top of page

4 soluções comprovadas para não sentir ansiedade no dentista!  

Atualizado: 21 de fev.

Para quem sofre de ansiedade, situações que fogem ao seu controlo podem ser gatilhos. Felizmente, existem soluções específicas para quando o stress está associado ao dentista. 


 

Ir ao dentista causa sempre algum nervoso miudinho. Mas, para quem sofre de ansiedade ou de odontofobia, pode ser uma verdadeira tortura. Levando a que muitas pessoas adiem as consultas de que tanto necessitam. No entanto, não tem de ser assim. Já existem soluções para assegurar o seu conforto e tranquilidade. E reduzir ao máximo a sua ansiedade no dentista.


O que me leva a ter ansiedade no dentista?

Quando falamos de medo ou ansiedade no dentista estamos, muitas vezes, perante situações de odontofobia. Algo que está frequentemente associado a más experiências passadas. Ou à expectativa de dor.


Para além disso, a sensação de não controlar uma situação ou de estar numa posição mais vulnerável pode ser um gatilho para a ansiedade. Não esquecendo que o desconforto associado aos próprios espaços clínicos, o receio de visitar um médico ou dos instrumentos utilizados, poderão também causar stress ao Paciente.


Mas tudo isto pode ter solução hoje em dia.


Ansiedade no dentista

Soluções para controlar a ansiedade no dentista

A ansiedade e o medo não podem ser desculpa para adiar tratamentos de que precisamos.


Problemas ativos vão agravar-se ao longo do tempo. Podendo levar a situações irreversíveis. No entanto, para um Médico Dentista devidamente qualificado e preocupado com os seus Pacientes, o seu conforto é da máxima importância. Existindo hoje várias estratégias para ajudar os Pacientes a não sentir ansiedade:


Encontre um espaço onde se sinta confortável - Hoje em dia, algumas clínicas, como o seu Instituto Just-Smile, investem em construir ambientes contemporâneos e que promovam o relaxamento dos seus Pacientes. Algo que, muitas vezes, altera radicalmente a experiência durante os tratamentos.


Esclareça TODAS as suas dúvidas - Questionar o seu Médico Dentista sobre o que vai acontecer pode fazer toda a diferença na sua experiência. Afinal, o desconhecido pode ser muito assustador… Além disso, irá permitir que sinta maior controlo ao longo dos seus tratamentos.

Ansiedade no dentista

Tome a medicação recomendada - Sempre que haja uma recomendação concreta por parte do seu dentista, poderá ter de tomar um ansiolítico leve. Não se preocupe, pois todos os fatores sobre a sua Saúde Oral e geral serão tidos em conta aquando da prescrição.


Questione sobre a possibilidade de recorrer à Sedação Consciente - Com este método de sedação complementar, o Paciente entra num estado mais relaxado, mas que lhe permite conservar os seus reflexos protetores. E permanecer consciente durante todo o procedimento. Por isso, não se preocupe: irá manter a sua capacidade de resposta, tanto a estímulos verbais como físicos.



Cuide do seu Sorriso e deixe a ansiedade em casa!

Ir ao dentista está longe de ser o tormento que era há umas décadas. No entanto, os seus medos e ansiedades são legítimos e tem o direito de encontrar profissionais que empatizem com a sua situação. 



Se sente ansiedade, saiba que no Instituto de Implantologia Avançada Just-Smile, a equipa clínica é composta por dentistas empáticos. E que têm todas as ferramentas necessárias para cuidar bem de si. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.


bottom of page