Ambas devem ser usadas sobre implantes. Mas existem diferenças. Neste artigo dúvidas mais comuns esclarecemos as diferenças entre as próteses dentárias fixas e semi-fixas.
O que são próteses dentárias semi-fixas?

As próteses semi-fixas são próteses que encaixam em implantes dentários mas que podem ser removidas pelo Paciente. Acabam por funcionar um pouco como as próteses removíveis, as conhecidas dentaduras, mas oferecem uma estabilidade muito superior.
São aplicadas sobre “locators”, os implantes dentários usados nestas soluções. Se a prótese total se destinar à arcada inferior, são fixadas sobre dois implantes na parte da frente. Se se destinar à arcada superior, será fixada sobre quatro.
Estes implantes são utilizados para estabilizar a prótese, oferecendo um maior conforto ao Paciente. Neste tipo de solução de reabilitação, são aplicadas peças na prótese que encaixam como uma espécie de mola sobre as peças aparafusadas diretamente em cada implante.
O que são próteses dentárias fixas totais?

As próteses dentárias fixas totais, são as próteses que substituem todos os dentes de uma ou de ambas as arcadas, mas de forma totalmente fixa. Ou seja, apenas podem ser removidas por um Médico Dentista em consultório.
Estas próteses podem ser aplicadas sobre oito, seis ou apenas quatro implantes dentários, no caso dos tratamentos all-on-4®. Oferecendo uma estabilidade superior às próteses dentárias semi-fixas.
Gostaria de saber mais sobre as vantagens e as desvantagens de cada uma destas soluções?
Aproveite para marcar uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso no Instituto JUST-SMILE, especializado em Implantologia Avançada e Estética Dentária. Terá à sua disposição uma equipa de Médicos Dentistas e Cirurgiões Orais experiente que o irão ajudar a encontrar a melhor solução para o seu caso.
Em caso de necessidade, poderá contra com Protocolos de Pagamento Fraccionado, para que possa obter o Sorriso com que sempre sonhou sem constrangimentos para o seu orçamento familiar.