top of page

Alergia aos Implantes Dentários: é possível? 

Atualizado: 21 de fev.

Um receio comum entre os Pacientes antes de colocarem implantes é se poderão sofrer de alguma reação alérgica. É possível? Saiba neste artigo.


Implantes dentários

 

Quem sofre de alergias, sabe bem o desconforto que trazem. Ainda para mais se forem a algo que pode ser tão essencial para nós. Como um implante dentário. Por isso, é compreensível que esta seja uma das perguntas feitas pelos Pacientes antes de avançarem com este tratamento. Mas então, será possível fazermos alergia aos implantes dentários?


"Posso fazer alergia aos implantes dentários?"

É, realmente, uma questão pertinente. Mas os implantes dentários são feitos de materiais inertes, que não oxidam em contacto com os tecidos do organismo. E que, portanto, à partida, não devem provocar reações alérgicas. No entanto, podem existir casos muito raros em que, de facto, algum tipo de reação adversa pode ocorrer. Mas são tão raros que a comunidade científica ainda se divide sobre este tema. De qualquer forma, essas reações não ditam o insucesso dos tratamentos.


Implantes Dentários: a especialidade do Dr. Rui Henriques
 
Hoje, a Implantologia permite-nos muito mais do que devolver dentes fixos aos Pacientes. Permite-nos transformar vidas. É esse poder transformador que sempre me fascinou nesta área. E que continua a motivar-me todos os dias.- Dr. Rui Henriques, Equipa de Cirurgia Oral do Instituto Just-Smile

"Então, porque é que há pessoas que perdem os implantes?"

O que pode ser um pouco mais comum, embora também possa ser evitado com os devidos cuidados, é a não integração de um implante dentário. Mas mesmo estes cenários, ainda assim, podem ser contornados e retificados com a ajuda de um Médico Dentista ou Cirurgião Oral experiente em Implantologia. E com a colaboração do Paciente, que tem de seguir todas as indicações que lhe forem transmitidas antes, durante e após terminar os seus tratamentos.


Um profissional de Saúde Oral com domínio pleno da área de Implantologia consegue aplicar estratégias que favoreçam a osteointegração. Assegurando o sucesso do tratamento a longo prazo.


Alergia a Implantes dentários

"A não integração do implante pode estar relacionada com o seu material?"

Um possível insucesso na integração de implantes de titânio ou de zircónia traduz-se em sintomas como, por exemplo, a inflamação das gengivas perto do local do implante. Mas os maiores motivos relacionados com a perda de implantes estão relacionados com:


  • Hábitos tabágicos;

  • O não cumprimento das indicações pós-cirúrgicas do Médico Dentista;

  • Condição do osso do Paciente e problemas pré-existentes;

  • Técnicas de Implantologia aplicadas;

  • Cuidados de higiene oral deficitários.


De qualquer forma, se tiver sintomas adversos ou suspeitar que possa estar a ocorrer uma alergia aos implantes dentários que colocou, deve dirigir-se assim que possível ao Médico Dentista responsável pelo seu caso. Assim, ficará a perceber o que poderá estar a acontecer e ser-lhe-ão apresentadas as soluções de que precisa para assegurar o sucesso do seu tratamento. E a sua Saúde e bem-estar gerais.



 

Sabia que...? 

Ao processo de integração dos implantes pelo organismo, dá-se o nome de osteointegração. Ocorre através de reações físicas e químicas que se processam no leito onde o implante foi colocado, levando à sua integração no osso maxilar ou mandibular. Habitualmente, a osteointegração decorre ao longo de 6 meses. 


Considera-se que este processo foi bem-sucedido quando, no final do período indicado, se verifica que não seria possível separar manualmente os implantes dentários do local onde se encontram fixos.

 

"Quem está mais predisposto a fazer uma possível alergia aos implantes dentários?"

Pacientes com hipersensibilidade ao metal, que sofram de fibromialgia ou inflamação da pele, por exemplo. Estas pessoas estão mais suscetíveis a desenvolver reações alérgicas a diversos materiais. Existindo ainda outros fatores que poderão estar ligados a algum tipo de reação. E que terão de ser devidamente pesados através de um processo de anamnese exaustivo antes de se realizar qualquer procedimento.





Hoje em dia, é possível evitar situações de alergia ao material de implantes dentários. Porque existem alternativas ao titânio e até mesmo à zircónia. E, claro, testes para perceber qual o material mais indicado para o seu caso em específico. Para garantir que corre tudo bem.


No Instituto Just-Smile, pode confiar no rigor e experiência da nossa Equipa de Cirurgia Oral. Não precisa de ter receio de voltar a Sorrir com confiança: marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.


Esclareça todas as suas dúvidas e consiga o Sorriso que sempre desejou!

Comments


bottom of page