Passar para o conteúdo principal
Notícias gerais

Microcirurgia Plástica Oral: para quê?

São procedimentos complexos ao nível técnico e não são muito conhecidos pelos Pacientes. Mas são também soluções cada vez mais utilizadas por cirurgiões experientes. Permitindo resolver situações em que as raízes ou implantes dentários se encontram visíveis na gengiva. Fique por dentro de algumas das bases da Microcirurgia Plástica Oral.

Microcirurgia Plástica Oral: conheça dois tipos de procedimentos.

O que é a Microcirurgia Plástica Periodontal?

A Microcirugia Plástica Periodontal uma técnica que permite melhorar os tecidos que rodeiam os dentes. É utilizada principalmente para tratar problemas de recessão gengival (ou o problema das “raízes expostas”). Consiste na aplicação de técnicas minuciosas para restaurar os tecidos que suportam os dentes. Estas técnicas têm aplicações não só estéticas, como também funcionais. Para cobrir uma raíz exposta de um dente, o cirurgião poderá, por exemplo, recorrer a técnicas de enxerto mucogengival.

 

Em que consiste um enxerto mucogengival?

Consiste na recolha de uma pequena amostra de tecido da boca do Paciente, normalmente do palato (“céu da boca”). Essa amostra é utilizada para compensar a falha de gengiva, previamente identificada. Graças ao poder regenerativo do palato, a zona de onde é retirado o tecido irá compensar a sua falta. Cicatrizando rapidamente sem efeitos negativos para o Paciente.

 

Qual é a importância da Microcirurgia Plástica Oral? 

A exposição da raiz de um dente compromete o Sorriso não só a nível estético, como causa uma maior propensão à formação de cáries. Provocando ainda hipersensibilidade dentária e um enorme desconforto para o Paciente. Através das técnicas de microcirurgia é possível voltar a cobrir as raízes expostas sem danificar outras estruturas dentárias. Permitindo também uma cicatrização mais rápida e com melhores resultados estéticos.

Microcirurgia Plástica Oral: corrija as falhas nas gengivas.

E o que é a Microcirurgia Plástica Peri-implantar?

A Microcirurgia Plástica Peri-implantar tem objetivos semelhantes à Periodontal. Mas enquanto nas cirurgias periodontais se faz a reabilitação dos tecidos que rodeiam um dente; nas peri-implantares tratam-se os tecidos que circundam um implante. Nestes casos os cirurgiões procuram conferir aos tecidos peri-implantares características semelhantes às das gengivas saudáveis e sem defeitos.

Os defeitos gengivais peri-implantares podem mesmo por em causa o sucesso do implante dentário, pelo que é fundamental corrigir essas falhas.

Existem diferenças significativas nos dois procedimentos?

Não. Mas existem alguns pontos que um cirurgião terá de ter em atenção quando intervém em tecidos peri-implantares: ao passo que os tecidos saudáveis que circundam os dentes originais têm mais vasos sanguíneos intactos, os tecidos que circundam um implante dentário já foram submetidos a uma cirurgia. Possuem menos fluxo de sangue. O que pode ser um fator desfavorável se o dentista recorrer a cirurgias peri-implantares convencionais. As técnicas de microcirurgia plástica tornam-se muito importantes para o sucesso destes casos.

 

Mas o implante não ficará escondido pela prótese? Porquê fazer este tratamento?

Este tratamento surgiu em grande parte pelo sucesso dos tratamentos microcirúrgicos periodontais. O objetivo é conferir aos tecidos peri-implantares características semelhantes às dos tecidos periodontais saudáveis. É um procedimento que pode ter objetivos estéticos, mas também funcionais, melhorando a área onde está fixado o implante. E restabelecendo o suporte dado às próteses dentárias. Os defeitos gengivais peri-implantares podem mesmo por em causa o sucesso do implante dentário, pelo que é fundamental corrigir essas falhas.

Microcirgia Plástica Oral: confie em profissionais experientes.

Se verificar a exposição da raiz de um dente, ou se os seus implantes dentários estiverem visíveis, mesmo com a prótese fixa, deverá consultar rapidamente o seu Médico Dentista. Informe-se sobre as soluções disponíveis e procure sempre recorrer a profissionais experientes em Implantologia e Cirurgia Oral.

As vantagens únicas Just Smile
Implantologia

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA À IMPLANTOLOGIA E CIRURGIA ORAL

O Instituto JUST-SMILE tem no seu ADN a especialização na área da Implantologia e Cirurgia Oral. Somos os primeiros a actuar exclusivamente na área da Implantologia avançada em Portugal. E um dos poucos Institutos na Europa a seguir esta direção.

Implantes

TRATAMENTO JUST-SMILE24®: DENTES IMEDIATOS EM 5 PASSOS

Um protocolo próprio que suporta o modo de atuação das nossas Equipas Médicas e que permite que os nossos pacientes reabilitem a sua Saúde Oral em apenas 24 horas, com implantes de dentes imediatos. Um tratamento completo para recuperar o seu Sorriso natural.

Implantologia

PAGAMENTOS FRACIONADOS PARA UM TRATAMENTO COMPLETO

O Instituto JUST-SMILE assegura condições de financiamento exclusivas com algumas das principais entidades portuguesas financeiras. Um apoio concedido logo na primeira consulta para os Pacientes que requeiram este apoio para recuperar a sua Saúde Oral.

Implantes

TOTAL PRIVACIDADE AO LONGO DE TODO O TRATAMENTO

A reabilitação oral é um ato privado, íntimo e muito pessoal. E por isso mesmo, o Instituto JUST-SMILE assegura a total privacidade de cada paciente em todos os momentos do seu tratamento. Porque um Sorriso natural também exige a discrição que a sua personalidade merece.

Consulta Médico Dentosta
AGENDE A SUA CONSULTA

Para sua maior comodidade, a sua primeira consulta é gratuita.
Inclui um DIAGNÓSTICO e uma AVALIAÇÃO MÉDICA completa. Conheça todos os pormenores do seu tratamento, com TOTAL DISPONIBILIDADE e SEM COMPROMISSO. 

Contacte-nos por telefone (+351 210 537 117), ou agende online.