top of page

Existem contraindicações à colocação de facetas?

As facetas dentárias são, na sua essência, um tratamento estético que permite transformar o sorriso. Corrigindo imperfeições ao nível da forma, cor e alinhamento dos dentes.


Facetas dentárias

 

Colocar facetas trata-se de um procedimento seguro. Mas continua a levantar várias questões.


Afinal, fazer um tratamento com facetas dentárias tem ou não contraindicações?

Em geral, colocar facetas dentárias é considerado um tratamento seguro e eficaz para melhorar a aparência dos dentes. Ou até mesmo para assegurar a sua Saúde e Função, no caso de serem utilizadas em dentes com pequenas falhas ou lascados.

Quando se fala em facetas, não se considera que existam contraindicações absolutas ao tratamento. No entanto, é fundamental ter uma boa Saúde Oral antes de optar por este procedimento. 


Isso significa que problemas como cáries, doenças gengivais ou infecções devem ser tratados antes da colocação das facetas. E alguns hábitos do Paciente que possam ser prejudiciais devem ser revistos.


Contraindicações relativas ou temporárias à colocação de facetas dentárias

Embora não existam contraindicações absolutas para a colocação de facetas dentárias, algumas situações podem requerer cuidados extra ou a necessidade de adiar o procedimento. Estas contraindicações relativas ou temporárias incluem:


Dentes enfraquecidos: se um dente estiver seriamente enfraquecido devido a cáries, fraturas extensas ou desgaste excessivo, pode ser necessário realizar um tratamento restaurador antes de colocar facetas.


Bruxismo: Pacientes que sofrem de bruxismo - o comportamento de ranger os dentes de forma excessiva e inconsciente - podem não ser os candidatos ideais para colocar facetas. Este problema podee comprometer a durabilidade das facetas. Sendo necessário, nestes casos, controlar o bruxismo antes de considerar o procedimento.


Dentes muito mal posicionados ou muito desalinhados: Em casos de dentes severamente mal posicionados ou desalinhados, pode ser necessário realizar um tratamento ortodôntico para corrigir a posição dos dentes antes de colocar as facetas.


Facetas dentárias como tratamento estético

É importante ter em conta que as facetas dentárias são, principalmente, um tratamento estético. Embora possam corrigir problemas como manchas, irregularidades no formato ou tamanho dos dentes, estas próteses não são adequadas para tratar problemas de integridade dentária mais extensos, como cáries profundas ou dentes fraturados. Nestes casos, um dentista competente irá aconselhar-lhe o tratamento mais adequado para resolver essas ou outras questões.




Esclareça todas as suas dúvidas e consiga o Sorriso que sempre desejou!

Comments


bottom of page