AGENDAR CONSULTA
Icon voltar Voltar

Blog

Coroas dentarias
Coroas dentarias: tipos de coroas, colocação de coroas, preços de coroas e outras questões
Coroas Protéticas

Coroas Dentárias: O que são? Que tipos existem? E os preços?

As coroas dentárias são uma parte essencial do Sorriso.
Medico dentista Dr Andre Furtado

Atualizado por

Dr. André Furtado

31 maio, 2022

As coroas dentárias são essenciais à Saúde, Função e Estética do Sorriso. O seu papel em boca é essencial para, por exemplo, mastigar qualquer alimento.

 

O que são coroas dentárias? E para que servem?

As coroas dentárias são a estrutura externa e visível dos dentes. Dependendo de se tratarem de coroas naturais ou artificiais, podemos definir coroas dentárias de duas formas:

 

  1. As coroas dentárias naturais – que correspondem à parte do dente que é visível. A sua forma e cor tem uma enorme influência na estética do Sorriso. E servem para fazer uma boa mastigação, falar corretamente, e para proteger os tecidos internos da dentição - a polpa dentária.
  2. As coroas dentárias protéticas – que correspondem a um tipo de prótese dentária fixa que pode ser aplicada sobre dentes naturais ou sobre implantes dentários. Geralmente, os Médicos Dentistas recomendam a colocação de coroas dentárias quando a estrutura de um dente fica muito comprometida, podendo desintegrar-se. Nestes casos, o Paciente irá necessitar de uma coroa dentária nova, produzida em laboratório, que irá proteger o interior exposto do dente, devolvendo-lhe não só a função mastigatória, como também a estética do Sorriso: graças aos materiais e às técnicas que existem hoje em dia as coroas protéticas podem simular perfeitamente a forma e a cor dos dentes naturais.

 

Quem precisa de colocar coroas dentárias protéticas?

As coroas dentárias protéticas são um tratamento de Medicina Dentária extremamente importante. Isto porque, embora possam ser colocadas sobre implantes dentários, muitas vezes evitam a necessidade de extrair um dente. Mantendo a polpa dentária protegida em dentes com cáries extensas, desvitalizados e/ou partidos. Após uma avaliação médica completa, geralmente, o seu Médico Dentista vai recomendar a colocação de coroas nas seguintes situações:

  • Se tiver um dente muito danificado ou partido;

  • Se tiver um dente em falta ou se necessitar de extrair um dente inviável – nestes casos a coroa será aplicada sobre um implante dentário;

  • Se o esmalte de um dente estiver muito fragilizado;

  • Se tiver realizado uma desvitalização extensa, em que tenha existido uma grande perda da estrutura dentária.

 

Como se colocam coroas dentárias sobre dentes?

A primeira fase de um tratamento com coroas dentárias passa por uma consulta de avaliação. Nesta consulta, o seu Médico Dentista irá recorrer a exames de diagnóstico para avaliar o estado da sua Saúde Oral como um todo, e identificar todos os problemas que possam existir.

Verificando que existe um dente cuja estrutura se encontra muito comprometida, irá recomendar a colocação de uma coroa dentária.

O dente será preparado, passando por um processo de desgaste, para que possa receber uma nova coroa e restabelecer a sua Saúde, Função e Estética. Após este passo, o Médico Dentista irá produzir um molde do dente que será posteriormente enviado para um laboratório de próteses dentárias para que seja produzida uma nova coroa perfeitamente adaptada às necessidades do Paciente. Serão ainda enviados registos fotográficos detalhados que irão permitir igualar a cor e o formato da nova coroa à dentição natural do Paciente.

Uma vez que é necessário desgastar o dente antes de se poder avançar para a produção da coroa em laboratório, o Médico Dentista poderá logo colocar uma coroa provisória, também criada numa cor e formato muito semelhantes à dentição natural do Paciente, evitando quaisquer constrangimentos.

Concluída a fase de produção laboratorial, o Paciente irá voltar à clínica para substituir a coroa provisória pela coroa dentária definitiva. A coroa será então cimentada sobre o dente previamente preparado, concluindo-se o tratamento. Em casos em que não exista estrutura coronária suficiente, antes da cimentação da coroa, poderá ser aplicado um espigão no canal da raiz para assegurar uma maior retenção.

 

Como se colocam coroas dentárias sobre implantes?

Perante a falta de um dente, o tratamento recomendado poderá passar pela colocação de uma coroa sobre um implante dentário. Nestes casos, será também necessário começar por avaliar o caso clínico em detalhe. O Médico Dentista irá iniciar um processo rigoroso de anamnese e recorrer a meios de diagnóstico como a ortopantomografia e a CBCT (um tipo de tomografia computorizada) para analisar em detalhe o estado da Saúde Oral do Paciente e traçar o plano de tratamento mais adequado ao seu caso.

 


Poderá ficar a conhecer todas fases do procedimento cirúrgico e colocação coroa neste artigo:

Implantes dentários: Que tipos existem? Quanto custam? E outras questões.


 

Que tipos de coroas dentárias protéticas existem?

Atualmente, existem vários tipos de coroas dentárias protéticas. E dividem-se em dois grande grupos, com base na sua função: as coroas provisórias e as coroas definitivas.

As coroas provisórias têm, geralmente, uma durabilidade mais reduzida e podem ser feitas de diferentes materiais:

  • Coroas dentárias metálicas ou coroas de aço - são um tipo de coroas provisórias muito resistente. Existem em diferentes formatos e dimensões e usam-se, principalmente, em dentes molares.Vantagens e desvantagens: uma vez que são uma solução resistente, podem ser utilizadas em Pacientes que sofrem de problemas graves de bruxismo. Nestes casos, as coroas metálicas irão devolver temporariamente a estrutura dentária até que o problema de bruxismo seja mitigado e possam ser aplicadas coroas definitivas. No entanto, são uma solução inestética, uma vez que apresentam uma tonalidade totalmente diferente da nossa dentição natural. Sendo uma opção pouco utilizada e reservada à dentição mais posterior;

  • Coroas dentárias de policarbonato e coroas de acetato - são coroas dentárias que podem ser utilizadas em casos de urgência. São produzidas em formatos e dimensões standardizados, podendo ser armazenadas em clínica e utilizadas de acordo com as necessidades. Vantagens e desvantagens: São uma solução rápida para devolver provisoriamente a função de um dente num único dia. Mas, uma vez que não são soluções individualizadas, - podendo destoar da restante dentição do Paciente, - podem ser uma solução inestética;

  • Coroas dentárias de resina composta e coroas de resina acrílica - são a solução mais utilizada atualmente para restabelecer provisoriamente a estrutura de um ou mais dentes. Ao serem produzidas em resina, podem ser preparadas em laboratório ou diretamente em gabinete médico por Médicos Dentistas com experiência em Estética Dentária e/ou Prótese Fixa. Vantagens e desvantagens: Uma vez que são produzidas a partir de materiais altamente personalizáveis, podem ser quase imperceptíveis na linha do Sorriso. Mas não são a opção ideal para Pacientes que, por exemplo, tenham o hábito de ranger os dentes, uma vez que podem danificar-se mais facilmente do que outro tipo de soluções.

Já no caso das coroas dentárias definitivas, tratam-se de próteses bastante mais resistentes uma vez que têm como objetivo devolver a função e a estética de um dente de forma efetiva:

  • Coroas dentárias de ouro - são coroas que têm na sua constituição ouro, incorporando a cor deste tipo de metal. Apesar de terem já sido muito utilizadas em Medicina Dentária devido à sua durabilidade e biocompatibilidade, hoje em dia são pouco procuradas. Isto porque a cor característica do ouro é muito indiscreta. Levando a constrangimentos estéticos. Existindo hoje em dia alternativas também muito resistentes e que permitem igualar o aspeto natural dos dentes.

  • Coroas metalocerâmicas - representam uma evolução em relação às coroas dentárias em ouro. São coroas cuja estrutura é composta de metal, mas que têm ainda um revestimento de cerâmica. Ou seja, conservam a resistência do metal. E têm o aspeto e cor de um dente natural. Graças às suas elevadas taxas de sucesso a longo prazo, durante muito tempo foram o tratamento mais recomendado por Médicos Dentistas perante a necessidade de devolver a estrutura integral e função de um dente. No entanto, quando aplicadas sobre dentes naturais, exigem uma preparação prévia maior do dente, quando comparadas, por exemplo, com as coroas em ouro ou com as coroas de cerâmica.

  • Coroas de cerâmica - são as coroas dentárias mais recomendadas atualmente. Graças à evolução das técnicas de produção laboratorial e das matérias primas, a cerâmica oferece soluções resistentes, estéticas e biocompatíveis. Graças às suas características, permitem imitar dentes naturais. Possibilitando a criação de coroas personalizadas de acordo com as necessidades de cada Paciente. Nesta categoria, encontram-se as coroas de cerâmica feldspática, as coroas de cerâmica de dissilicato de lítio e as coroas de zircónia. Cada um destes tipos de cerâmicas estão ajustados a diferentes necessidades de tratamento.

 

Como se produzem coroas dentárias?

Dependendo do tipo de coroa, este tipo de prótese fixa poderá ser produzido ou em gabinete médico, por um Médico Dentista vocacionado para Estética Dentária ou Prótese Fixa, - no caso das coroas de resina - ou em laboratório. 

No caso específico das coroas dentárias de metal ou de cerâmica, estas coroa podem ser produzidas em laboratórios com sistemas de produção computorizados, através de CAD-CAM. Através deste processo, os moldes ou scans intra-orais são enviados para o laboratório de próteses dentárias. No caso de tratar-se de um molde, passará à fase de digitalização. Na fase CAD (Computer Aided Design) as imagens são transformadas em vetoriais e trabalhadas num programa específico por técnicos com formação neste tipo de produção laboratorial.  Após o design da coroa estar concluído, passa-se à fase CAM (Computer Aided Manufacture). As matérias primas são colocadas numa fresadora, uma máquina de corte, onde serão materializadas as coroas.

Quando todo o processo de materialização está concluído, a coroa será pintada, se necessário, e será trabalhada até que se obtenha o resultado estético e funcional esperado.

 

Quais as vantagens de recorrer coroas dentárias protéticas?

Atualmente, as coroas dentárias protéticas são uma solução de Medicina Dentária extremamente segura e duradoura:

  • Conferem maior resistência ao dente danificado ou cuja estrutura se encontra comprometida;
  • Melhoram a estética do seu Sorriso, melhorando a aparência, o formato e o alinhamento dos seus dentes;
  • Dependendo do material de que são feitas e dos cuidados e hábitos do Paciente, podem ser muito duradouras.

 

Quanto tempo duram as coroas dentárias em boca?

Tal como os nossos dentes naturais, a duração das coroas dentárias protéticas em boca irá variar de acordo com diversos fatores. Sendo uma das principais condicionantes o cuidado que o Paciente tem com a sua higiene oral e com a manutenção da sua Saúde Oral. Visitas regulares ao seu Médico Dentista são também fundamentais pois irão permitir controlar a acumulação de tártaro e atuar na prevenção de infeções e inflamações dos tecidos da cavidade oral. Permitindo ainda identificar potenciais problemas nas suas fases iniciais de desenvolvimento, antes de ocorrerem danos irreversíveis.

Nas condições ideais, uma coroa dentária protética pode ser vitalícia. Mas dependerá sempre de vários fatores.

 

Que cuidados devemos ter com as coroas dentárias protéticas?

Devemos ter tantos cuidados como os que temos com os nossos próprios dentes. 

Continue a fazer as suas rotinas de higiene oral, pelo menos duas vezes por dia. Comece pelo fio dentário, escove os dentes com uma pasta de dentes adequada e termine com o elixir oral. Não se esqueça de se aconselhar com o seu Médico Dentista sobre os produtos de higiene oral mais adequados para o seu caso. Opte ainda por utilizar uma escova de dentes com cerdas macias.

Relativamente à cor das coroas dentárias, esta tenderá a manter-se, uma vez que as coroas protéticas definitivas são feitas de materiais que não tendem a escurecer. No entanto, com o passar do tempo e com o possível desgaste da superfície da coroa, poderão surgir algumas manchas. 

Para evitar que isso aconteça, tenha alguns cuidados:

  • Chá, café, vinho e refrigerantes - procure evitar o consumo excessivo destas bebidas. Quando o fizer, beba-as, preferencialmente, por uma palhinha ou acompanhe-as com água;
  • Tabaco - além de todos os malefícios do tabaco para a sua Saúde Oral e geral, a nicotina irá acamar por escurecer as suas coroas protéticas e naturais.

Para Pacientes que sofram de bruxismo, poderá ser ainda aconselhado o uso de uma contenção especial no período noturno para evitar que os movimentos involuntários de ranger os dentes desgastem ou danifiquem as coroas dentárias.

 

Qual o preço das coroas dentárias?

Como vimos anteriormente, existem vários tipos e vários tipos de aplicação. Os preços de colocar coroas dentárias irão variar de acordo com os tipos de matérias-primas e de produção utilizados, com o facto de a coroa ser aplicada sobre um dente natural ou sobre um implante dentário e da necessidade de procedimentos complementares, como o tratamento de doenças ativas das gengivas que irão influenciar negativamente o sucesso da colocação da coroa.

Apenas em gabinete médico e recorrendo a exames de diagnóstico é possível identificar as necessidades do Paciente e calcular os custos do tratamento. Mas saiba que no Instituto JUST-SMILE tem acesso a uma consulta de avaliação médica completa, com recurso a meios de diagnóstico avançado, sem qualquer compromisso. Para que possa tomar decisões informadas sobre os seus tratamentos sem constrangimentos.

 

Se tem dentes muito danificados ou se precisa de substituir um dente perdido, próteses fixas aplicadas sobre dentes ou sobre implantes podem ajudá-lo a obter o Sorriso com que sempre sonhou. Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, no Instituto Just-Smile. E descubra quais são as soluções mais indicadas para o seu caso.

Relacionados

Recomendamos

Implantes dentários: Que tipos existem? Quanto custam? E outras questões.

1 junho, 2022

implantes dentarios Saiba mais

Facetas dentárias: tipos, custos, duração e outras questões

4 maio, 2022

facetas dentarias: tipos, colocaçao, preços Saiba mais

Prótese dentária removível, semi-fixa e fixa

3 dezembro, 2021

Protese dentaria removivel, semi-fixa e fixa Saiba mais
agendamento
Avaliação médica sem compromisso

Obtenha uma consulta de Avaliação Médica completa e um Diagnóstico do seu caso, sem qualquer compromisso ou constrangimento. Conheça todos os detalhes do tratamento ideal para si com total disponibilidade.

AGENDAR CONSULTA
financiamento
SOLUÇÕES DE PAGAMENTO SAÚDE

Para que possa recuperar o seu Sorriso de forma fixa, com total conforto, e poder continuar a alocar capitais próprios aos seus projetos pessoais, profissionais ou familiares de forma tranquila.

VEJA AS VANTAGENS
turismo-de-saude
TURISMO DE SAÚDE COM A MELHOR VISTA.

Condições únicas que permitem aos Pacientes JUST-SMILE aliarem os seus tratamentos a um destino turístico que os ajudará ainda mais a Sorrir.

SAIBA MAIS

Ofertas para si

oferta

Check-Up Online

Faça uma avaliação online da sua Saúde Oral.

guia oferta cta 2

Guia de Implantologia

Tudo o que precisa de saber sobre implantologia.

revista oferta

Revista Just-Smile

Nova edição com tudo sobre a Implantologia Avançada.

newsletter oferta

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter com todas as novidades.

Imagem Separador
MARQUE UMA AVALIAÇÃO MÉDICA SEM COMPROMISSO
Agendar Consulta

Relacionados

Recomendamos

Implantes dentários: Que tipos existem? Quanto custam? E outras questões.

1 junho, 2022

implantes dentarios Saiba mais

Facetas dentárias: tipos, custos, duração e outras questões

4 maio, 2022

facetas dentarias: tipos, colocaçao, preços Saiba mais

Prótese dentária removível, semi-fixa e fixa

3 dezembro, 2021

Protese dentaria removivel, semi-fixa e fixa Saiba mais
agendamento
Avaliação médica sem compromisso

Obtenha uma consulta de Avaliação Médica completa e um Diagnóstico do seu caso, sem qualquer compromisso ou constrangimento. Conheça todos os detalhes do tratamento ideal para si com total disponibilidade.

AGENDAR CONSULTA
financiamento
SOLUÇÕES DE PAGAMENTO SAÚDE

Para que possa recuperar o seu Sorriso de forma fixa, com total conforto, e poder continuar a alocar capitais próprios aos seus projetos pessoais, profissionais ou familiares de forma tranquila.

VEJA AS VANTAGENS
turismo-de-saude
TURISMO DE SAÚDE COM A MELHOR VISTA

Desfrute de condições únicas que permitem aos Pacientes Just-Smile aliarem os seus tratamentos a um destino turístico que os ajudará ainda mais a Sorrir.

SAIBA MAIS

Ofertas para si

check up

Check-up Online

Faça uma avaliação online da sua Saúde Oral.

guia

Guia de Implantologia

Tudo o que precisa de saber sobre Implantologia

revista

Revista Just-Smile

Nova edição com tudo sobre a Implantologia Avançada.

newsletter

Newsletter

Subscreva a nossa Newletter com  todas as novidades.

Ver Mais