top of page

O que faz um dentista de Endodontia?

Saiba tudo sobre o que faz um dentista vocacionado para a Endodontia, uma das áreas clínicas da Medicina Dentária.


Endodontia

 

Quando se tratam de questões de Saúde, procura o mesmo médico para problemas diferentes? Na Medicina Dentária, existem várias especialidades e áreas clínicas. Por isso, porque não haveria de procurar, também, um dentista mais vocacionado para o tratamento que precisa de realizar? Tal como faz quando está com dor de garganta ou de estômago.


A endodontia, apesar de não ser considerada uma especialidade de acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas, é uma área clínica que apresenta um grande nível de especificidade. Existindo Médicos Dentistas que focam nela a sua formação complementar e, posteriormente, a sua atuação clínica.


O que é a Endodontia?

Quando lhe falamos em desvitalização de um dente ou remoção de um nervo do dente, estes conceitos dizem-lhe alguma coisa? Ser-lhe-ão, certamente, familiares.


E é exatamente desse tipo de tratamentos que falamos quando nos referimos à Endodontia. A área clínica da Medicina Dentária que se ocupa da parte interna dos dentes e da área anexa às raízes. Desde a prevenção ao seu diagnóstico e tratamento.


Dentista de endodontia
Sempre valorizei a relação que se estabelece com o doente em Medicina Dentária. É um privilégio contribuir para mudar a vida de alguém e elevar a sua autoestima, tendo inerente a responsabilidade necessária para exercer uma prática clínica de qualidade.

- Dr. Ricardo Cachinho, Equipa de Intervenção Corretiva do Instituto Just-Smile


O que faz, então, um dentista que se dedica à endodontia?

Sabe aquela dor chata no dente que anda a ignorar por ter medo de que, indo ao dentista, o médico lhe diga que tem de o remover? Um dentista de endodontia pode ajudá-lo a evitar a extração desse dente. E tratar as moléstias que lhe estão a causar dor.


Um Médico Dentista que se dedica a esta área é, muitas vezes, apelidado de Endodontista. E é um dentista que escolheu focar-se nesta área quer em termos académicos, quer em termos de experiência profissional. Estando, assim, mais capacitado para realizar os tratamentos de endodontia que vão salvar os seus dentes naturais. E as restaurações que os sucedem.


Irá, por isso, intervir em casos de patologia pulpar, em que exista uma sensibilidade que provoque dor ao frio ou ao quente ou em abscesso e fístulas (“bolhinhas na gengiva”). E ainda quando existe dor de mastigação ou espontânea. Para além destes, pode efetuar também tratamentos de canal e tratamentos de traumatismos.


 

Sabia que...? 

Para restaurar os seus dentes, o dentista de endodontia pode recorrer a resinas, coroas dentárias protéticas, incrustações ou outras soluções adequadas ao seu caso em específico.

 

Apesar da elevada taxa de sucesso dos tratamentos de endodontia, é importante que continue a haver um acompanhamento regular por parte do dentista após a sua realização. Para verificar como está o estado dos seus dentes ao longo do tempo.


Hoje em dia, e graças à evolução da Medicina Dentária, já há muita tecnologia que permite aos dentistas proporcionar-lhe o melhor tratamento possível. E, no Instituto Just-Smile de Implantologia Avançada, encontra uma equipa clínica capacitada para realizar os tratamentos mais complexos. Visite-nos. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.


Esclareça todas as suas dúvidas e consiga o Sorriso que sempre desejou!

Comments


bottom of page