top of page

5 práticas PROIBIDAS pelos dentistas

Atualizado: 9 de abr.

Os dentistas querem o melhor para o seu Sorriso. E, como tal, há certos hábitos que condenam de forma assertiva! Conheça cinco.


Dentista

 

É fundamental adotar bons hábitos de higiene oral para manter a saúde dos seus dentes e das gengivas o melhor cuidada possível. No entanto, esse não é o único cuidado que deve ter! Existem alguns hábitos que são proibidas pelos dentistas pelo risco que têm de causar danos irreparáveis. Conheça cinco dessas práticas e saiba porque é que são prejudiciais para a sua Saúde Oral:


1. Limar os dentes com limas de unhas

Acredita que há muitas pessoas que recorrem à lima de unhas na tentativa de corrigir pequenas imperfeições nos dentes? Tal como arestas ásperas ou até mesmo irregularidades. Contudo, a utilização de limas de unhas pode desgastar o esmalte dos dentes, tornando-os mais vulneráveis ​​a cáries, sensibilidade e danos mais graves permanentes.


2. Abrir caricas com os dentes

Por outro lado, abrir caricas de garrafas com os dentes é uma prática comum. Nunca viu os seus amigos a tentar abrir a tampa de um refrigerante com os dentes? Pois é. Mas saiba que este é um hábito extremamente prejudicial. O esforço excessivo necessário para abrir uma carica com os dentes pode levar a fraturas, dentes lascados e até mesmo a perda dentária. Além disso, essa ação pode danificar as restaurações dentárias, como obturações e coroas.


3. Roer as unhas

Roer as unhas não só pode causar danos aos dedos, mas também aos dentes. A pressão exercida ao morder as unhas pode levar a fraturas dentárias, desgaste do esmalte e deslocamento dos dentes. Além disso, as bactérias presentes sob as unhas podem ser transferidas para a boca, aumentando o risco de infecções e doenças gengivais.


4. Morder objetos duros

Morder objetos duros, como canetas, lápis ou até gelo, pode parecer inofensivo, mas pode causar vários problemas aos seus dentes. A pressão excessiva exercida durante a mastigação pode levar a fissuras, fraturas ou até mesmo à quebra dos dentes! Por isso, deve evitar ao máximo o hábito de mordiscar objetos duros para proteger a integridade dos seus dentes.


5. Utilizar palitos de dentes de forma agressiva

Os palitos de dentes são úteis para remover restos de alimentos entre os dentes, mas devem ser utilizados com cuidado. Utilizar palitos de dentes de forma agressiva ou com movimentos bruscos pode causar danos às gengivas, como ferimentos e recessão gengival. É importante utilizar os palitos de dentes com cuidado. De forma a retirar os restos de comida dos espaços entre os dentes.





Lutar contra estes hábitos é um bom passo para garantir que fique tudo bem com o seu Sorriso. E seguir as recomendações do seu dentista, também! Se já não visita uma consulta de rotina há algum tempo, não espere mais. Marque já a sua consulta de avaliação e venha encontrar-se com o seu Sorriso de sonho. Aqui, no Instituto Just-Smile! Esperamos por si.



bottom of page