top of page

3 motivos pelos quais não consegue utilizar a sua prótese removível

Atualizado: 21 de fev.

Nem sempre é fácil perceber porque é que dado tratamento pode não estar a resultar consigo. Como a prótese removível. Perceba melhor neste artigo.


Prótese fixa

 

Como noutras áreas da Saúde, também a Medicina Dentária tem várias soluções para o mesmo problema. De forma a oferecer uma solução personalizada a cada caso. Respeitando os detalhes das nossas bocas. Exemplo disso são os tratamentos disponíveis para a perda de dentes. Como as próteses dentárias, que são divididas em vários grupos. Fixas, semi-fixas e removíveis.



Prótese dentária

Tipos de próteses dentárias: Conheça as diferenças

Como já deve ter adivinhado pelo nome, uma prótese dentária fixa não pode ser removida em casa. E oferece uma maior estabilidade. Como se o que tem na boca fossem os seus dentes naturais. E, tendencialmente, é o tipo de prótese mais recomendado pelos dentistas. Quer pela parte funcional, quer pela parte estética.


Já as próteses dentárias semi-fixas podem também ser apelidadas de sobredentaduras. São o intermédio entre os outros dois tipos de prótese: são removíveis, mas estão um pouco mais fixas. Porque estão estabilizadas por implantes dentários. Os chamados “locators”.


Finalmente, as próteses dentárias removíveis são aquelas que podem ser retiradas como melhor nos convier. Não necessitando do dentista. São um método de prótese mais tradicional. E são, muitas vezes, mais desconfortáveis. Porque podem soltar-se na sua boca.


Então, porque não conseguimos utilizar as nossas próteses removíveis?

Poderá existir, em certas situações, algum desconforto associado à utilização de prótese removível. Nem que seja o simples receio de deixar cair a “placa”. Como dizem os nossos avós. Mas existem três motivos pelos quais a prótese removível pode não ser o mais indicado para si:


Se a prótese for esquelética, dependendo da posição dos grampos, a parte metálica pode provocar pequenas lesões ou desconforto. Além disso, uma vez que os grampos ficarão fixos em dentes naturais, com o passar do tempo podem danificar essa dentição. O que obriga os pacientes a recorrer a outros tratamentos, não ficando satisfeitos a longo prazo.


Com o passar do tempo, as próteses removíveis totais tendem a necessitar de manutenção de forma a manter-se adaptadas à boca do Paciente. Não existindo essa manutenção, por qualquer motivo, as próteses vão começar a ficar mais soltas sobre as gengivas dos Pacientes. Provocando desconforto. Contribuindo mesmo para problemas de perda óssea, o que conduz a problemas mais graves a longo prazo. Ainda assim, mesmo quando bem adaptadas, próteses removíveis superiores totais oferecem um grande desafio para os Pacientes após a sua colocação. Isto porque as próteses removíveis superiores totais necessitam de uma superfície de contato superior para se manterem estabilizadas. Isto significa que têm uma parte que irá assentar diretamente sobre o céu da boca. O que, por si só, leva a problemas como o reflexo de vómito. Ao qual muitos Pacientes nunca conseguem adaptar-se. Provocando ainda problemas ao nível de degustação dos alimentos.


Estas três razões, por si só, já são mais que suficientes para sentir que não consegue utilizar a sua prótese removível. Felizmente, hoje em dia já existem várias alternativas de reabilitação para os nossos Sorrisos. E não temos de ficar presos a algo que não resulta para nós!


 

Sabia que...? 

Locators são dois implantes na parte da frente (se for na arcada inferior), ou quatro (se for na arcada superior). São utilizados para estabilizar a prótese dentária, proporcionando mais conforto ao Paciente.

 



No Instituto Just-Smile de Implantologia Avançada, poderá encontrar Médicos Dentistas capacitados para o aconselhar acerca de qual o melhor tipo de prótese dentária para si. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.  

Kommentare


bottom of page