top of page

3 cuidados a ter com a sua escova de dentes!

A escovagem diária dos seus dentes é um dos fatores mais importantes no que diz respeito à sua Saúde Oral. E, por isso, a manutenção da sua escova dos dentes também.


Cuidados com a escova de dentes

 

Sabia que deve lavar os seus dentes de duas a três vezes por dia para garantir a boa manutenção da sua higiene oral? É verdade. Os dentistas recomendam que o faça de manhã, a meio do dia e antes de dormir. Preferencialmente, trinta minutos depois de cada refeição. Mas claro, isto só dará resultado se a sua escova de dentes estiver em bom estado.


A escova de dentes pode ser perigosa…

…se não for trocada com a regularidade certa. Durante o dia, a sua boca pode acumular várias bactérias. Sendo estas responsáveis pelo desenvolvimento de cáries dentárias. Mas não só: também podem facilitar a proliferação de problemas como a periodontite ou a peri-implantite. Por isso mesmo, a higiene oral desempenha um papel fulcral no combate a estas bactérias mais inimigas do nosso Sorriso.

Ora, se a sua escova de dentes não estiver em boas condições, pode estar a acrescentar ainda mais microrganismos perigosos para a sua Saúde Oral. Ora conheça três cuidados que deve ter com a sua escova de dentes:


1) Não partilhe a sua escova de dentes!

É mesmo importante que não partilhe a sua escova de dentes. Sim, mesmo com a sua cara metade ou familiares próximos. Porque, quando o faz, está a partilhar com eles bactérias, fungos, vírus e todos os microrganismos que existem na sua boca. Por exemplo, caso os seus filhos tenham cáries e partilhem consigo a escova de dentes, podem estar a transmitir-lhe as bactérias que deram origem a essas mesmas cáries. Ou até mesmo originar situações mais complexas: existem várias doenças que são transmissíveis através da saliva.


2) Desinfete a sua escova de dentes de forma regular

Semanalmente ou de quinze em quinze dias, é importante mergulhar a escova num copo com um elixir oral. Pode ser o que usa habitualmente. E, durante 30 a 60 segundos, deixe a escova a repousar. Depois, basta secá-la bem antes de a voltar a guardar. Mas evite, por favor, mergulhar a sua escova em álcool etílico ou lixívia!


3) Guarde a sua escova de dentes corretamente

Deixa a sua escova nos famosos copinhos de casa de banho? Então, saiba que não devia. Devido às descargas dos autoclismos, é muito comum haver partículas de água suspensas no ar da casa de banho. Que permitem que bactérias proliferem, acabando por poder acumular-se na sua escova dos dentes. O ideal é guardar a sua escova dos dentes no seu quarto. Ou numa divisão onde exista pouca humidade. Mas também não a deve guardar num ambiente muito fechado. A escova deve ser guardada de forma a ficar protegida, mas também capaz de secar completamente entre cada vez que a utilizar.Não se esqueça de trocar de escova de dentes de forma regular!



Mesmo se tiver todos os cuidados acima, de forma religiosa, é normal que a sua escova dos dentes perca a eficácia ao longo do tempo. Mesmo que consiga evitar a acumulação de sujidade, as cerdas das escovas dos dentes vão ficando deformadas e tortas com a utilização. Por isso, é recomendado que substitua a sua escova de dentes atual por uma nova sensivelmente de três em três meses.


Uma boa higiene oral é a melhor resposta para evitar problemas mais graves de Saúde Oral. Por isso, há que ter atenção a tudo o que a envolve: os instrumentos, a regularidade… E, também, a regularidade com que visita o seu dentista! Não se esqueça de o fazer de seis em seis meses, para realizar um checkup e fazer uma destartarização. E, se ainda não é acompanhado por um Médico Dentista, nada tema. Pode vir conhecer o Instituto Just-Smile e as nossas Equipas Médicas. Agende já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso. 

Comments


bottom of page