top of page

Coroas dentárias: Porque é importante mantê-las intactas

Atualizado: 21 de fev.

As coroas dentárias são uma parte essencial do Sorriso. Mas não só em termos estéticos. Descubra porque é tão importante mantê-las cuidadas e sem falhas.


Coroas dentárias

 

Qual é coisa, qual é ela… Que nos ajuda a saborear a comida? A falar de forma perceptível? A proteger a polpa dentária? E ainda a ter um Sorriso bonito? Exatamente! São as coroas dentárias. A parte externa e visível dos dentes.


Sejam as coroas dentárias naturais ou as protéticas. Estas segundas correspondem a um tipo de prótese dentária fixa. E que é aplicada quando a estrutura de um dente fica muito comprometida, podendo desintegrar-se. Mas, nada tema: mesmo com a coroa dentária protética, a estética do seu Sorriso está assegurada. Porque, hoje em dia, os materiais e técnicas já conseguem simular na perfeição a forma e cor dos dentes naturais.


Então, apesar de ser fácil de adivinhar, porque é que é importante manter as suas coroas dentárias intactas? Explicamos-lhe neste artigo.


1) Para evitar golpes na língua, lábios e bochechas

Coroas dentárias com falhas podem dar azo a que faça golpes na língua. Ou nos lábios. Ou até na parte interior das bochechas. Causando-lhe dor e desconforto que podem ser evitados: basta visitar o Médico Dentista o mais rapidamente possível.


Coroas dentárias

2) Para evitar exposição da dentina, dos nervos e artérias

A exposição da dentina (a parte do dente que contém o nervo), é o motivo pelo qual sente sensibilidade dentária. Claro que alguma sensibilidade dentária é normal e pode ter origem em diversas situações. Como as mudanças de temperatura ou a ingestão de alguns tipos de alimentos. Mas, para evitar que a tenha em excesso, ao ponto de lhe causar dor, é importante manter todos os cuidados com as suas coroas dentárias. Porque, com a exposição de nervos e artérias dos dentes, ela irá aumentar.


Coroas Dentárias

3) Para assegurar a boa oclusão dentária

A oclusão dentária está associada à relação funcional entre os dentes e todos os componentes da boca - como a gengiva, por exemplo. Manter o equilíbrio entre todos estes componentes é essencial para a mastigação, para a fonética e para a deglutição. Quando um dente está partido, ou mesmo em falta, o dente oposto vai começar a descer - ou a subir - para preencher o buraco que o “colega” deixou. Para procurar esse tal equilíbrio. E isto vai causar problemas muito graves. Como desalinhamento dos dentes, numa primeira fase, e perda dentária, em casos mais graves.


Coroas Dentárias

4) Para prevenir inflamações e infecções causadas pela exposição da parte interna dos dentes

À semelhança de causar hipersensibilidade dentária, a exposição dos nervos e das artérias dos dentes pode resultar e infecções e inflamações que se podem tornar muito prejudiciais para a Saúde Oral e geral.


Coroas Dentárias


 

Sabia que...? 

As coroas dentárias protéticas são, muitas vezes, conhecidas como “pivot”.


 



Se tem algum problema nas suas coroas dentárias, seja uma cárie ou uma falha, deve procurar ajuda. O mais rápido possível. Isto se quiser evitar problemas futuros.


No Instituto Just-Smile de Implantologia Avançada, encontra profissionais dedicados e disponíveis para lhe esclarecer todas as dúvidas. E para definir um plano de tratamento adequado ao seu caso em específico. Para que possa voltar a Sorrir com toda a confiança! Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso. 

Comments


bottom of page