top of page

Colocar uma coroa dentária: o procedimento passo-a-passo 

Acreditamos que conheça as coroas protéticas: a solução fixa para a estrutura dentária comprometida. Mas sabe como é o procedimento de colocação das mesmas? Explicamos-lhe tudo.


Coroas Dentárias

 

Tem algum dente partido? Ou cariado? Ou até mesmo em falta? A solução para esses problemas é, muitas vezes, a colocação de uma coroa dentária. Uma “tampinha” que se coloca sobre o próprio dente ou sobre implante. E que o ajuda a recuperar a Saúde, Função e Estética do seu Sorriso. Agora que já sabe o que são coroas dentárias protéticas, poderá ter dúvidas de como é que é que são colocadas. Neste artigo, explicamos-lhe o procedimento de colocação de coroa passo-a-passo.


Como se colocam as coroas dentárias protéticas?

Tendencialmente, este é um procedimento rápido. E poderá realizar-se em apenas duas idas ao dentista!


Em primeiro lugar, é preciso realizar uma avaliação do seu caso em específico. Porque, em Implantologia, todos os detalhes importam. E, por isso mesmo, no Instituto Just-Smile pode realizar uma consulta de avaliação, sem qualquer compromisso. Para que possa conhecer o estado da sua Saúde Oral como um todo antes de avançar para o procedimento de colocação de coroas dentárias. E, assim, tratar antes todos os problemas que possam existir e comprometer o sucesso das coroas.


Coroas Dentárias

Procedimento de colocação de coroa passo-a-passo


1º Passo

O Médico Dentista preparará o seu dente que precisa da coroa. Lima-o, removendo parte da sua camada externa. Depois, fará um molde do seu dente, para que a sua coroa dentária definitiva seja preparada à sua medida em laboratório. E serão enviados, também, registos fotográficos detalhados. Para que se consiga igualar a cor e o formato da nova coroa à sua dentição natural.

Mas, para que fique protegido até que a mesma chegue, poderá ser colocada uma coroa provisória. Mas não tenha receio: também esta terá formato e cor muito semelhantes à dentição natural. 


2º Passo: Colocação de Coroa Dentária definitiva

Como já sabe, o dentista vai limar o seu dente para o preparar para receber a coroa dentária permanente. Que terá a mesma espessura da superfície dentária removida.

Feita em laboratório, através de um molde do seu dente, pode ser feita de vários materiais diferentes. Como, por exemplo, cerâmica. E, quando está pronta, o dentista irá colocá-la sobre o seu dente. E voilá! Está tudo pronto para que possa voltar a Sorrir com confiança!



Coroas Dentárias

É possível realizar o procedimento de colocação de coroa em apenas um dia?

Sim. Em certos casos, pode-se realizar o processo completo no próprio dia. Sem se recorrer a coroas dentárias temporárias.

Com recurso a uma fotografia digital, o Médico Dentista produz a coroa dentária definitiva no consultório. E, depois de aproximadamente quatro horas, é colocada no seu dente.


Como se realiza o procedimento de colocação de coroa dentária sobre implantes?

Quando tem falta de um dente, poderá colocar uma coroa dentária sobre um implante. À semelhança de sobre dente, também será necessário começar por avaliar o caso clínico em detalhe. Recorrendo a um processo rigoroso de anamnese. E a exames como a ortopantomografia e a CBCT (um tipo de tomografia computorizada). Posteriormente, e apenas depois de traçar um plano de tratamento adequado para o seu caso, colocará a coroa dentária. Feita em laboratório.


Recuperação e Durabilidade das Coroas Dentárias Protéticas

A recuperação de um procedimento de colocação de coroa dentária é relativamente rápida. Alguns dias são o suficiente para um Paciente recuperar na totalidade. E, ao fim da primeira semana, sintomas como sensibilidade ou uma dor ligeira terão desaparecido.


Quando bem cuidadas, as coroas dentárias podem durar uma vida. Mas tudo irá depender dos cuidados que tem com a sua boca. Nomeadamente a higiene oral! O fator mais importante para qualquer tratamento de Medicina Dentária. E as visitas regulares ao seu dentista. Que será o primeiro a conseguir perceber se existe algum problema com as suas novas coroas dentárias.


 

Sabia que...? 

Durante o procedimento de colocação de coroa dentária, é comum que se utilize anestesia local. Através da injeção de um anestésico na gengiva ou na bochecha do Paciente. Para que possa realizar o procedimento de forma confortável e sem dor!

 

Coroas Dentárias



Como vê, o procedimento de colocação de coroa dentária não é assustador. E ajuda-o a recuperar a Saúde e funcionalidade da sua boca. Sem esquecer a parte Estética, claro!

Se está a pensar em colocar coroa protética sobre dente ou sobre implante, venha ao Instituto Just-Smile de Implantologia Avançada. E esclareça todas as suas dúvidas junto dos nossos Médicos Dentistas.


Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso!

Comments


bottom of page