top of page

Dores de cabeça e bruxismo: qual a relação?

Atualizado: 21 de fev.

As suas dores de cabeça podem estar relacionadas com o facto de ranger os dentes. Perceba como.


Bruxismo

 

O bruxismo é uma condição caracterizada pelo ranger ou apertar involuntário dos dentes, geralmente durante o sono. Esta prática inconsciente pode ter diversas consequências para a Saúde Oral. E também com o seu bem-estar geral! Porque pode estar relacionada com as suas dores de cabeça. Neste artigo, explicamos-lhe o que é o bruxismo e de que forma é que ele pode estar relacionado com as dores de cabeça.


O que é o bruxismo?

O bruxismo é o ato de ranger ou apertar dos dentes e da mandíbula. E isto pode ocorrer tanto durante o dia como à noite. Mas, tendencialmente, manifesta-se durante o sono, tornando-se muitas vezes imperceptível para a pessoa que sofre desta condição. O bruxismo noturno é frequentemente associado a tensões, ansiedade e desalinhamento dos dentes.


Relação entre dor de cabeça e bruxismo

A relação entre dores de cabeça e bruxismo está ligada às tensões musculares e ao impacto do ranger dos dentes. Quando uma pessoa aperta ou range os dentes, os músculos da mandíbula são excessivamente estimulados, levando a uma tensão constante. Essa tensão pode passar para a região da cabeça, desencadeando dores de cabeça frequentes. E até mesmo enxaquecas!


Para além disso, o bruxismo pode resultar em problemas na articulação temporomandibular (ATM): a disfunção temporomandibular (DTM). A DTM pode causar não só dor na própria mandíbula, como também nos ouvidos e cabeça, ampliando ainda mais a relação entre o bruxismo e as dores de cabeça.


Como prevenir e tratar o bruxismo?

A prevenção do bruxismo muitas vezes envolve a redução do stress e a adoção de técnicas de relaxamento, como yoga ou meditação. E também a utilização de uma contenção de bruxismo para proteger os dentes durante a noite, de forma a evitar o seu desgaste. Em casos mais graves, podem mesmo ser prescritos medicamentos para relaxar os músculos da mandíbula.




Visite um dentista vocacionado para o tratamento do bruxismo!


Antes de decidir sobre o tratamento, é crucial consultar um dentista experiente em bruxismo. Um dentista profissional poderá avaliar, com todas as ferramentas, a gravidade do seu caso de bruxismo. E também identificar fatores causais e recomendar as melhores soluções. E não ignore as dores de cabeça! Se desconfia que o bruxismo pode estar na origem das suas dores de cabeça, visite o Instituto Just-Smile para uma consulta de avaliação, sem qualquer compromisso. Lembre-se: cuidar da sua Saúde Oral é essencial para uma qualidade de vida melhor

Commentaires


bottom of page