top of page

O que faz um dentista de Ortodontia?

Atualizado: 21 de fev.

Saiba tudo sobre o que faz um dentista vocacionado para a Ortodontia, uma das especialidades mais procuradas da Medicina Dentária.


Dentista de Ortodontia: Qual é a sua função?

 

Sejamos sinceros: quem é que não gosta de olhar ao espelho e ver um Sorriso alinhado? Ou de poder Sorrir com confiança nas “selfies” dos jantares de família? Querer melhorar o aspeto do seu Sorriso pode ser o empurrão final para cuidar da sua Saúde Oral. E para procurar um tratamento de Ortodontia.


No entanto, esta área não se resume à estética. Saiba o que faz um dentista de ortodontia e em que outras dimensões do Sorriso se focam estes profissionais.


O que é a Ortodontia?

A Ortodontia é um dos quatro Colégios de Especialidade reconhecidos pela Ordem dos Médicos Dentistas. De modo muito simples, esta área é responsável pela correção de dentes tortos e da posição dos ossos maxilares. E é uma das áreas mais procuradas pelos Pacientes. Seja por questões de Saúde. Seja por questões de auto-estima.


Se o sorriso é o melhor cartão de visita, todos queremos que o nosso seja o mais acolhedor possível. Não é? Mas, além da parte estética, a ortodontia é uma área com enorme influência na função dos nossos dentes. Permitindo corrigir problemas mastigatórios, de dicção (ou fonéticos). Entre outros.


Ao corrigir o posicionamento dos dentes ou da mordida, conseguem-se ainda melhorias muito significativas ao nível da qualidade da higiene oral. O que, por sua vez, irá ditar a longevidade da dentição. E, consequentemente, terá impacto na nossa Saúde geral e na sua qualidade de vida.


Ortodontia: O que faz um dentista que se dedica a esta área?
 
A Ortodontia é uma área que me motiva muito, na minha prática clínica, e que me preenche na vertente de investigação. Gosto de estar por dentro de todas as soluções inovadoras que me permitem tratar melhor os meus Pacientes

- Dra. Vanda Afonso, Equipa de Reabilitação Estética do Instituto Just-Smile


O que faz um dentista de Ortodontia?

Os especialistas em Ortodontia são apelidados de Ortodontistas.

Tratam de todos os problemas de alinhamento e oclusão dentária. Problemas como alteração da mordida, espaçamento excessivo entre dentes ou dentes apinhados. Servindo-se de aparelhos dentários ou ortodonticos para devolver a Saúde, Função e Estética ao Sorriso do Paciente.


Apesar dos tratamentos de ortodontia fazerem parte das competências profissionais de qualquer médico dentista, um dentista vocacionado para a área, com formação específica neste tipo de tratamentos, terá um maior grau de segurança para tratar casos mais complexos. E terá, também, um maior à vontade para trabalhar com diferentes soluções de ortodontia, adaptando o tratamento à realidade de cada Paciente.


O caso dos Médicos Dentistas Just-Smile

A equipa médica de Intervenção Corretiva do Instituto Just-Smile conta com profissionais com formação específica nas áreas de Ortodontia e Ortopedia Dento-facial. Médicos Dentistas vocacionados para ir ao encontro dos desejos dos seus Pacientes. E que têm todas as valências necessárias para identificar a melhor solução para o seu Sorriso.


 

Sabia que...? 

A oclusão dentária diz respeito à forma como os nossos dentes e maxilares encaixam. Para que se mantenha a manutenção de todas as funções orais, é importante que os dentes da arcada superior (maxilar) se relacionem bem com os dentes da arcada inferior (mandíbula). Existindo, assim, uma boa oclusão.


 

Um dentista de Ortodontia está capacitado para lhe explicar quais as melhores opções de aparelhos pelos quais optar


Se precisa de corrigir o seu Sorriso, saiba que nunca é tarde para o fazer. No Instituto de Implantologia Avançada Just-Smile, todos os tratamentos de Ortodontia são planeados ao detalhe desde o primeiro momento. Para assegurar o seu sucesso. E para recuperar a sua auto-estima e a Saúde da sua boca. Marque já a sua consulta de avaliação, sem compromisso.


Comentarios


bottom of page