Passar para o conteúdo principal
Notícias gerais

Inteligência Artificial na Medicina Dentária: o futuro, hoje

A pandemia da COVID-19 tem vindo a criar obstáculos à maioria dos setores à escala global. Mas, se é verdade que a pandemia tem sido um fator desacelerador em muitas áreas, também é verdade que tem vindo a acelerar a evolução tecnológica em várias industrias, com a procura da introdução de novos procedimentos digitais e automatismos a aumentar exponencialmente. Uma das tecnologias que tem vindo a evoluir com maior velocidade nos últimos meses tem sido a Inteligência Artificial. Particularmente, as suas aplicações em áreas da Saúde como a Medicina Dentária. 

Como é que a inteligência artificial pode ser aplicada na Medicina Dentária?

O que é a Inteligência Artificial?

Simplificando, entende-se por Inteligência Artificial todas as tarefas realizadas por um equipamento ou software que, até há muito pouco tempo, só podiam ser levadas a cabo eficazmente graças ao poder de decisão imediata, inteligência e capacidade de adaptação inerentes ao Homem.

 

Para que seja considerado Inteligência Artificial, um sistema deve ser capaz de executar pelo menos uma das seguintes tarefas: racionalização, planeamento, aprendizagem, resolução de problemas, percepção, criação e/ou socialização.

 

Quais são as suas aplicações em Medicina Dentária?

A Inteligência Artificial na Saúde pode ter várias aplicações. Uma das mais exploradas atualmente é a possibilidade destes sistemas produzirem diagnósticos precisos de milhares de problemas de Saúde. Estes sistemas conseguem analisar um enorme volume de variáveis em simultâneo, chegando a conclusões objetivas numa questão de segundos. O que permite, ou assim se espera num futuro próximo, chegar a conclusões muito mais rápidas e rigorosas àquelas apresentadas pelos profissionais de Saúde mais competentes em todo o mundo. No entanto, embora a evolução desta tecnologia tenha recebido uma enorme aceleração com a pandemia da COVID-19, este nível de precisão ainda não foi alcançado.

 

Exemplo prático das aplicações da Inteligência Artificial.

Em clínicas de Medicina Dentária, esta tecnologia pode ser utilizada, por exemplo, para ler exames médicos de imagiologia, como as ortopantomografias

 

Um sistema de Inteligência Artificial devidamente calibrado vai ser capaz de analisar uma imagem e detetar problemas tão simples como as cáries, ou mais complexos como problemas ósseos, ou a viabilidade da colocação de implantes dentários num determinado Paciente. Prevê-se que o nível de rigor destes equipamentos irá ultrapassar as capacidades do olho humano, uma vez que não serão afetados por estímulos externos ou pela fadiga.

O que é a inteligência artificial?

A Inteligência Artificial nos dias de hoje.

Hoje, a Inteligência Artificial já é utilizada em Medicina Dentária, principalmente com intuito de permitir a sua evolução. Várias seguradoras internacionais que trabalham com modalidades de Medicina Dentária já usam sistemas de “deep learning”, que permitem validar alguns diagnósticos clínicos. Atualmente, estes “deep learning” já têm a capacidade de ler bases de dados complexas e analisá-las de forma quase instantânea e crítica, seguindo processos semelhantes aos do cérebro humano. A sua capacidade de diagnóstico equipara-se, hoje em dia, às capacidades de Médicos Dentistas experientes. Quanto mais forem utilizados, e mais dados forem introduzidos nestes sistemas, mais depressa irão evoluir e chegar ao nível de rigor que se prevê desde que se começou a teorizar sobre Inteligência Artificial.

 

Espera-se que, num futuro próximo, estes sistemas comecem a ser utilizados, de forma mais massificada, em consultórios de Medicina Dentária um pouco por todo o mundo.

As vantagens únicas Just Smile
Implantologia

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA À IMPLANTOLOGIA E CIRURGIA ORAL

O Instituto JUST-SMILE tem no seu ADN a especialização na área da Implantologia e Cirurgia Oral. Somos os primeiros a actuar exclusivamente na área da Implantologia avançada em Portugal. E um dos poucos Institutos na Europa a seguir esta direção.

Implantes

TRATAMENTO JUST-SMILE24®: DENTES IMEDIATOS EM 5 PASSOS

Um protocolo próprio que suporta o modo de atuação das nossas Equipas Médicas e que permite que os nossos pacientes reabilitem a sua Saúde Oral em apenas 24 horas, com implantes de dentes imediatos. Um tratamento completo para recuperar o seu Sorriso natural.

Implantologia

PAGAMENTOS FRACIONADOS PARA UM TRATAMENTO COMPLETO

O Instituto JUST-SMILE assegura condições de financiamento exclusivas com algumas das principais entidades portuguesas financeiras. Um apoio concedido logo na primeira consulta para os Pacientes que requeiram este apoio para recuperar a sua Saúde Oral.

Implantes

TOTAL PRIVACIDADE AO LONGO DE TODO O TRATAMENTO

A reabilitação oral é um ato privado, íntimo e muito pessoal. E por isso mesmo, o Instituto JUST-SMILE assegura a total privacidade de cada paciente em todos os momentos do seu tratamento. Porque um Sorriso natural também exige a discrição que a sua personalidade merece.

Consulta Médico Dentosta
AGENDE A SUA CONSULTA

Para sua maior comodidade, a sua primeira consulta é gratuita.
Inclui um DIAGNÓSTICO e uma AVALIAÇÃO MÉDICA completa. Conheça todos os pormenores do seu tratamento, com TOTAL DISPONIBILIDADE e SEM COMPROMISSO. 

Contacte-nos por telefone (+351 210 537 117), ou agende online.