Fique a conhecer o All-on-4 ®, uma técnica de Implantologia Avançada que permite colocar dentes fixos sobre implantes no próprio dia da cirurgia.

Graças à evolução das soluções de reabilitação com implantes dentários, e ao trabalho clínico e de investigação dos profissionais de Saúde Oral, atualmente já é possível substituir todos os dentes de uma, ou de ambas as arcadas em menos de 24h. Neste artigo, mostramos-lhe o tratamento All-on-4 ®. Uma técnica de Implantologia que permite utilizar o protocolo de Carga Imediata: o protocolo da colocação de próteses fixas sobre implantes no mesmo dia em que a cirurgia é realizada.
Podemos substituir todos os dentes numa única intervenção cirúrgica?
Sim, é possível. Através de algumas soluções de reabilitação nas quais é possível aplicar Carga Imediata, como é o caso do All-on-4 ®. Hoje em dia, é possível substituir toda a dentição, de forma fixa, em apenas algumas horas. Este foi, provavelmente, um dos maiores avanços da Medicina Dentária desde o aparecimento dos implantes dentários.

O conforto de ter dentes fixos, desde o primeiro dia, é algo que todos os Pacientes apreciam.
- Dr. Rui Henriques, Equipa de Cirurgia Oral do Instituto Just-Smile
Em que consiste o All-on-4 ®?
Através da técnica de All-on-4 ® a equipa cirúrgica coloca quatro implantes numa das arcadas do Paciente, de forma a fixar as próteses dentárias que serão colocadas após a cirurgia.
Em tratamentos All-on-4 ® bimaxilares, são aplicados quatro implantes em cada uma das arcadas, podendo também esta intervenção ocorrer na mesma etapa cirúrgica.

As próteses colocadas, ainda que provisórias, são logo desenvolvidas à medida e de acordo com as preferências do Paciente. E são o resultado de um planeamento prévio rigoroso.
Estas próteses serão utilizadas pelo Paciente durante um período de três a seis meses após o All-on-4 ®, até o processo de osteointegração e normalização dos tecidos ficar concluído. Findo este período, serão substituídas por dentes fixos definitivos, produzidos com materiais diferentes e mais resistentes.
O que envolve esse planeamento prévio?
Depois de um diagnóstico completo inicial, o Médico Dentista irá avaliar a viabilidade do tratamento e desenvolver um plano individualizado. Após validação do plano será marcada uma consulta de pré-cirurgia.
Nesta consulta o Médico Dentista irá analisar outros fatores fundamentais ao tratamento e explicar ao Paciente todos os passos que serão dados no dia da cirurgia.
Em articulação com o Paciente, irá ainda analisar os resultados estéticos que o Paciente deseja alcançar, de forma a planear a dimensão, formato e cor dos dentes protéticos. Finalmente, é marcada a cirurgia para o All-on-4 ®.
Sabia que...?
Ao processo de integração dos implantes pelo organismo, dá-se o nome de osteointegração. Ocorre através de reações físicas e químicas que se processam no leito onde o implante foi colocado, levando à sua integração no osso maxilar ou mandibular. Habitualmente, a osteointegração decorre ao longo de 6 meses.
Considera-se que este processo foi bem-sucedido quando, no final do período indicado, se verifica que não seria possível separar manualmente os implantes dentários do local onde se encontram fixos.
Como decorre o dia da cirurgia?
No dia do procedimento cirúrgico, o Paciente chegará à clínica de manhã e será encaminhado para a cirurgia. Finalizada a etapa cirúrgica, o Paciente será acompanhado até ao recobro, onde ficará a recuperar, sob supervisão clínica, enquanto as suas próteses são preparadas para a fixação. Poucas horas depois do All-on-4 ®, as próteses serão colocadas sobre os implantes e o Paciente sairá da clínica com dentes fixos novos.
Como é possível colocar logo as próteses fixas sobre implantes antes de ocorrer o processo de osteointegração?
No caso do All-on-4 ®, é possível porque as peças protéticas são colocadas em quatro posições muito específicas, que proporcionam uma melhor ancoragem aos implantes. Essa é uma das grandes diferenças entre esta técnica e algumas técnicas que seguem linhas mais tradicionais.

Num caso com Carga Tardia, em que os dentes fixos são colocados meses depois, quando os implantes já estão integrados, quaisquer quatro, cinco ou seis implantes, à
partida, irão resultar. Porque estas peças já foram osteointegradas, já se tornaram inseparáveis do osso. Para que seja possível a colocação imediata de próteses totais sobre implantes, não podem ser colocados quaisquer quatro implantes. Têm de ser implantes específicos, com uma angulação concreta e vários fatores técnicos que tornam a Carga Imediata possível.
Estes fatores incluem o nível de estabilidade primária e o tipo de reabilitação protética que será aplicada. É por isso que o All-on-4 ® é uma técnica cirúrgica e protética muito precisa e com muito pouca tolerância para erros. Feita por mãos experientes, e num quadro clínico ideal, esta técnica pode ter uma taxa de sucesso superior a 99%.
É possível mastigar no próprio dia em que é realizado um All-on-4 ®, sem sentir dor?
Sim, é verdade. Nos tratamentos All-on-4 ®, uma vez que as suturas estão cobertas pela prótese, pode mastigar no próprio dia sem o risco de rasgar os pontos. Como a pressão da prótese é transmitida aos implantes e não à gengiva, mastigar não deverá causar desconforto. Não havendo transmissão da carga mastigatória, que passa a ser transferida para os quatro implantes, o Paciente não sente dor. No entanto, é recomendável que, nos primeiros dias, o Paciente faça uma dieta líquida e fria.
Qualquer pessoa pode reabilitar o seu sorriso através do All-on-4 ®?
É algo que deve ser sempre avaliado por um Médico Dentista experiente. Mas o All-on-4 é uma das técnicas de Implantologia mais inclusivas, no que toca aos casos que permite tratar.
Permitindo devolver dentes fixos a Pacientes que tenham, por exemplo, pouca disponibilidade óssea para recorrer a outro tipo de soluções. Por isso, pessoas com próteses removíveis extensas, já desgastadas, pessoas com muita falta de dentes ou desdentados totais são todos possíveis candidatos à técnica All-on-4 ®.
Existe uma pequena exceção de casos em que não é possível seguir esta via. Nessas situações, o Médico Dentista tem de partir para soluções um pouco mais complexas, como as soluções com implantes personalizados. Mas a maioria dos casos são solucionáveis com All-on-4 ®.


Apesar de parecer conceptualmente simples, realizar uma reabilitação através do All-on-4 ® é um procedimento complexo. Envolve uma curva de aprendizagem muito grande e requer treino e formação adequada. No entanto, com a experiência do Médico Dentista e com o domínio total da dimensão técnica, o All-on-4 ® é um tratamento que permite resolver, a longo prazo, a larga maioria dos casos de arcada total.
Venha visitar o Instituto Just-Smile para uma consulta de avaliação e torne realidade o Sorriso dos seus sonhos!