top of page

Branquear os dentes provoca sensibilidade dentária?

Atualizado: 21 de fev.

Perceba se, afinal, os branqueamentos dentários podem ou não provocar desconforto.


branqueamento dentário

 

São muitas as pessoas que adorariam ter um sorriso mais branco. Mas não fazem um branqueamento por causa de uma preocupação também muito comum: afinal, branquear os dentes tem efeitos secundários?


Neste artigo, perceba se os branqueamentos dentários provocam sensibilidade. E perceba as diferenças entre branqueamentos feitos em clínica, kits adquiridos noutras superfícies comerciais e as pastas de dentes branqueadoras.


Branquear os dentes em clínica

Os branqueamentos dentários feitos em clínica são realizados por médicos dentistas qualificados.Esses procedimentos usam agentes clareadores de alta concentração, o que pode levar a uma maior sensibilidade dentária.Durante o tratamento, o gel de branqueamento é aplicado sobre os dentes. Em alguns casos, este gel é ativado por luz LED ou laser, para acelerar o processo de clareamento. Muitos pacientes sentem sensibilidade dentária durante e imediatamente após o tratamento. Mas é um problema temporário e que tende a diminuir ao longo do tempo.


Branquear os dentes com kits

Os branqueamentos dentários disponíveis para compra em farmácias ou outras superfícies comerciais, geralmente, contêm géis de branqueamento numa concentração mais baixa.Estes produtos são desenvolvidos especificamente para uso doméstico, mas devem ser utilizados de forma correta.A sensibilidade dentária causada por este tipo de branqueamento é, geralmente, menos intensa do que a dos procedimentos feitos em clínica, mas é, ainda assim, muito frequente.É importante seguir as instruções do produto e não exceder o tempo recomendado de uso para mitigar a sensibilidade dentária.


Pastas de dentes branqueadoras

As pastas branqueadoras são produtos de higiene oral que contêm partículas abrasivas e ingredientes clareadores em baixas concentrações.Estas pastas ajudam a remover manchas superficiais dos dentes, proporcionando um efeito de branqueamento.A sensibilidade dentária associada ao uso de pastas branqueadoras, habitualmente, é mínima e provisória. No entanto, é importante evitar o uso excessivo de pastas branqueadoras abrasivas, pois isso pode danificar o esmalte dos dentes a longo prazo, agravando a sensibilidade dentária.



Branquear os dentes pode causar sensibilidade dentária, especialmente durante e imediatamente após procedimento. No entanto, essa sensibilidade é temporária. O mais importante, antes de iniciar qualquer tipo de branqueamento dentário, é aconselhar-se junto do seu dentista. E avaliar se tem problemas ativos em boca, de forma a evitar o seu agravamento. Marque já a sua consulta de avaliação no Instituto Just-Smile e venha cuidar do seu Sorriso.

Kommentare


bottom of page