top of page

Facetas dentárias: tipos, custos, duração e outras questões

Atualizado: 21 de fev.

Saiba o que são facetas dentárias e esclareça as suas dúvidas sobre um dos tratamentos mais procurados por quem deseja recuperar a harmonia do Sorriso.


Facetas dentárias: o que são?

 

As facetas dentárias são uma das soluções mais procuradas pelos Pacientes que querem obter a harmonia estética da sua dentição. Mas as facetas podem também ter um papel importante na dimensão da Saúde e da Função do Sorriso.


Neste artigo, entenda o que são facetas dentárias, que tipos existem, a quem se destinam e como são aplicadas, como variam os preços das facetas dentárias, entre outras questões. E obtenha a resposta a uma das maiores dúvidas de quem procura estes tratamentos: será verdade que as facetas dentárias danificam os dentes?


O que são facetas dentárias?

As facetas dentárias são um tipo de prótese fixa que, em vez de se aplicar sobre implantes dentários, como as próteses fixas totais, as pontes ou algumas coroas unitárias, são aplicadas diretamente sobre os nossos dentes. É, de um modo geral, um tipo de tratamento estético. Mas podem também resolver pequenos problemas funcionais da dentição. No fundo, consistem numa “capa” que irá recobrir a parte mais externa do dente e que irá harmonizar a cor e o formato da dentição.


 
Facetas dentárias: Que tipos existem?

Sabia que...? 

O Instituto Just-Smile trabalha com um laboratório próprio, equipado com meios avançados de produção protética. Uma mais valia para todos os tratamentos, uma vez que permite a articulação próxima entre os Médicos Dentistas e os técnicos de prótese.


Assegurando um enorme controlo de qualidade sobre todas as próteses produzidas.

E permitindo que os resultados dos tratamentos vão ao encontro das expectativas dos Pacientes.




 

Em que casos se pode aplicar facetas dentárias?

As facetas dentárias podem ser aplicadas em diferentes casos:

  • Para resolver pequenas fraturas ou corrigir dentes lascados;

  • Para harmonizar a cor da dentição, corrigindo os dentes manchados ou escurecidos;

  • Em situações em que os dentes estão desgastados, devido a problemas como o bruxismo;

  • Para corrigir pequenos defeitos no alinhamento da dentição;

  • Para eliminar ou reduzir espaços entre os dentes (diastemas).


 

Sabia que...? 

Muitos Pacientes que recorrem a tratamentos de Ortodontia, seja com aparelhos convencionais fixos, seja com alinhadores, optam muitas vezes por colocar facetas dentárias no final do seu tratamento, de forma a maximizar a harmonia estética do seu Sorriso.

 

Facetas dentárias podem mudar o seu Sorriso por completo!

Que tipos de facetas dentárias existem?

Existem vários tipos de facetas dentárias. Cada tipo é mais ajustado a realidades de tratamento diferentes e tem características distintas. De um modo geral, as facetas dentárias podem ser divididas em dois grupos: as facetas de cerâmica ou porcelana e as facetas de compósito de resina.


Facetas de cerâmica ou facetas de porcelana - são produzidas em laboratório a partir de um composto cerâmico biocompatível, como a zircónia ou o dissilicato de lítio. Possuem um alto grau de personalização, podendo ficar na cor e formato mais ajustados a cada caso clínico. E conseguem imitar, de forma praticamente imperceptível, o aspeto dos dentes naturais. Além disso, apresentam um grande nível de resistência, tanto ao nível da cor como da sua forma, o que as torna numa excelente solução de longo prazo.


Facetas de compósito de resina - podem ser produzidas em laboratório ou em gabinete médico. São muitas vezes utilizadas como uma solução provisória durante o período em que as facetas definitivas, de cerâmica, se encontram em produção laboratorial. São menos resistentes, quando comparadas com as facetas dentárias de cerâmica e apresentam ainda uma capacidade de mimetizar a dentição natural significativamente inferior.


Como se faz um tratamento com facetas dentárias?

O primeiro passo é sempre a consulta de avaliação e diagnóstico. Nesta consulta, o Médico Dentista irá avaliar o estado da sua Saúde Oral como um todo e recorrer a exames de diagnóstico para assegurar que não existem problemas ativos em boca, verificar o estado das gengivas, entre outros fatores. Após uma análise rigorosa do caso clínico, o Médico Dentista irá traçar o plano de tratamento mais ajustado às necessidades de tratamento do Paciente. Se não forem necessários outros tratamentos prévios, será marcada, posteriormente, uma consulta para preparar a dentição para receber as facetas.


Na consulta de preparação, o Médico Dentista poderá seguir duas vias distintas, dependendo da espessura das facetas dentárias mais adequada ao caso:

Se forem usadas facetas non-prep, mais finas, como as lentes de contacto dentárias, não será necessário desgastar a dentição, será feito apenas um polimento da superfície.Se forem utilizadas as facetas mais espessas, os dentes terão de passar por um desgaste mínimo - o chamado “preparo minimamente invasivo”, que se limita à camada mais externa do dente.


Após a preparação dos dentes que irão receber as facetas, serão feitos moldes da dentição ou será usado um scanner intra-oral. Os dados serão posteriormente enviados para um laboratório de próteses dentárias, juntamente com registos fotográficos da dentição, de forma a iniciar-se a produção das facetas definitivas.

Ainda na mesma consulta, o Médico Dentista irá depois aplicar facetas de resina diretamente sobre os dentes preparados, de forma a assegurar a função e estética da dentição até à chegada das facetas definitivas.


Por último, após conclusão da produção laboratorial das facetas dentárias definitivas, o Paciente volta ao gabinete médico para que o Médico Dentista substitua as provisórias e conclua o tratamento.



Facetas dentárias no Sorriso do António

As facetas dentárias danificam os dentes?

Não necessariamente, porque mesmo que seja necessário fazer algum desgaste à dentição, este será um desgaste mínimo. Além disso, este tratamento oferece inúmeras vantagens, pois as facetas têm uma grande estabilidade ao longo de tempo, tanto ao nível da sua forma, como ao nível da sua cor e brilho.


Qual é o preço das facetas dentárias?

O preço de um tratamento com facetas dentárias irá variar de acordo com diversos fatores, como estado da Saúde Oral do Paciente, - que irá ditar a necessidade, ou não, de tratamentos complementares - o tipo de facetas que serão aplicadas e meios de produção utilizados, das técnicas de preparação prévia da dentição e aplicação das facetas dentárias, do número de facetas, entre outros. Por esse motivo, apenas após avaliação médica em clínica é possível apresentar preços de tratamentos.


É por isso que o Instituto Just-Smile disponibiliza a todos os Pacientes uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer tipo de compromisso. Para que todas as pessoas possam tomar decisões informadas, sem constrangimentos, sobre os seus tratamentos antes de avançar com qualquer procedimento.



Facetas dentárias: como é o procedimento de colocação das mesmas?

Quanto tempo duram as facetas dentárias em boca?

A duração das facetas dentárias varia muito de acordo com diversos fatores. Tal como a duração dos nossos próprios dentes naturais, que precisam de cuidados e manutenção para assegurar a sua longevidade.


A duração real das facetas vai depender bastante da matéria prima utilizada para produzir as facetas (se são de resina, cerâmica, etc.), do domínio técnico do Médico Dentista que executou o procedimento e do próprio Paciente. Principalmente, ao nível dos seus hábitos e cuidados diários.


Assim, as facetas dentárias podem durar apenas alguns anos, existindo pouco ou nenhum cuidado de manutenção. Como podem durar décadas ou mesmo até ao final da vida do Paciente.


Que cuidados é necessário ter com as facetas?

Facetas dentárias: Que tipos existem?

As facetas dentárias não necessitam de um cuidado muito diferente daquele que já deve manter com a sua dentição natural. Ou seja, é necessário continuar a ter cuidados de higiene oral diários e visitar o seu Médico Dentista de seis em seis meses, ou na frequência que for recomendada para o seu caso, para consultas de revisão.


De forma a assegurar a duração das facetas, deverá evitar problemas como cáries, gengivite e periodontite. Algo que se consegue lavando os dentes pelo menos duas vezes por dia e fazendo uso do fio dentário e elixir oral.


No que toca à alimentação, embora as facetas de cerâmica sejam resistentes ao aparecimento de manchas, deverá ter cuidado com o consumo excessivo de alimentos e bebidas com agentes de pigmentação, como o molho de soja, o café, o chá ou vinho.

Se fumar, deverá considerar parar de fazê-lo, não só por todos os malefícios que este vício acarreta para a sua Saúde Oral e geral, mas também porque este hábito contribui

para o escurecimento das margens das facetas a longo prazo.


"As pessoas vão notar que coloquei facetas dentárias?"

Só se assim o desejar. É possível criar facetas dentárias na cor e formato ideais para o seu Sorriso. Inclusivamente na cor da sua dentição natural. As facetas de cerâmica, por exemplo, podem ser adaptas de forma rigorosa. São um tratamento altamente personalizável que permite a cada Paciente alcançar os resultados desejados.



“Posso ir trabalhar logo depois de colocar facetas dentárias?”

Pode, sim. Os tratamentos com facetas dentárias são tratamentos minimamente invasivos, pelo que não se esperam reações adversas ou inchaços significativos após os mesmos. No entanto, cada caso é um caso e deverá avaliar sempre diferentes cenários com o seu Médico Dentista ao longo dos seus tratamentos, para assegurar o seu conforto e segurança.



Se deseja saber mais sobre tratamentos com facetas dentárias, marque uma consulta de avaliação médica completa, sem compromisso, no Instituto Just-Smile de Implantologia Avançada. Se não necessitar de realizar um tratamento de Implantologia, terá à sua disposição uma equipa de Reabilitação Estética composta por Médicos Dentistas experientes e com a sensibilidade necessária para devolver a harmonia estética ao seu Sorriso. De acordo com as suas expectativas e desejos.


Nunca é tarde para tornar realidade o Sorriso dos seus sonhos!

bottom of page