Passar para o conteúdo principal
Notícias gerais

Próteses fixas completas: a importância de higienizar com um irrigador.

Mesmo se tiver uma prótese fixa, deverá continuar a ter cuidados de higiene oral. É necessário de continuar a escovar os dentes, tal como se fossem naturais. E, principalmente, é necessário higienizar as gengivas, para garantir que não se desenvolvem patologias que possam comprometer os implantes dentários. Para facilitar a limpeza de próteses fixas completas já existe um aparelho que ajuda no processo. Conheça a limpeza de próteses com irrigador oral. 

Prótese fixas complestas: o que é o irrigador oral?

O que é o irrigador oral?

O irrigador oral é um equipamento que, através de um fluxo de água contínuo, consegue remover os detritos alimentares que ficam entre os dentes, junto e abaixo da gengiva. Muitas pessoas conhecem este aparelho como o "jato de água".

 

Para que é utilizado? 

Habitualmente, é utilizado por pessoas com próteses fixas completas. Serve para fazer a higienização da zona localizada entre as gengivas e a prótese. Isto porque, por muito bem adaptada que uma prótese fixa esteja, existe sempre a possibilidade de acumular  detritos alimentares mínimos e bactérias na área onde a prótese encaixa sobre a gengiva. O irrigador permite limpar todos esses detritos facilmente. 

 

Serve apenas para a limpeza de próteses fixas completas? 

Não. Qualquer pessoa pode usá-lo. Os irrigadores orais podem ter várias cabeças. O que os torna num aparelho versátil. Pode ser utilizado por quem tem facetas ou coroas. Por quem usa próteses fixas completas e também por pacientes que usam pontes sobre implantes. E pode ser ainda adaptado para os Pacientes que têm aparelho ortodôntico.

 

Onde pode ser adquirido?

Em primeiro lugar, quem estiver a ponderar adquirir um irrigador oral, deve consultar sempre o seu Médico Dentista ou Higienista Oral. Existem vários tipos de irrigadores, com várias cabeças, vários níveis de pressão... O Paciente deve aconselhar-se antes de fazer esse investimento. Estes aparelhos podem ser adquiridos facilmente. Estão à venda na maioria das grandes superfícies comerciais e também podem ser encomendados online.

 

Quais são as vantagens deste equipamento?

Uma das grandes vantagens é que é bastante prático. A utilização é muito simples e permite higienizar zonas da boca menos acessíveis com outros instrumentos. E deixa uma sensação de boca fresca que muitos consideram muito agradável. Além disto, existem versões deste aparelho que são portáteis, o que permite levá-lo mesmo quando vai de viagem.

 

Existem desvantagens?

Para Pacientes de implantologia, as desvantagens prendem-se ao perigo da má utilização: se um Paciente de implantologia utilizar o aparelho com demasiada pressão, pode danificar a zona da gengiva junto ao implante. Por isso, é fundamental procurar aconselhar-se junto do seu dentista, para que este possa explicar-lhe como fazer a higienização dos seus dentes e gengivas corretamente.

Próteses fixas completas: limpeza com irrigador.

Cuidados fundamentais durante o uso do irrigador:

  1. Usar o irrigador para higienizar junto à linha da gengiva;
  2. NUNCA utilizar nos níveis de pressão mais elevados;
  3. Colocar SEMPRE a ponta num ângulo de 90º em relação às gengivas.

 

Se tem próteses dentárias completas irá encontrar no irrigador um aliado fundamental à sua higiene oral. Ainda assim, não dispense a escovagem. E tenha atenção às gengivas. Muitos problemas de Saúde Oral podem começar neste tecido.

Consulta Médico Dentosta
AGENDE A SUA CONSULTA

Para sua maior comodidade, a sua primeira consulta é gratuita.
Inclui um DIAGNÓSTICO e uma AVALIAÇÃO MÉDICA completa. Conheça todos os pormenores do seu tratamento, com TOTAL DISPONIBILIDADE e SEM COMPROMISSO. 

Contacte-nos por telefone (+351 210 537 117), ou agende online.