Passar para o conteúdo principal
Notícias gerais

Retração gengival: um problema com solução.

A retração gengival não é apenas um problema estético. E, em casos extremos, pode ter consequências negativas mesmo em pessoas que têm implantes dentários. Saiba o que é a retração gengival e conheça os principais fatores que estão na origem deste problema.

A retração gengival é uma problema. Mas tem solução.

O que é a retração gengival?

A retração das gengivas – também conhecida como retração ou recessão gengival – consiste na diminuição da quantidade de gengiva que rodeia um ou mais dentes, levando à exposição da sua raiz. Em pessoas com implantes dentários, este problema pode levar à exposição dos implantes já fixos em osso.

 

Normalmente, é um problema que surge de um processo lento e que evolui de forma gradual, podendo passar despercebido para muitas pessoas.

 

Porque é um problema para quem tem implantes?

A retração gengival pode influenciar muito mais do que a beleza do seu Sorriso. Em casos extremos, em pessoas que têm implantes dentários, a exposição da peça de titânio pode levar à perda do implante.

 

Nos dentes naturais, se não for tratada convenientemente e o mais rapidamente possível, a exposição das raízes poderá também ter consequências negativas. Da sensibilidade dentária até à perda de dentes naturais, passando por um maior risco de aparecimento de cáries radiculares, são vários os perigos associados à diminuição das gengivas.

 

Como surge a retração gengival?

Apesar de existirem várias causas para o desenvolvimento de retração gengival, é possível identificar dois fatores principais:

 

  1. Escovagem incorreta – Um dos aspetos que mais está relacionado com a retração das gengivas é a escovagem incorreta dos dentes. É fundamental não exercer demasiada pressão sobre os seus dentes e gengivas com a escova de dentes. Mesmo se usar próteses fixas completas. Se não escovar de acordo com a técnica recomendada ou se utilizar escovas com cerdas muito duras, é natural que a gengiva seja afetada e inicie o processo de retração.

  2. Periodontite e Peri-implantite – Outro fator fortemente associado à retração gengival é a doença periodontal. A inflamação das gengivas, fruto de uma higiene oral incompleta, pode levar à gengivite e à periodontite - no caso de ocorrer nos tecidos que circundam dentes naturais - ou à peri-implantite, no caso de ocorrer em tecidos que rodeiam um implante. Estes problemas irão conduzir à retração das gengivas e do osso maxilar e mandibular. Conduzindo à perda de dentes naturais ou de implantes dentários, caso não exista um tratamento atempado.

 

Que outras causas existem?

Além da escovagem incorreta e de problemas relacionados com a periodontite ou com a peri-implantite, existem muitas outras situações que podem estar na origem da retração gengival. Veja alguns exemplos:

 

  1. Dentes mal posicionados, sejam dentes apinhados ou simplesmente inclinados;

  2. Bruxismo, o hábito de ranger os dentes inconscientemente, que também pode afetar pessoas com próteses dentárias;

  3. Trauma oclusal, devido a forças excessivas aplicadas sobre os dentes. Tal pode acontecer por causa de um mau posicionamento dentário, por exemplo;

  4. Alterações hormonais, como, por exemplo, as que ocorrem durante o período de gravidez;

  5. Alguns tratamentos dentários, como, por exemplo, restaurações ou branqueamentos dentários que não tenham sido realizados com os devidos cuidados;

  6. Uso de piercings orais (seja na língua ou nos lábios), uma vez que pode levar a traumas e originar inflamações nas gengivas;

  7. Fumar, além de afetar a Saúde em muitos outros aspetos, é também uma das causas relacionadas com a retração gengival;

  8. Idade, uma vez que, embora dependa de pessoa para pessoa, com o avançar da idade existe uma maior tendência para que este problema se verifique.

Previna o aparecimento da retração gengival.

Que cuidados deve ter para evitar o problema?

O primeiro passo é a prevenção. É essencial garantir um acompanhamento constante da sua Saúde Oral, consultando o seu Médico Dentista com regularidade e sempre que tiver alguma dúvida, seja ela qual for. Se o fizer, estará a monitorizar a sua Saúde ao longo do tempo, identificando sintomas com antecedência e tratando quaisquer problemas ainda numa fase inicial. Se tem ou gostaria de colocar implantes dentários, a manutenção da sua Saúde Oral irá facilitar os tratamentos e evitará consequências extremas como, por exemplo, a perda de um implante dentário.

 

Mesmo num estado inicial do problema, se suspeitar que pode ter a gengiva retraída, não ignore: consulte o seu Médico Dentista e avalie a sua situação.

 

A retração gengival é um problema real para muitas pessoas. Mas, se este for o seu caso, não se preocupe. Hoje em dia, é possível resolvê-lo sem qualquer tipo de dor. 

 

 

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em agosto de 2020 e revisto em junho de 2021.

As vantagens únicas Just Smile
Implantologia

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA À IMPLANTOLOGIA E CIRURGIA ORAL

O Instituto JUST-SMILE tem no seu ADN a especialização na área da Implantologia e Cirurgia Oral. Somos os primeiros a actuar exclusivamente na área da Implantologia avançada em Portugal. E um dos poucos Institutos na Europa a seguir esta direção.

Implantes

TRATAMENTO JUST-SMILE24®: DENTES IMEDIATOS EM 5 PASSOS

Um protocolo próprio que suporta o modo de atuação das nossas Equipas Médicas e que permite que os nossos pacientes reabilitem a sua Saúde Oral em apenas 24 horas, com implantes de dentes imediatos. Um tratamento completo para recuperar o seu Sorriso natural.

Implantologia

PAGAMENTOS FRACIONADOS PARA UM TRATAMENTO COMPLETO

O Instituto JUST-SMILE assegura condições de financiamento exclusivas com algumas das principais entidades portuguesas financeiras. Um apoio concedido logo na primeira consulta para os Pacientes que requeiram este apoio para recuperar a sua Saúde Oral.

Implantes

TOTAL PRIVACIDADE AO LONGO DE TODO O TRATAMENTO

A reabilitação oral é um ato privado, íntimo e muito pessoal. E por isso mesmo, o Instituto JUST-SMILE assegura a total privacidade de cada paciente em todos os momentos do seu tratamento. Porque um Sorriso natural também exige a discrição que a sua personalidade merece.

Consulta Médico Dentosta
AGENDE A SUA CONSULTA

Para sua maior comodidade, a sua primeira consulta é gratuita.
Inclui um DIAGNÓSTICO e uma AVALIAÇÃO MÉDICA completa. Conheça todos os pormenores do seu tratamento, com TOTAL DISPONIBILIDADE e SEM COMPROMISSO. 

Contacte-nos por telefone (+351 210 537 117), ou agende online.