top of page

Branqueamento com bicarbonato de sódio: Sim ou não?

Atualizado: 21 de fev.

As mezinhas caseiras são transversais a vários assuntos relacionados com o nosso bem-estar. E a Saúde e Estética Oral não são exceções. Mas será que resultam?


branqueamento dentário

 

Já sabemos: um Sorriso bonito é o melhor cartão de visita. E o primeiro impacto para os outros formarem uma impressão sobre nós. Daí não ser de estranhar querermos mantê-lo o mais cuidado possível. E branco. Com uma pesquisa rápida na internet, encontramos propostas soluções caseiras, como a utilização de bicarbonato de sódio.


O que é o bicarbonato de sódio?

É uma substância alcalina com várias finalidades: pode repelir insetos, tirar nódoas e auxiliar na preparação e higienização de alimentos. E, para além de todas estas capacidades do bicarbonato de sódio, há quem diga ainda que é bastante bom para branquear os seus dentes…


O efeito do bicarbonato de sódio no seu Sorriso

Quando aplicado nos dentes, esta substância cria, realmente, algumas diferenças. Como é o caso da redução de manchas existentes na sua dentição. Que tenham sido criados pelo consumo de café, chá ou tabaco. E isto deve-se às propriedades abrasivas do bicarbonato de sódio, que acabam por desgastar o dente. Ou seja… ao mesmo tempo que confere uma aparência mais branca ao seu Sorriso, também desgasta o esmalte do seu dente.


Branqueamento com bicarbonato de sódio

É verdade. Apesar de todas as recomendações que podemos encontrar na internet acerca da utilização desta mezinha, a verdade é que não é, de facto, um procedimento recomendado pelos Médicos Dentistas. E, como tudo o que é realizado sem acompanhamento de profissionais da área, o uso desta substância pode acabar por conduzir a vários problemas de Saúde Oral. O que poderá ter por consequência a necessidade de tratamentos mais caros e complexos do que um branqueamento dentário feito com o apoio de um Médico Dentista experiente e vocacionado para tratamentos de estética dentária.


Três consequências do branqueamento com bicarbonato de sódio

1) Desgaste do esmalte - Como já referimos acima, a utilização de bicarbonato de sódio frequente irá acabar por branquear os seus dentes mas por desgastar a superfície externa do dente. O que pode levar a um aumento da sensibilidade dentária e até mesmo ao aparecimento de cáries;


2) Pode afetar as gengivas - Também as suas gengivas podem ser prejudicadas pelo uso de bicarbonato de sódio.


3) Não tem flúor - O flúor é fundamental para fortalecer o esmalte dos dentes e as pastas de dentes feitas à base de bicarbonato de sódio não possuem flúor. Ou seja, mesmo as pastas de dentes de bicarbonato de sódio não devem substituir a utilização de uma pasta de dentes normal.


 

Sabia que...? 

Há três tipos de branqueamentos dentários que pode realizar com a ajuda do seu Médico Dentista. Pode conhecê-los no nosso artigo dedicado à temática.

 


Se deseja branquear os seus dentes ou remover manchas de forma segura, a melhor solução será sempre consultar o seu Médico Dentista. E, se de momento não é acompanhado por nenhum, pode agendar já a sua consulta de avaliação no Instituto Just-Smile, sem qualquer compromisso. E venha conhecer dentistas vocacionados para tratamentos de estética e extremamente capaz de o aconselhar no melhor tipo de branqueamento dentário para si. Porque os Pacientes não são todos iguais.

Comments


bottom of page