top of page

Os fumadores podem realizar branqueamento dentário?

O branqueamento dentário é um procedimento muito procurado para melhorar a estética dos dentes, tornando-os mais brancos. Mas será que, se fuma, o pode realizar?


branqueamento dentário

 

Tal como outros tratamentos dentários, o branqueamento dentário obriga a que sejam considerados alguns fatores antes de avançar para a sua realização. Será que ser fumador é um destes fatores? Explicamos-lhe tudo neste artigo.


O que é um branqueamento dentário?

O branqueamento dentário é um procedimento odontológico que clareia a cor dos seus dentes, eliminando manchas e descolorações.


Contraindicações para a realização de branqueamento dentário

Não existem contraindicações absolutas à realização de um branqueamento dentário. Mas há algumas condições que o podem tornar menos eficaz ou até arriscado. Saiba quais:


Gravidez e amamentação: mulheres grávidas ou em período de amamentação poderão ter de aguardar pelo final da gravidez para realizar o branqueamento dentário. Isto porque, apesar de ser um tratamento seguro e minimamente invasivo, é realizado com recurso a produtos químicos;


Pouca idade: branquear os dentes a crianças, ou até mesmo adolescentes, não é recomendado. Isto porque os dentes ainda estão em desenvolvimento. Contudo, cada caso é um caso e deve ser avaliado por um dentista experiente e vocacionado para tratamentos de estética dentária;


Sensibilidade dentária: se tem os dentes muito sensíveis, poderá sentir um desconforto excessivo (ou até mesmo dor) durante ou após o branqueamento dentário. Por isso, é recomendado que avalie o seu grau de sensibilidade dentária com o seu dentista antes de avançar para o tratamento;


Doenças gengivais: se tiver doenças gengivais por tratar, como gengivite ou periodontite, devem tratar essas condições antes de considerar realizar o branqueamento dentário;


Restaurações dentárias: o branqueamento dentário não tem efeito em restaurações dentárias. Caso tenha coroas protéticas, saiba que o branqueamento não alterará a cor das mesmas, o que pode fazer com que se note diferenças de cor entre os dentes naturais que forem branqueados e a cor das coroas.


Eu fumo. Posso realizar branqueamento dentário?

Sim. Os fumadores podem realizar branqueamento dentário. No entanto, é importante entender que o tabagismo é uma das principais causas de descoloração e manchas nos dentes. Portanto, os resultados podem não ser tão satisfatórios como os de outra pessoa que não é fumadora, porque se continuar a fumar, os seus dentes poderão ficar manchados de novo.


Consulte sempre o seu médico dentista!

Dentistas experientes e vocacionados para realizar tratamentos de estética dentária estão mais capacitados para discutir diferentes opções de branqueamento dentário. E indicar as melhores opções para os fumadores que também desejam realizar branqueamento dentário. Mas não se esqueça: se conseguir parar de fumar, essa será a forma mais vantajosa e segura de assegurar os resultados do branqueamento dentário.




Se deseja realizar um branqueamento dentário, saiba que no Instituto Just-Smile encontra profissionais capacitados para realizar este e outros tratamentos que melhoram a estética do seu Sorriso. Agende já a sua consulta de avaliação, e venha descobrir de que forma poderá melhorar o seu Sorriso. Sem qualquer compromisso!


Comments


bottom of page