top of page

A goteira de bruxismo é diferente de outras goteiras?

Atualizado: 21 de fev.

As goteiras dentárias têm várias funções. Servem, inclusive para tratar de problemas como o bruxismo. Será que são todas iguais? Explicamos-lhe tudo.


Bruxismo

 

Certamente está familiarizado com as goteiras dentárias. Seja por já ter realizado um tratamento de ortodontia ou até mesmo um branqueamento dentário. Mas são utilizadas para tratar outro tipo de condições, tal como o bruxismo. Mas será que esta é igual às outras?


Finalidades de uma goteira dentária

Como já partilhámos consigo, as goteiras dentárias podem ter vários fins. Conheça alguns:


Goteira para dormir sem ressonar: Sim, existe mesmo um aparelho que permite que o maxilar avance uns milímetros e se posicione de forma a evitar ruídos incómodos durante a noite;


Goteira para branqueamento dentário: Utilizadas com um gel branqueador durante algumas horas por dia (ou minutos, dependendo do produto e do tipo de tratamento que está a realizar), recomenda-se a utilização destas goteiras após observação de um dentista. Para o mesmo indicar qual o melhor tipo de branqueamento para o seu tipo de dentes em particular;


Goteira para Invisalign: Este tipo de goteira permite corrigir os seus dentes de forma mais estética. Se ainda não está familiarizado com este tipo de tratamento de Ortodontia, saiba tudo no nosso artigo dedicado à temática;


Goteira de contenção pós tratamento de Ortodontia: Depois de terminar o tratamento de Ortodontia, seja este realizado com recurso a aparelho fixo ou a alinhadores invisíveis, é recomendado o uso de uma goteira de contenção. Mesmo anos depois da utilização do aparelho, porque os dentes podem mover-se. Esta goteira é utilizada durante a noite e deve ser atualizada de forma regular para manter a sua função.


E a goteira de bruxismo é igual?

A goteira de bruxismo - ou placa interoclusal - é utilizada para tratar problemas e distúrbios dos maxilares, articulações e músculos temporomandibulares. É utilizada para dormir, altura em que está mais propenso a ranger ou a apertar os seus dentes de forma inconsciente.


Esta goteira costuma ser maior do que as restantes já mencionadas. Isto porque a sua espessura permite separar os dentes a uma distância que permite o relaxamento dos músculos do maxilar. Aliviando a pressão feita de forma inconsciente e que acaba por provocar mau estar mesmo quando está acordado.


 

Sabia que...? 

Uma goteira dentária é um aparelho removível transparente. É feita à medida dos dentes de cada Paciente, para que se adapte na perfeição à sua boca. O material com o qual são confeccionadas, a sua espessura e o método de produção podem variar consoante a finalidade do tratamento.

 


As goteiras dentárias têm ligeiras diferenças entre si - especialmente porque são feitas para tratar situações distintas. Se desconfia que precisa de utilizar uma goteira de bruxismo, ou outra das mencionadas neste artigo, o melhor a fazer é visitar o dentista o mais depressa possível. Para esclarecer todas as suas dúvidas e encontrar a melhor solução para o seu caso específico. Se ainda não tiver um dentista que o acompanha de forma regular, visite o Instituto Just-Smile e os nossos médicos. Agende já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso. 


Esclareça todas as suas dúvidas e consiga o Sorriso que sempre desejou!

コメント


bottom of page