Passar para o conteúdo principal
Notícias gerais

Facetas dentárias: o processo de produção laboratorial

Atualmente, as facetas dentárias são uma das soluções mais procuradas para devolver a estética à boca dos Pacientes. Conhecidas por ajudarem a alterar o formato, a dimensão e até o alinhamento dos dentes, estas peças podem ser produzidas em clínica ou em laboratório. E quando são feitas em laboratório, o processo pode ser entendido em 7 passos principais:
As facetas dentárias requerem uma elevada personalização e adaptação à situação de cada Paciente.

Qual é o procedimento? | Facetas Dentárias


A produção laboratorial de facetas segue um protocolo laboratorial rigoroso, envolvendo várias secções de trabalho. De um modo geral, os passos são os seguintes:
 

  1. Encerar – A partir da criação de um molde de gesso da boca de cada Paciente, os técnicos avaliam as margens necessárias para respeitar os espaços dos dentes e criam uma faceta personalizada para cada caso, em cera.
     
  2. Colocar no cilindro – Depois de construída, a faceta em cera é presa a um cilindro com a ajuda de alguns tubos chamados “condutos”. Neste aspeto, o recipiente utilizado é um cilindro específico, com uma abertura no centro.
     
  3. Incluir – A fase seguinte é conhecida entre os técnicos como “incluir”. E é assim chamada porque se trata de colocar uma mistura (juntando água com um pó e um líquido específicos) no interior do cilindro, através da sua abertura. Depois de incluir, o recipiente fica em repouso.
     
  4. Colocar no forno – Alguns minutos depois, o cilindro é levado ao forno. Nesta etapa, a faceta em cera derrete, deixando o seu espaço vazio dentro do cilindro. 
     
  5. Injetar – Tendo adquirido esse espaço, segue-se a fase de “injetar”. Como o espaço anteriormente ocupado pela faceta se encontra completamente vazio, é possível preenchê-lo com outro material. Para tal, é colocada um pastilha de dissilicato de lítio na abertura do cilindro e o processo continua noutro forno. Assim, esse material é pressionado por um êmbolo, ocupando o espaço que antes pertencia à cera.
     
  6. Desincluir – Quando o cilindro é retirado do segundo forno, os técnicos isolam a estrutura criada. Através de um jato de óxidos e de um ácido, são retirados os excessos e obtêm-se as facetas em dissilicato de lítio.
     
  7. Acabamento – Depois de terem sido isoladas, é necessário passar por uma fase de acabamento para aperfeiçoar as facetas. Para isso, são feitos alguns ajustes com a ajuda de uma broca e o trabalho segue para a secção das cerâmicas, onde podem ser dados alguns toques finais na cor e no brilho.

As facetas dentárias requerem uma elevada personalização e adaptação à situação de cada Paciente.

Qual é o grau de personalização? | Facetas Dentárias


Embora o processo de fabrico de facetas seja relativamente simples, a verdade é que este é um procedimento muito rigoroso. Por isso, o trabalho laboratorial aqui descrito requer uma elevada personalização e adaptação à situação de cada Paciente. 

 

Trabalhando a partir do molde de cada pessoa, falando com o médico para entender todos os detalhes e controlando a qualidade da produção em várias fases, é possível criar peças altamente individualizadas e que se ajustam na perfeição a cada caso.

 

Caso o seu tratamento inclua a utilização de facetas dentárias, agora já conhece melhor o processo de produção destas soluções. Esclareça as suas dúvidas com o seu médico, colabore durante todo o processo e crie o Sorriso que sempre quis ter.

 

Fique a saber mais sobre a área clínica de Implantologia aqui.

 

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em agosto de 2019 e revisto em março de 2021.

As vantagens únicas Just Smile
Implantologia

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA À IMPLANTOLOGIA E CIRURGIA ORAL

O Instituto JUST-SMILE tem no seu ADN a especialização na área da Implantologia e Cirurgia Oral. Somos os primeiros a actuar exclusivamente na área da Implantologia avançada em Portugal. E um dos poucos Institutos na Europa a seguir esta direção.

Implantes

TRATAMENTO JUST-SMILE24®: DENTES IMEDIATOS EM 5 PASSOS

Um protocolo próprio que suporta o modo de atuação das nossas Equipas Médicas e que permite que os nossos pacientes reabilitem a sua Saúde Oral em apenas 24 horas, com implantes de dentes imediatos. Um tratamento completo para recuperar o seu Sorriso natural.

Implantologia

PAGAMENTOS FRACIONADOS PARA UM TRATAMENTO COMPLETO

O Instituto JUST-SMILE assegura condições de financiamento exclusivas com algumas das principais entidades portuguesas financeiras. Um apoio concedido logo na primeira consulta para os Pacientes que requeiram este apoio para recuperar a sua Saúde Oral.

Implantes

TOTAL PRIVACIDADE AO LONGO DE TODO O TRATAMENTO

A reabilitação oral é um ato privado, íntimo e muito pessoal. E por isso mesmo, o Instituto JUST-SMILE assegura a total privacidade de cada paciente em todos os momentos do seu tratamento. Porque um Sorriso natural também exige a discrição que a sua personalidade merece.

Consulta Médico Dentosta
AGENDE A SUA CONSULTA

Para sua maior comodidade, a sua primeira consulta é gratuita.
Inclui um DIAGNÓSTICO e uma AVALIAÇÃO MÉDICA completa. Conheça todos os pormenores do seu tratamento, com TOTAL DISPONIBILIDADE e SEM COMPROMISSO. 

Contacte-nos por telefone (+351 210 537 117), ou agende online.