Passar para o conteúdo principal
Notícias gerais

Implantes dentários e próteses: qual é a diferença?

Quando o assunto é a substituição de peças dentárias perdidas, é frequente ouvirmos falar de próteses e implantes dentários. Mas para os Pacientes nem sempre é evidente a diferença entre estes dois termos. Serão tratamentos distintos?


Implantes dentários e próteses: qual é a diferença?
 

Implantes dentários e próteses: qual é a diferença?


Os implantes dentários são dispositivos médico-cirúrgicos que são aparafusados ao osso do Paciente com o intuito de fixar algo. Esta fixação pode ser feita de modo totalmente fixo ou semifixo. E pode servir para substituir um dente, um conjunto de dentes ou uma arcada completa. 


A prótese dentária, por sua vez, é uma componente artificial que tem como objetivo suprir a ausência de peças dentárias. Pode ser utilizada de forma removível, semifixa ou fixa. E, por isso, pode ser aplicada numa boca sem dentes, sobre dentes ou sobre implantes.
 

Dois elementos que podem ser usados em conjunto


Neste sentido, quando falamos de soluções que utilizam implantes dentários, sejam elas fixas e semifixas, a diferença entre implantes e próteses é bastante simples. Os implantes são pequenos parafusos colocados no osso do Paciente, que substituem a raiz do dente. As próteses, construídas em laboratório, podem depois ser aplicadas sobre esses implantes, com o intuito de substituir os dentes propriamente ditos.

 

Implantes e próteses são elementos distintos, mas podem existir em conjunto.




Assim, implantes e próteses são elementos distintos, mas podem existir em conjunto. As próteses reabilitam a perda de dentes e os implantes, quando usados, podem ajudar a fixá-la (nas soluções fixas) ou a estabilizá-la um pouco (nas soluções semifixas).


Se gostaria de saber mais sobre próteses dentárias, aproveite para comparar as vantagens e desvantagens da sua aplicação sobre dentes e sobre implantes.

Esclareça as suas dúvidas, saiba tudo sobre os tratamentos disponíveis para si e recupere o sorriso que tanto deseja.

Artigo publicado pela primeira vez em janeiro de 2019 e revisto em julho de 2020.
As vantagens únicas Just Smile
Implantologia

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA À IMPLANTOLOGIA E CIRURGIA ORAL

O Instituto JUST-SMILE tem no seu ADN a especialização na área da Implantologia e Cirurgia Oral. Somos os primeiros a actuar exclusivamente na área da Implantologia avançada em Portugal. E um dos poucos Institutos na Europa a seguir esta direção.

Implantes

TRATAMENTO JUST-SMILE24®: DENTES IMEDIATOS EM 5 PASSOS

Um protocolo próprio que suporta o modo de atuação das nossas Equipas Médicas e que permite que os nossos pacientes reabilitem a sua Saúde Oral em apenas 24 horas, com implantes de dentes imediatos. Um tratamento completo para recuperar o seu Sorriso natural.

Implantologia

PAGAMENTOS FRACIONADOS PARA UM TRATAMENTO COMPLETO

O Instituto JUST-SMILE assegura condições de financiamento exclusivas com algumas das principais entidades portuguesas financeiras. Um apoio concedido logo na primeira consulta para os Pacientes que requeiram este apoio para recuperar a sua Saúde Oral.

Implantes

TOTAL PRIVACIDADE AO LONGO DE TODO O TRATAMENTO

A reabilitação oral é um ato privado, íntimo e muito pessoal. E por isso mesmo, o Instituto JUST-SMILE assegura a total privacidade de cada paciente em todos os momentos do seu tratamento. Porque um Sorriso natural também exige a discrição que a sua personalidade merece.

Consulta Médico Dentosta
AGENDE A SUA CONSULTA

Para sua maior comodidade, a sua primeira consulta é gratuita.
Inclui um DIAGNÓSTICO e uma AVALIAÇÃO MÉDICA completa. Conheça todos os pormenores do seu tratamento, com TOTAL DISPONIBILIDADE e SEM COMPROMISSO. 

Contacte-nos por telefone (+351 210 537 117), ou agende online.