top of page

6 soluções para arranjar coroas dentárias partidas!

Atualizado: 21 de fev.

Se tem um dente partido, provavelmente está ansioso para resolver esse problema. Mas pode ficar calmo: há várias soluções. Conheça-as neste artigo.


Coroas Dentárias

 

Ainda que possa ser um pesadelo para os mais cuidadosos com o Sorriso, ter coroas dentárias partidas é mais comum do que se pensa. E já não tem de ser motivo para noites sem dormir!


Basta visitar o dentista o mais rapidamente possível, para evitar problemas mais graves. E não optar por soluções caseiras… como tentar colar o bocado em falta do seu dente. Apesar de existirem várias formas de resolver o seu problema, todas incluem o seu dentista.


Porque é que as coroas dentárias se partem?

Alguns dos motivos mais frequentes para as coroas dentárias partidas são quedas ou pancadas. Mastigar alimentos mais duros, abrir coisas com os dentes e bruxismo também podem fazer com que o seu dente se parta. Ou até acidentes durante a prática de desporto. Mas cáries dentárias por tratar também podem ser motivo de quebra dos seus dentes.


Perceber o motivo pelo qual a coroa dentária se partiu pode ser o primeiro passo para o diagnóstico e perceção da gravidade da fratura. Mas um dentista qualificado e atento será a pessoa indicada para definir qual o melhor tratamento para o seu caso.


 

Sabia que...? 

Para aliviar a dor até ir ao dentista, pode:


1 - Lavar a boca com água morna; 

2 - Aplicar compressas frias na zona inchada. E ajudar a parar um possível sangramento; 

3 - Tomar um anti-inflamatório.


 

Que soluções existem, então, para as coroas dentárias partidas?

Existem várias formas de tratar uma coroa dentária partida. Desde os casos mais simples até aos mais complexos. Assim, cinco soluções possíveis para arranjar a sua coroa dentária partida são:


Colagem do fragmento do dente no restante do dente ainda em boca - Em casos mais simples, é possível realizar este procedimento. Antes de mais, se conseguir, deve procurar o fragmento do dente que partiu. E conservá-lo dentro de uma taça com soro fisiológico ou leite. Ou outra solução líquida de pH neutro. Porque o dentista poderá conseguir colá-lo diretamente no restante do dente. Oferecendo um resultado muito natural e imperceptível a olho nu;


Colocação de incrustações dentárias - Este tipo de reabilitação consiste na aplicação de uma peça feita em laboratório com materiais que imitam a cor natural do dente. E permitem um resultado vantajoso quer a nível funcional, quer a nível estético;


Aplicação de facetas dentárias - As facetas dentárias são “capinhas protetoras” que se colocam nos dentes. Feitas, tendencialmente, em porcelana, revestem o dente e permitem corrigir a imperfeição da coroa dentária partida;


Desvitalização do dente - Nos casos mais complicados, quando a quebra do dente atinge a polpa, o Médico Dentista pode recorrer à endodontia. Removendo a polpa e os nervos infectados e limpando a parte interior do dente. Por vezes, depois deste processo, é necessário que se “forre” o dente com uma coroa protética. Para ficar totalmente protegido e garantir que o resultado se prolongue durante muitos anos;


Aplicação de uma coroa dentária protética - As coroas protéticas são “tampinhas” que podem ser colocadas sobre dentes naturais ou sobre implantes. E devolvem a Saúde, Função e Estética ao seu Sorriso. E são um dos métodos de eleição dos dentistas para reparar dentes partidos com uma falha significativa;


Colocação de implantes dentários - Em casos mais graves, em que a falha do dente vá até à linha da gengiva, provocando danos irreversíveis no dente, o Médico Dentista terá de recorrer à sua extração. Nestes casos, geralmente, é recomendada a colocação de um implante dentário para substituir o dente perdido.





Um Médico Dentista experiente em Reabilitação Oral e em Implantologia poderá indicar-lhe a melhor solução para o seu caso. No Instituto Just-Smile, poderá contar com dentistas altamente capacitados para realizar tratamentos de reabilitação, endodontia, implantologia, ortodontia e muito mais. Venha conhecê-los e esclareça todas as suas dúvidas! Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.  

bottom of page