top of page

O que faz um dentista de Implantologia?

Atualizado: 21 de fev.

Saiba tudo sobre o que faz um Dentista vocacionado para a Implantologia, uma das áreas clínicas mais complexas da Medicina Dentária.


Dentista de Implantologia: Dr. Tiago Balseiro

 

Quando vai a um hospital, espera ser atendido pelo mesmo Médico, quer tenha um problema de estômago, garganta ou qualquer outra maleita? Parece-nos que não. Então, porque espera esse tipo de atendimento quando se trata da sua Saúde Oral?


A Medicina Dentária conta com várias especialidades e áreas clínicas, tal como as outras áreas da Saúde. E a Implantologia, apesar de não ser considerada uma especialidade de acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas, é uma área clínica que apresenta um enorme nível de especificidade. E complexidade. Existindo Médicos Dentistas que optam mesmo por se dedicar exclusivamente à sua investigação. E aos tratamentos com implantes dentários.



Então, afinal, o que faz um Médico Dentista de Implantologia?

Não é nenhum segredo que o Médico Dentista é o profissional responsável por cuidar da Saúde Oral dos seus pacientes.


Mas, como referido anteriormente, a Medicina Dentária é um mundo muito vasto. Existindo dentistas que, ao reconhecerem a complexidade das diferentes áreas clínicas, optam por focalizar a sua formação complementar, investigação e atuação clínica numa delas.


Um Médico Dentista de Implantologia é, então, um dentista que optou por se dedicar a esta área. Ajudando os seus pacientes a recuperar os seus dentes fixos através de tratamentos com implantes dentários.



Dentista de Implantologia
 
Em Implantologia [...] a postura crítica é fundamental para garantir que efetivamente apresentamos a melhor solução a cada um dos pacientes.

- Dr. Tiago Balseiro, Diretor Clínico do Instituto Just-Smile


Que formação deve ter um Médico Dentista de Implantologia?

Embora a Implantologia não seja uma especialidade reconhecida pela Ordem dos Médicos Dentistas, é uma das áreas da Medicina Dentária mais complexas e em constante transformação.


A formação base de um Médico Dentista permite-lhe executar tratamentos com implantes dentários. Mas atendendo à complexidade das técnicas de hoje em dia, e ao facto de os Pacientes não serem todos iguais, exigindo planos de tratamento distintos, um Médico Dentista que opte por se dedicar em exclusivo à Implantologia irá, muitas vezes, optar por realizar diversas formações e cursos ao longo da sua carreira profissional. Mantendo os seus conhecimentos atualizados e reunindo as capacidades para tratar, com mais segurança, desde os casos mais simples aos mais complexos.


Formações de Cirurgia Oral, cursos práticos de Implantologia ou pós-graduações na área. Estes são alguns dos passos que o Médico Dentista dedicado à Implantologia opta por dar em prol de conseguir apresentar as melhores soluções aos seus pacientes.


Dentista de Implantologia

Que tipos de tratamentos é que um Médico Dentista de Implantologia estará preparado para executar?

Como explicado anteriormente, o dentista vocacionado para a Implantologia tão depressa estará preparado para substituir um único dente, como para realizar tratamentos mais complexos.


E, devido à sua formação específica e experiência clínica, deverá ter um maior grau de controle do que um Médico Dentista que tenha apenas uma formação base generalista.


Alguns exemplos de técnicas mais complexas são o tratamento de dentes imediatos em 24 horas. A realização do procedimento All-On-4. E a colocação de implantes personalizados, uma solução de última linha para os casos que já não conseguem seguir outra via de tratamento.


 

Sabia que...? 


Já é possível sair da clínica dentária no dia em que coloca os implantes já com dentes fixos? Através do aplicação do protocolo de Carga Imediata, o Paciente pode recuperar a função mastigatória, fonética e a dimensão estética do Sorriso num único dia. Permitindo encaixar próteses fixas sobre implantes dentários no próprio dia da cirurgia de colocação dos mesmos.


São os conhecidos “dentes imediatos”. Fique a saber tudo sobre carga imediata neste artigo!

 



O caso dos Médicos Dentistas Just-Smile

O Instituto Just-Smile conta com equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas experientes e vocacionados para tratamentos integrais de Implantologia Avançada. Incluindo uma equipa de cirurgiões orais e de profissionais dedicados em exclusivo a tratamentos com implantes dentários.


O conjunto destes profissionais equivale a mais de cinquenta anos de experiência clínica em Implantologia. Tendo ao seu dispor todas as ferramentas, não só para executar algumas das técnicas mais minuciosas, como para ter o sentido crítico necessário para apresentar a solução ideal para cada caso clínico.




Se está à procura de tratamentos com implantes dentários, lembre-se de que os pacientes não são todos iguais. E que a Implantologia também não. Marque já a sua consulta de avaliação no Instituto Just-Smile, sem qualquer compromisso. E aconselhe-se com Médicos Dentistas e Cirurgiões Orais experientes.

bottom of page