A investigação de Brånemark decorreu com normalidade, mas acabou por se revelar surpreendente pelo que se descobriu no final: a biocompatibilidade do titânio. Em 1952, após alguns meses de estudo, quando foi remover os aparelhos de titânio dos ossos dos coelhos, Per-Ingvar teve dificuldade em separá-los: o osso dos animais tinha-se unido ao metal. 

Quando foi remover os aparelhos de titânio dos ossos dos coelhos, Per-Ingvar teve dificuldade em separá-los

Perante este cenário, o médico interessou-se pelo estudo das características do titânio e alargou a sua pesquisa a mais animais e até a seres humanos. Mais tarde, após um período de pesquisa aprofundada sobre o tema, Brånemark concluiu que este material tinha as características indicadas para ser utilizado em várias cirurgias (incluindo nas de implantes dentários) e atribuiu ao fenómeno de união entre osso e implante o nome de “osteointegração”.

 

Os primeiros implantes de titânio

Inicialmente inclinado para centrar o seu estudo no joelho e na anca, o investigador acabou por decidir aplicar as suas descobertas à saúde oral. Em 1965, tendo em conta a quantidade de pessoas com problemas dentários que poderiam beneficiar das suas descobertas, Per-Ingvar Brånemark usou pela primeira vez implantes de titânio em tratamentos de substituição dentária. 

Como surgiram os implantes de titânio?

Se, na altura, o seu tratamento já melhorou significativamente a qualidade de vida do seu voluntário (Gösta Larsson), atualmente, o método já foi aplicado a milhões de pessoas e é uma das ferramentas que mais nos ajuda a transformar as vidas dos nossos Pacientes.

As vantagens únicas Just Smile
Implantologia

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA À IMPLANTOLOGIA E CIRURGIA ORAL

O Instituto JUST-SMILE tem no seu ADN a especialização na área da Implantologia e Cirurgia Oral. Somos os primeiros a actuar exclusivamente na área da Implantologia avançada em Portugal. E um dos poucos Institutos na Europa a seguir esta direção.

Implantes

TRATAMENTO JUST-SMILE24®: DENTES IMEDIATOS EM 5 PASSOS

Um protocolo próprio que suporta o modo de atuação das nossas Equipas Médicas e que permite que os nossos pacientes reabilitem a sua Saúde Oral em apenas 24 horas, com implantes de dentes imediatos. Um tratamento completo para recuperar o seu Sorriso natural.

Implantologia

PAGAMENTOS FRACIONADOS PARA UM TRATAMENTO COMPLETO

O Instituto JUST-SMILE assegura condições de financiamento exclusivas com algumas das principais entidades portuguesas financeiras. Um apoio concedido logo na primeira consulta para os Pacientes que requeiram este apoio para recuperar a sua Saúde Oral.

Implantes

TOTAL PRIVACIDADE AO LONGO DE TODO O TRATAMENTO

A reabilitação oral é um ato privado, íntimo e muito pessoal. E por isso mesmo, o Instituto JUST-SMILE assegura a total privacidade de cada paciente em todos os momentos do seu tratamento. Porque um Sorriso natural também exige a discrição que a sua personalidade merece.

Consulta Médico Dentosta
AGENDE A SUA CONSULTA

Para sua maior comodidade, a sua primeira consulta é gratuita.
Inclui um DIAGNÓSTICO e uma AVALIAÇÃO MÉDICA completa. Conheça todos os pormenores do seu tratamento, com TOTAL DISPONIBILIDADE e SEM COMPROMISSO. 

Contacte-nos por telefone (+351 210 537 117), ou agende online.