top of page

Coroa dentária protética ou pivot: descubra a diferença!

Sempre ouviu falar em pivot, mas o seu Médico Dentista passa o tempo a mencionar a coroa dentária protética sobre dente? Saiba qual é o termo correto a utilizar.


Coroa protética ou pivot: Conheça a diferença

 

Quando era mais novo, provavelmente ouviu a sua avó falar várias vezes dos “pivots” que tinha na boca. Ou, quem sabe, até ouviu um colega de trabalho falar disso recentemente. Contudo, ao utilizar o termo “pivot”, não estamos a utilizar o termo mais correto. Mas é normal! Porque durante muitos anos se apelidaram as “coroas protéticas sobre dente” de pivot.


 

Sabia que...? 

As Coroas Dentárias Protéticas podem ser provisórias ou definitivas. As primeiras, como o nome indica, são uma solução de curto prazo. Têm como objetivo proteger o dente e condicionar os tecidos envolventes. Já as segundas têm como função restabelecer a estrutura dentária de forma permanente. Podendo ser “para a vida”, se a sua manutenção for feita com os cuidados devidos. E com um controlo regular por parte do Médico Dentista.

 

O que é, então, uma coroa dentária?

Uma coroa dentária é a parte do dente que é visível na boca.


É, também, o nome dado à peça protética que serve para restaurar a estrutura remanescente de um dente. E é a ela que se referem quando falam em “pivot”.

Esta peça é, basicamente, uma tampinha que se coloca sobre os dentes. Ou sobre os implantes. Utilizando uma linguagem mais técnica, uma coroa protética corresponde a um tipo de prótese fixa. Que é aplicada quando a estrutura dos seus dentes corre o risco de se desintegrar. É feita em laboratório e imita a forma e a cor dos dentes naturais.


Assim, a coroa dentária protética permite não só restaurar a função mastigatória, mas também a estética do seu Sorriso. E, por consequência, devolver-lhe a auto-estima e a confiança que precisa para Sorrir sem medo!


Coroas dentárias protéticas ou pivot
 
Sempre soube que seguiria uma profissão que me permitisse ajudar o próximo. Como Médica Dentista não só consigo fazê-lo, como também ajudo a devolver a vontade de Sorrir e a auto-estima aos meus Pacientes.

- Dra. Mória Neto, Equipa de Reabilitação Estética do Instituto Just-Smile



O Instituto Just-Smile de Implantologia Avançada conta com uma equipa de Reabilitação Estética experiente. E completamente vocacionada para realizar tratamentos com coroas protéticas sobre dente. Entre muitos outros. Visite-nos e marque a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.


Esclareça todas as suas dúvidas e consiga o Sorriso que sempre desejou!

bottom of page