top of page

All-on-4®: recuperar o Sorriso num único dia

Atualizado: 21 de fev.

Fique a conhecer o All-on-4 ®, uma técnica de Implantologia Avançada que permite colocar dentes fixos sobre implantes no próprio dia da cirurgia.


All-on-4

 

Graças à evolução das soluções de reabilitação com implantes dentários, e ao trabalho clínico e de investigação dos profissionais de Saúde Oral, atualmente já é possível substituir todos os dentes de uma, ou de ambas as arcadas em menos de 24h. Neste artigo, mostramos-lhe o tratamento All-on-4 ®. Uma técnica de Implantologia que permite utilizar o protocolo de Carga Imediata: o protocolo da colocação de próteses fixas sobre implantes no mesmo dia em que a cirurgia é realizada.


Podemos substituir todos os dentes numa única intervenção cirúrgica?

Sim, é possível. Através de algumas soluções de reabilitação nas quais é possível aplicar Carga Imediata, como é o caso do All-on-4 ®. Hoje em dia, é possível substituir toda a dentição, de forma fixa, em apenas algumas horas. Este foi, provavelmente, um dos maiores avanços da Medicina Dentária desde o aparecimento dos implantes dentários.


All-on-4
 
O conforto de ter dentes fixos, desde o primeiro dia, é algo que todos os Pacientes apreciam.

- Dr. Rui Henriques, Equipa de Cirurgia Oral do Instituto Just-Smile


Em que consiste o All-on-4 ®?

Através da técnica de All-on-4 ® a equipa cirúrgica coloca quatro implantes numa das arcadas do Paciente, de forma a fixar as próteses dentárias que serão colocadas após a cirurgia.


Em tratamentos All-on-4 ® bimaxilares, são aplicados quatro implantes em cada uma das arcadas, podendo também esta intervenção ocorrer na mesma etapa cirúrgica.


All-On-4 ajuda à realização da Carga Imediata

As próteses colocadas, ainda que provisórias, são logo desenvolvidas à medida e de acordo com as preferências do Paciente. E são o resultado de um planeamento prévio rigoroso.


Estas próteses serão utilizadas pelo Paciente durante um período de três a seis meses após o All-on-4 ®, até o processo de osteointegração e normalização dos tecidos ficar concluído. Findo este período, serão substituídas por dentes fixos definitivos, produzidos com materiais diferentes e mais resistentes.


O que envolve esse planeamento prévio?

Depois de um diagnóstico completo inicial, o Médico Dentista irá avaliar a viabilidade do tratamento e desenvolver um plano individualizado. Após validação do plano será marcada uma consulta de pré-cirurgia.


Nesta consulta o Médico Dentista irá analisar outros fatores fundamentais ao tratamento e explicar ao Paciente todos os passos que serão dados no dia da cirurgia.


Em articulação com o Paciente, irá ainda analisar os resultados estéticos que o Paciente deseja alcançar, de forma a planear a dimensão, formato e cor dos dentes protéticos. Finalmente, é marcada a cirurgia para o All-on-4 ®.


 

Sabia que...? 

Ao processo de integração dos implantes pelo organismo, dá-se o nome de osteointegração. Ocorre através de reações físicas e químicas que se processam no leito onde o implante foi colocado, levando à sua integração no osso maxilar ou mandibular. Habitualmente, a osteointegração decorre ao longo de 6 meses. 


Considera-se que este processo foi bem-sucedido quando, no final do período indicado, se verifica que não seria possível separar manualmente os implantes dentários do local onde se encontram fixos.

 

Como decorre o dia da cirurgia?

No dia do procedimento cirúrgico, o Paciente chegará à clínica de manhã e será encaminhado para a cirurgia. Finalizada a etapa cirúrgica, o Paciente será acompanhado até ao recobro, onde ficará a recuperar, sob supervisão clínica, enquanto as suas próteses são preparadas para a fixação. Poucas horas depois do All-on-4 ®, as próteses serão colocadas sobre os implantes e o Paciente sairá da clínica com dentes fixos novos.


Como é possível colocar logo as próteses fixas sobre implantes antes de ocorrer o processo de osteointegração?

No caso do All-on-4 ®, é possível porque as peças protéticas são colocadas em quatro posições muito específicas, que proporcionam uma melhor ancoragem aos implantes. Essa é uma das grandes diferenças entre esta técnica e algumas técnicas que seguem linhas mais tradicionais.


All-on-4

Num caso com Carga Tardia, em que os dentes fixos são colocados meses depois, quando os implantes já estão integrados, quaisquer quatro, cinco ou seis implantes, à

partida, irão resultar. Porque estas peças já foram osteointegradas, já se tornaram inseparáveis do osso. Para que seja possível a colocação imediata de próteses totais sobre implantes, não podem ser colocados quaisquer quatro implantes. Têm de ser implantes específicos, com uma angulação concreta e vários fatores técnicos que tornam a Carga Imediata possível.


Estes fatores incluem o nível de estabilidade primária e o tipo de reabilitação protética que será aplicada. É por isso que o All-on-4 ® é uma técnica cirúrgica e protética muito precisa e com muito pouca tolerância para erros. Feita por mãos experientes, e num quadro clínico ideal, esta técnica pode ter uma taxa de sucesso superior a 99%.


É possível mastigar no próprio dia em que é realizado um All-on-4 ®, sem sentir dor?

Sim, é verdade. Nos tratamentos All-on-4 ®, uma vez que as suturas estão cobertas pela prótese, pode mastigar no próprio dia sem o risco de rasgar os pontos. Como a pressão da prótese é transmitida aos implantes e não à gengiva, mastigar não deverá causar desconforto. Não havendo transmissão da carga mastigatória, que passa a ser transferida para os quatro implantes, o Paciente não sente dor. No entanto, é recomendável que, nos primeiros dias, o Paciente faça uma dieta líquida e fria.


Qualquer pessoa pode reabilitar o seu sorriso através do All-on-4 ®?

É algo que deve ser sempre avaliado por um Médico Dentista experiente. Mas o All-on-4 é uma das técnicas de Implantologia mais inclusivas, no que toca aos casos que permite tratar.


Permitindo devolver dentes fixos a Pacientes que tenham, por exemplo, pouca disponibilidade óssea para recorrer a outro tipo de soluções. Por isso, pessoas com próteses removíveis extensas, já desgastadas, pessoas com muita falta de dentes ou desdentados totais são todos possíveis candidatos à técnica All-on-4 ®.


Existe uma pequena exceção de casos em que não é possível seguir esta via. Nessas situações, o Médico Dentista tem de partir para soluções um pouco mais complexas, como as soluções com implantes personalizados. Mas a maioria dos casos são solucionáveis com All-on-4 ®.



All-on-4 e Carga Imediata


Apesar de parecer conceptualmente simples, realizar uma reabilitação através do All-on-4 ® é um procedimento complexo. Envolve uma curva de aprendizagem muito grande e requer treino e formação adequada. No entanto, com a experiência do Médico Dentista e com o domínio total da dimensão técnica, o All-on-4 ® é um tratamento que permite resolver, a longo prazo, a larga maioria dos casos de arcada total.


Venha visitar o Instituto Just-Smile para uma consulta de avaliação e torne realidade o Sorriso dos seus sonhos!

bottom of page