top of page

Dor de cabeça e problemas de Saúde Oral: Estão relacionados?

Nem sempre uma dor de cabeça significa problemas dentários. Mas, pelo sim, pelo não, é melhor estar atento. Saiba quando a dor de cabeça está relacionada com a Saúde Oral.



Prótese dentária

 

Qual é coisa, qual é ela… Que aparece sem aviso e custa a desaparecer? Não, não é aquela visita inesperada de domingo à tarde. A dor de cabeça pode sentir-se em vários sítios. Na testa, na nuca ou até atrás da orelha. E cada um desses tipos de dor de cabeça pode ter um ou mais significados. Stress, lesões de nervos, enxaquecas crónicas e… problemas dentários.


Os dentes podem mesmo ser a causa da sua dor de cabeça!

Atire a primeira pedra quem nunca tentou resolver a dor de cabeça sem ajuda de um médico. Com panos de água fria ou medicação. Mas, por vezes, uma ida ao dentista é o tratamento mais eficaz para a dor de cabeça.


Sim, a Saúde Oral pode afetar a Saúde geral. Por mais que às vezes deixemos para depois cuidar dos nossos dentes, eles podem influenciar o resto do nosso corpo. Seja o estômago, o sistema nervoso ou até mesmo o coração. E, claro, as dores de cabeça.


Certamente já ouviu falar de bruxismo. Seja pelo stress ou porque tem uma tendência natural para ranger os dentes, esta condição é apontada como uma das maiores causas de dor de cabeça.


Conheça as soluções!

Existem tratamentos aos quais pode recorrer para o bruxismo. E, por consequência, para a sua dor de cabeça. Alguns exemplos são as contenções ou protetores bucais para a mordida, acupuntura e até mesmo um anti-inflamatório. Mas, caso se trate efetivamente de um problema de Saúde Oral, qualquer uma das soluções deve ser recomendada pelo seu dentista.


Numa primeira fase, se as dores de cabeça forem muito recorrentes, deve visitar o seu médico. E procurar saber, junto de ambos os profissionais, qual a solução mais indicada para o seu caso específico.


 

Sabia que...? 

O bruxismo é o nome dado à condição de ranger os dentes. Com força. Causando dor na mandíbula graças à forte pressão das arcadas dentárias uma na outra. E desgastando as coroas dentárias.

 


E não se esqueça: é importante cuidar da sua Saúde Oral para garantir que a sua saúde geral também está bem. Se ainda não encontrou um Médico Dentista da sua confiança, convidamo-lo a vir conhecer o nosso Instituto Just-Smile. E a esclarecer todas as suas dúvidas junto das nossas Equipas Médicas. Agende aqui a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.


Esclareça todas as suas dúvidas e consiga o Sorriso que sempre desejou!

コメント


bottom of page