top of page

3 soluções para recuperar uma coroa dentária partida

Atualizado: 21 de fev.

Os inlays, onlays e over-lays são uma forma de restauração dentária com muitas vantagens para o Paciente. Fique a conhecê-las neste artigo!



Coroas Dentárias

 

Quando temos um dente partido na linha do Sorriso, vamos a correr tratá-lo. Mas, e quando a falha está nos dentes mais escondidos? Que ninguém vê? A verdade é que também é importante restaurar e reabilitar estes dentes. E evitar problemas que podem afetar a Saúde Oral como um todo. Neste artigo, conheça a solução dos inlays, onlays e over-lays.


Reabilitação de uma coroa dentária: o que são inlays, onlays e over-lays?

Inlays, onlays e over-lays são incrustações dentárias. De um modo muito simples, são réplicas da parte do dente que foi destruída, utilizadas para preencher pequenas lesões e falhas nos dentes. Que podem surgir por diferentes motivos.


Coroas Dentárias

Pense nestas soluções como se fossem peças de um puzzle. Que, no fundo, vão encaixar no seu dente e substituir a parte que está em falta. Sendo feitas em laboratório, para que fiquem exatamente à sua medida!


Inlays - São preenchimentos em que o material utilizado é colocado no interior da cavidade dentária. Utilizam-se para tratar dentes cariados ou que estejam danificados na parte superior. É um método rápido de realizar. E que não trará limitações ao seu dia-a-dia.


Onlays - São utilizados para tratar cáries que se estendem à parte superior de um ou mais dentes. E ajudam a conservar mais estrutura dentária, porque não exigem que se remova tanta superfície durante o processo de colagem. São instalados na cavidade do dente e sobre a sua superfície. E, tal como os primeiros, também estes não representarão impedimentos. Quer a nível alimentar, quer a nível de conforto no seu dia-a-dia.


Over-lays - São as restaurações dentárias que envolvem mais do que uma cúspide do dente. Traduzido por miúdos, significa que cobrem totalmente a porção superior do dente, enquanto o on-lay apenas cobre parcialmente as “pontinhas” (cúspides dentárias).


 

Sabia que...? 

A restauração com in-lays, on-lays e over-lays pode ser realizada com materiais como porcelana, zircónia ou metal

 

Vantagens dos in-lays, on-lays e over-lays

Quer a nível estético, quer a nível mecânico, as incrustações dentárias apresentam várias vantagens. Tal como:


  • A sua longevidade em boca;

  • Os seus efeitos estéticos;

  • O facto de protegerem o interior do dente (a polpa dentária e o nervo);

  • São procedimentos rápidos, que habitualmente ficam resolvidos em apenas duas consultas.


E, por isso mesmo, são o tratamento de eleição para reabilitar dentes que apresentam destruição coronária apenas parcial. E também para substituir restaurações antigas.


Depois de uma consulta de avaliação médica completa, o dentista conseguirá identificar as suas necessidades de tratamento. Percebendo qual o tipo de incrustação de que precisa, consoante a sua estrutura dentária e a resistência do dente que tem de restaurar, entre outros fatores clínicos.


 

Sabia que...? 

Pacientes que sofrem de bruxismo, muitas vezes apresentam lesões na dentição. Para reabilitar o Sorriso nestes casos, recorre-se muitas vezes a inlays, onlays e over-lays.

 






Lembre-se de que, mesmo com a taxa de sucesso elevada destes métodos de restauração dentária, é importante continuar a visitar o seu Médico Dentista de forma regular.


No Instituto de Implantologia Avançada Just-Smile, encontra dentistas dedicados e que lhe indicarão qual a melhor solução para recuperar a sua Saúde Oral plena. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.


header.all-comments


bottom of page