top of page

É possível fazer alergia a prótese dentária?

Atualizado: 21 de fev.

Alergias a próteses dentárias são raras, mas existem. Por isso, é importante estar atento a alguns sintomas. Explicamos-lhe tudo melhor neste artigo.


Prótese fixa faz alergia?

 

Provavelmente já teve de fazer teste a alergias uma ou duas vezes ao longo da sua vida. Seja por causa dos ares primaveris ou de alguma reação estranha a um alimento. Alergias não serão, por isso, um assunto estranho para si. E, apesar de raras, também podem acontecer no que diz respeito aos materiais utilizados para reabilitar a sua boca. Como, por exemplo, a prótese dentária.


Fatores que podem potenciar a alergia a prótese dentária

O material em que a prótese é confecionada é o fator principal para situações alérgicas. Mas, hoje em dia, com a evolução da Medicina Dentária, os materiais são testados antes de irem para a boca dos Pacientes. E é por isso que casos de alergia são raros.

Contudo, antigamente as próteses dentárias podiam ter a presença de metal. Hoje em dia, e em Portugal em específico, tendencialmente já são feitas totalmente de porcelana. O que reduz as hipóteses de alergia, normalmente associada a próteses feitas em metal.


Para além do material, o género também pode influenciar a probabilidade de alergias. Segundo estudos na área, a maioria dos casos ocorre em mulheres.


Prótese dentária faz alergia?
 
O protocolo de Carga Imediata é o método preferencial para a reabilitação, pelo conforto e segurança para os Pacientes. Podendo ser usado na grande maioria dos casos.

- Dr. Tiago Balseiro, Diretor Clínico do Instituto Just-Smile


Sintomas de alergia a próteses dentária

A sintomatologia que pode indicar que está a fazer uma reação alérgica à prótese dentária varia desde pequenas áreas vermelhas inchadas nas bordas das gengivas até casos de retração gengival ou de perda de osso. E, quando não são diagnosticadas a tempo, estas alergias podem levar a casos clínicos mais complexos.


Por isso, pode ficar atento a alguns sintomas suspeitos:


Gengivite ou Peri-Implantite - Como a alergia provoca a inflamação das gengivas, casos de gengivite podem indicar que sofre desse problema. Se depois do tratamento para esse problema em específico não sentir melhorias, a hipótese de alergia a próteses dentárias deve ser considerada;


Mau Hálito - O mau hálito pode ser indicador de que algo não está bem com a sua Saúde Oral. E, se os restantes problemas forem despistados, é importante verificar se não se trata de alergia à prótese dentária;


Vermelhidão na gengiva - Manchas ou pigmentação mais escura nas gengivas podem ser um sinal de que a sua boca está a reagir mal à prótese dentária. E de que pode ter desenvolvido alergia. Estas manchas podem fazer danos bastante críticos na sua boca. Necessitando de cirurgia plástica gengival para os reverter;


Retração da gengiva - Quando a inflamação da gengiva atinge as estruturas de suporte dos dentes, o resultado é a retração da gengiva e a exposição das raízes dentárias. Este sintoma pode indicar a alergia à prótese dentária num estado mais avançado. E deve existir intervenção imediata de um Médico Dentista. Para não agravar ainda mais a situação;


Perda dentária - Em casos mais graves, esta inflamação das gengivas poderá causar a perda dentária. Por causa da redução do osso que suporta as raízes dentárias. Fazendo com que os dentes naturais que ainda existem em boca caiam.


 

Sabia que...? 

Existem vários tipos de próteses dentárias. Removíveis, semi-fixas ou fixas. Conheça tudo sobre os tipos de próteses dentárias no artigo sobre o tema que elaborámos especialmente para si!

 



Apesar disto, não precisa de ter medo de tratar dos seus dentes e de colocar próteses dentárias, caso necessite. Lembre-se de que a hipótese de fazer alergia a uma prótese é muito reduzida. E que, caso aconteça, existem várias soluções para contornar esse problema.


Visite o Instituto Just-Smile de Implantologia Avançada e conheça Médicos Dentistas experientes e completamente capacitados para cuidar de si e da sua Saúde Oral da melhor forma. Estando sempre disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas! Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso. 

Comments


bottom of page