top of page

"Como posso saber se o implante é a solução ideal para mim?"

Ainda não sabe o que fazer? Tome decisões informadas sobre os seus tratamentos com a ajuda da equipa do Instituto de Implantologia Avançada Just-Smile.


Implantes Dentários

 

Os implantes dentários são uma inovação revolucionária que transformou a Medicina Dentária moderna. Estas pequenas peças oferecem uma solução duradoura para a substituição de dentes perdidos ou danificados. Neste artigo, entenda como pode determinar se o implante é a solução ideal para o seu bem-estar e Saúde Oral.


O que é um implante?

Um implante dentário é uma estrutura de titânio, ou zircónia, que se insere no osso maxilar para substituir raízes de dentes naturais perdidos. Sobre esses implantes, podem ser colocadas próteses dentárias, como coroas, pontes ou próteses totais, para restaurar a função e a estética do Sorriso.


Problemas tratáveis com implantes dentários

Desde o seu aparecimento que os implantes dentários têm vindo a tornar-se num dos tratamentos de reabilitação oral mais recomendados por dentistas. E são uma opção viável para tratar uma variedade de problemas, incluindo:


Dentes ausentes: se tiver perdido um ou mais dentes devido a cáries, doenças gengivais ou trauma, os implantes podem ser usados para substituí-los.


Próteses instáveis: se não consegue adaptar-se a dentaduras totais removíveis ou próteses parciais, os implantes podem oferecer uma fixação segura e estável.


Preservação óssea: ao atuar como raíz de um dente natural, um implante pode ajudar a preservar o osso maxilar, impedindo a reabsorção óssea.


Melhora a mastigação e a fala: os implantes restauram a capacidade de mastigar e falar adequadamente, duas ações que podem ser fortemente afetadas pela perda de dentes.


Melhora a estética do sorriso: os implantes ajudam a proporcionar um sorriso natural e esteticamente agradável, melhorando a sua autoestima.


Contraindicações e Considerações

Embora os implantes dentários sejam uma opção versátil, não existindo contraindicações absolutas à sua colocação, existem considerações e contraindicações relativas que devem ter tidas em conta:


Saúde Geral: pacientes com problemas médicos, como diabetes não controlado, poderão ter de aguardar pela estabilização da doença para colocar um implante.


Idade: não existe uma idade mínima definida para colocar um implante, mas dever-se-á sempre aguardar pelo término do crescimento ósseo. Também não se considera que exista uma idade máxima contra-indicada. Dependerá sempre do estado de Saúde Geral do paciente.


Qualidade do osso: a qualidade e quantidade de osso no local do implante são fatores críticos para o sucesso. Se o osso for inadequado, podem ser necessárias técnicas avançadas de Implantologia , como o All-on-4, ou a utilização de enxertos ósseos.


Hábitos de tabagismo e álcool: fumar e consumir álcool em excesso pode afetar negativamente a cicatrização e o sucesso dos implantes uma vez que tem impacto na vascularização dos tecidos.


Vantagens do Implante Dentário

Existem várias vantagens associadas aos implantes dentários:


Durabilidade: os implantes são projetados para durar muitos anos, até mesmo a vida toda, com os cuidados adequados.


Naturalidade: funcionam como dentes naturais, proporcionando um sorriso natural e mais confiança aos pacientes.


Melhoram a qualidade de vida: a capacidade de comer, falar e sorrir sem preocupações com próteses soltas ou desconforto melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes.


Saúde Oral: os implantes não afetam os dentes adjacentes, como as próteses removíveis parciais, e não provocam reabsorção óssea, preservando a Saúde Oral.




Determinar se um implante é a solução ideal para si envolve uma avaliação cuidadosa por parte de um dentista ou cirurgião oral experiente. Estes profissionais estão devidamente qualificados para avaliar, de forma rigorosa, a sua Saúde Oral, e fatores cruciais da sua Saúde Geral. Bem como as suas necessidades específicas de tratamento.


Tenha em conta que, para muitas pessoas, os implantes dentários oferecem uma maneira eficaz e duradoura de restaurar a função e a estética do sorriso, melhorando a sua qualidade de vida.


Se está a considerar colocar implantes, aproveite para marcar uma consulta de avaliação médica completa com a equipa de Cirurgia Oral do Instituto de Implantologia Avançada Just-Smile. E aconselhe-se diretamente, sem qualquer compromisso, com profissionais com mais de uma década de experiência e vocacionados para tratar alguns dos casos mais complexos de Implantologia.

Comments


bottom of page