Passar para o conteúdo principal
Notícias gerais

A tecnologia CAD/CAM: em que consiste a fase CAD?

Atualmente, os trabalhos laboratoriais são muito facilitados pela tecnologia CAD/CAM. Apesar de ser constituída por 2 fases igualmente importantes (a CAD e a CAM), é na primeira que os profissionais desenvolvem um trabalho digital de elevado detalhe. Veja em que consiste esta etapa e conheça melhor as suas vantagens:
A tecnologia CAD/CAM facilita os tratamentos dentários.

O que é?


O processo CAD (sigla para “Computer-Aided Design”) consiste na criação de ficheiros digitais a partir dos modelos de gesso físicos e no tratamento desses dados em computador. Usando uma máquina de digitalização e um software específicos, esta etapa permite trabalhar os detalhes dos vários dentes, desenhando-os e personalizando-os antes de serem produzidos, na segunda fase.

 

O "Computer-Aided Design" permite criar ficheiros digitais a partir dos modelos de gesso e tratá-los em computador.

 

Como é realizada a fase CAD?


De um modo simples, esta fase pode ser entendida em duas etapas principais:
 

1. Digitalização


O primeiro passo é a digitalização dos moldes de gesso da boca de cada Paciente. Para evitar erros na articulação, o processo é feito separadamente para cada arcada (superior e inferior) e com as duas em conjunto. Quando o gesso apresenta elementos de metal ou mais brilhantes, é utilizado um spray nessas zonas, para garantir que a digitalização não falha em nenhum ponto.

A tecnologia CAD/CAM facilita os tratamentos dentários.

2. Modelação 


Escolha dos dentes – Feita a digitalização, os profissionais começam a trabalhar diretamente sobre os dentes do Paciente. Para facilitar o processo, o programa contém uma biblioteca de dentes que podem servir de base inicial.

Análise e ajustes sucessivos – Nesta fase, são realizados vários ajustes à base de trabalho, construindo os dentes através de alterações em aspetos como a posição, a rotação e até a forma. Neste processo, são ainda avaliadas as margens necessárias e a qualidade da oclusão dentária, com os dentes que estão a ser desenhados.

Finalização – Antes de seguir para a fase CAM, é necessário avaliar a finalização de cada peça. Embora as peças feitas em zircónio-cerâmica ou em metalo-cerâmica sejam logo produzidas nas suas dimensões finais, se as soluções forem monolíticas (realizadas com um só material, como o zircónio, por exemplo), poderá ser necessário reduzir o seu tamanho, encolhendo-as cerca de 2mm. Essa diminuição é essencial para que os dentes possam ser finalizados na secção da cerâmica, sem que as camadas aplicadas o tornem maior do que o desejado. Com efeito, a capacidade de produzir peças homotéticas (reduzidas ou ampliadas todas na mesma proporção) é um dos grandes benefícios da tecnologia CAD/CAM, conferindo aos processos laboratoriais um maior rigor do que os métodos tradicionais.
 

E se forem necessárias correções?


Além de aumentar a qualidade e a precisão dos trabalhos laboratoriais, a fase CAD apresenta um outro benefício muito importante: no caso de ser necessário alterar algum pormenor, é bastante fácil fazê-lo. O programa utilizado permite guardar o projeto no computador, com os dados do Paciente e o nome do técnico que criou o ficheiro.

Assim, se for necessário alterar algum detalhe, basta procurar o ficheiro e continuar a editá-lo sem quaisquer problemas. 

Corrigidos os detalhes necessários, é possível voltar a avançar para a fase CAM, na máquina fresadora, e produzir as peças personalizadas para cada Paciente.

As vantagens únicas Just Smile
Implantologia

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA À IMPLANTOLOGIA E CIRURGIA ORAL

O Instituto JUST-SMILE tem no seu ADN a especialização na área da Implantologia e Cirurgia Oral. Somos os primeiros a actuar exclusivamente na área da Implantologia avançada em Portugal. E um dos poucos Institutos na Europa a seguir esta direção.

Implantes

TRATAMENTO JUST-SMILE24®: DENTES IMEDIATOS EM 5 PASSOS

Um protocolo próprio que suporta o modo de atuação das nossas Equipas Médicas e que permite que os nossos pacientes reabilitem a sua Saúde Oral em apenas 24 horas, com implantes de dentes imediatos. Um tratamento completo para recuperar o seu Sorriso natural.

Implantologia

PAGAMENTOS FRACIONADOS PARA UM TRATAMENTO COMPLETO

O Instituto JUST-SMILE assegura condições de financiamento exclusivas com algumas das principais entidades portuguesas financeiras. Um apoio concedido logo na primeira consulta para os Pacientes que requeiram este apoio para recuperar a sua Saúde Oral.

Implantes

TOTAL PRIVACIDADE AO LONGO DE TODO O TRATAMENTO

A reabilitação oral é um ato privado, íntimo e muito pessoal. E por isso mesmo, o Instituto JUST-SMILE assegura a total privacidade de cada paciente em todos os momentos do seu tratamento. Porque um Sorriso natural também exige a discrição que a sua personalidade merece.

Consulta Médico Dentosta
AGENDE A SUA CONSULTA

Para sua maior comodidade, a sua primeira consulta é gratuita.
Inclui um DIAGNÓSTICO e uma AVALIAÇÃO MÉDICA completa. Conheça todos os pormenores do seu tratamento, com TOTAL DISPONIBILIDADE e SEM COMPROMISSO. 

Contacte-nos por telefone (+351 210 537 117), ou agende online.