top of page

Higiene oral com Implantes Dentários​: Saiba tudo!

Atualizado: 21 de fev.

Se quer manter os seus implantes dentários por muito tempo, existem rotinas que não pode mesmo descuidar. Saiba como fazer a sua higiene oral de forma correta neste artigo.


Higienização com implantes dentários: utilização do irrigador oral

 

Só por não ter dentes naturais, não significa que possa suspender as suas rotinas de higiene oral. Isto se quiser manter os seus implantes ao longo da vida. A higiene oral continua a ser um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer tratamento de Medicina Dentária. E quando falamos em implantes dentários, existem alguns detalhes que devemos ter em atenção. Vejamos:


Higiene oral com implantes dentários: como se faz?

A higiene oral não se altera significativamente com a colocação de implantes dentários. Deve continuar a ser feita duas vezes por dia, com o fio dentário, com a escovagem e com a utilização de um elixir oral, por esta ordem.


Irrigador oral: instrumento para higiene oral com implantes dentários

Nos tratamentos de arcada total, existem alterações?

Sim. Nos tratamentos de arcada total, como o All-on-4 ®, existe uma pequena alteração. A utilização de um jato de água. Este jato tem de ser utilizado quando um Paciente tem uma estrutura fixa sobre implantes. Porque, por mais bem adaptada que esteja, se acumula sempre algum detrito entre os dentes novos e a gengiva do Paciente.


Portanto, aquela zona de transição pode acumular ali pequenas partículas alimentares, mas que saem com um jato de água.


No entanto, a utilização desse jato não só é recomendada para quem tem implantes, ou para quem faz tratamentos de arcada total. Pode, também, ser recomendada para os nossos dentes naturais. É uma sensação de higiene ótima. Como se saísse direitinho de uma consulta de higienização oral, sabe?


Dra. Ana Sofia Santos | A pessoa certa para o ajudar com a higienização dos seus implantes dentários

A periodicidade das consultas de revisão sofre alterações?

De um modo geral, é necessário visitar o Médico Dentista ou o Higienista Oral de 6 em 6 meses. Tal como faria com os seus próprios dentes. Portanto, não requer uma manutenção adicional que não seja já uma realidade para os dentes naturais.


Ainda assim, a periodicidade das consultas de revisão é sempre uma decisão do Médico Dentista. E dependerá sempre de cada caso. Algumas pessoas poderão ter uma higiene tão boa que apenas uma consulta de revisão por ano pode ser suficiente. Já outras poderão ser aconselhadas a visitar a Clínica de 4 em 4 meses.


É sempre uma recomendação variável.



Voltamos a recordá-lo: a sua higiene oral em casa é o fator mais determinante para o sucesso de um implante a longo prazo. Por isso, depois de colocar implantes, é preciso cuidar deles como se fossem dentes naturais. Cuide da sua Saúde Oral, siga as recomendações dos profissionais e seja feliz.


E, se já não vai ao dentista há algum tempo, aproveite e marque uma consulta de avaliação no Instituto Just-Smile de Implantologia Avançada. Sem qualquer compromisso! 

bottom of page