top of page

Implantes dentários: Que tipos existem? Quanto custam? E outras questões.

Atualizado: 21 de fev.

Desde a cirurgia de colocação, passando por diferentes tipos de implantes, técnicas de Implantologia, duração dos implantes, entre muitos outros temas.


Implantologia

 

Neste artigo, entenda as diferenças entre Implantologia e Implantologia Avançada, conheça as etapas da cirurgia de colocação de implantes e os diferentes tipos que existem, compreenda algumas técnicas de Implantologia e perceba os preços dos implantes dentários.


Implantologia vs. Implantologia Avançada

A Implantologia é a área clínica da Medicina Dentária que se ocupa da investigação e execução de tratamentos com implantes dentários. Graças à evolução das técnicas cirúrgicas, de produção laboratorial e dos materiais e equipamentos médicos utilizados, a Implantologia consegue hoje alcançar resultados que eram inimagináveis há algumas décadas. Conseguindo devolver dentes fixos a pessoas que anteriormente não reuniam critérios clínicos para o fazer. E permitindo a colocação de próteses dentárias fixas sobre implantes num único dia. Ajudando milhões de pessoas em todo o mundo a recuperar a Saúde, Função e Estética do seu Sorriso.


É graças a estes avanços que têm surgido novas abordagens aos tratamentos com implantes dentários. Podendo, atualmente, distinguir-se a Implantologia Convencional da Implantologia Avançada:


Implantologia Convencional - assente em abordagens tradicionais da Medicina Dentária. Os problemas de Saúde Oral são tratados e pensados numa lógica dente-a-dente, e com capacidade de resposta aos casos mais simples de Implantologia;


Implantologia Avançada - assente em abordagens contemporâneas da Medicina Dentária. A boca é tratada como um todo através de tratamentos integrais e multidisciplinares, o que permite o tratamento com sucesso mesmo dos casos mais complexos. Prevendo ainda a necessidade de acompanhamento e revisão dos tratamentos a cada seis meses, para assegurar o seu sucesso a longo prazo.




 
Quando substitui um dente ou uma arcada completa seguindo o protocolo de carga imediata, as peças utilizadas são diferentes das que se aplicam nos casos de carga tardia, de modo a unir as próteses aos implantes dentários e ficar assim confortável durante a recuperação. Nestes casos, se ainda for necessário suturar, a sutura processa-se da mesma forma, o mais natural possível.

- Dr. Tiago Balseiro, Diretor Clínico do Instituto Just-Smile


O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são peças protéticas utilizadas para substituir dentes perdidos ou inviáveis. Desempenham a função das raízes de dentes naturais.


Uma vez que ficam fixos diretamente na maxila ou mandíbula, os implantes dentários têm de ser produzidos a partir de materiais inertes e biocompatíveis.


Atualmente, os implantes dentários podem ser feitos de titânio ou, em contextos específicos, de zircónio.


Que tipos de implantes dentários existem?

Dependendo de vários fatores, como as características fisionómicas e a disponibilidade óssea de cada Paciente, podem ser utilizados diferentes tipos de implantes dentários para fixar próteses:


Implantes dentários zigomáticos: são implantes utilizados para evitar regiões da cavidade oral onde existe pouca disponibilidade óssea. Possuem uma cabeça pré-angulada, permitindo compensar a angulação entre o osso zigomático e a maxila. Assim, é possível fixar a peça protética em regiões onde não é possível colocar implantes convencionais.


Implantes dentários personalizados: são implantes que devem ser utilizados apenas em situações limite. São desenhados e produzidos com as características exatas que irão permitir a reabilitação fixa de cada caso clínico. Os Médicos Dentistas e Cirurgiões Orais mais experientes recomendam a sua aplicação exclusivamente em casos onde se verificam problemas de reabsorção óssea extremos, não existindo nenhuma região da cavidade oral onde exista osso com altura suficiente para fixar implantes convencionais.


Implantes dentários convencionais: este tipo de implantes são utilizados em tratamentos de Implantologia em que se verifique que os Pacientes reunem todas as condições ideais à fixação das peças protéticas: boa disponibilidade óssea, características anatómicas e fisionómicas compatíveis com este tipo de implantes, entre outros fatores.


Como é a cirurgia para colocar implantes dentários?

Em teoria, e para o Paciente, este é um procedimento simples e extremamente seguro. Mas lembre-se de que, como em qualquer questão que tem impacto na nossa Saúde, este é um trabalho que requer um grande domínio técnico e minúcia.


Planeamento prévio: Esta é a etapa mais importante de um tratamento com implantes dentários. Nesta fase, os Médicos Dentistas realizam todo o processo de anamnese e recorrem a meios de diagnóstico como a ortopantomografia e/ou a cbct para se familiarizarem com todas as estruturas anatómicas da cavidade oral do Paciente. É nesta fase que são definidas as técnicas de Implantologia e Cirurgia Oral mais adequadas ao caso, bem como o tipo, posição ideal e número de implantes dentários necessários.


Anestesia e/ou sedação consciente: Longe vão os tempos em que colocar implantes dentários era um procedimento doloroso. Hoje em dia, para que o Paciente não sinta dor durante os tratamentos, são utilizadas anestesias locais em dosagens ajustadas a cada Paciente. Além disso, poderá ainda ser utilizado um complemento de sedação consciente, que permite aos Pacientes mais ansiosos manter-se despertos, mas totalmente tranquilos, ao longo da cirurgia.


Incisão na gengiva: No que toca à fixação dos implantes dentários em si, em primeiro lugar, é necessário realizar uma pequena incisão na gengiva, para tornar o osso visível e facilitar os procedimentos seguintes. Caso existam um ou mais dentes inviáveis em boca, o Médico Dentista irá extraí-los. Esta extração poderá ser feita no mesmo dia da colocação dos implantes dentários. Mas tudo dependerá do caso e do plano de tratamento traçado.


Preparação do osso: De seguida, os Médicos Dentistas expõem ligeiramente o osso que irá suportar os implantes dentários para que consigam fazer pequenas perfurações no local. Embora esta etapa possa parecer um pouco impressionante, não terá de ter receio: sob o efeito da anestesia local, que poderá ser ajustada caso seja necessário, não deverá sentir qualquer dor. Além disso, cada um dos canais onde ficarão fixados os implantes dentários terá poucos milímetros de diâmetro, pelo que, mesmo após a cirurgia, a recuperação será rápida. E, graças às táticas de controlo da dor, envolverá um desconforto mínimo.


Colocação dos implantes dentários: Após a preparação do osso, os implantes dentários são colocados em cada um dos canais criados. Se o tratamento seguir um protocolo de carga tardia (ver à frente) serão aplicadas peças protetoras sobre os implantes. Se seguir o protocolo de carga imediata, segue-se para a fase de sutura da gengiva.


Sutura da gengiva: Por fim, realiza-se a sutura da gengiva e as incisões são seladas, ficando os tecidos intervencionados protegidos da acumulação de resíduos alimentares.


O procedimento cirúrgico para colocar implantes dentários só envolve estas etapas?

Em teoria, e para o Paciente, este é um procedimento simples e extremamente seguro. Mas lembre-se de que, como em qualquer questão que tem impacto na nossa Saúde, este é um trabalho que requer um grande domínio técnico e minúcia.


Carga tardia: seguindo este protocolo, o Paciente só irá colocar os seus dentes fixos após o processo natural de cicatrização e após a osteointegração dos implantes ficar concluída. Normalmente, os Pacientes poderão colocar as suas próteses fixas 3 a 6 meses depois da cirurgia.


Carga imediata: no caso de se seguir com a carga imediata das próteses, o Paciente sairá da clínica com dentes fixos no mesmo dia em que são colocados os implantes dentários. Durante o período de osteointegração e de normalização dos tecidos, o Paciente poderá desfrutar de todo o conforto de ter já uma prótese fixa provisória, que será substituída ao fim de alguns meses por uma prótese dentária definitiva. (Saiba mais sobre o all-on-4.)


 

Sabia que...? 

O protocolo de carga imediata é também vulgarmente conhecido como o protocolo de “dentes imediatos” ou como o “tratamento dos dentes em 24 horas”. Isto porque, estando reunidas todas as condições necessárias, a sua execução permite a aplicação de próteses fixas sobre implantes dentários passadas apenas algumas horas do procedimento cirúrgico. Oferecendo benefícios não só ao nível do conforto e bem-estar do Paciente, como ao nível do sucesso dos tratamentos.

 

Colocar implantes dói?

Não. Colocar implantes não dói uma vez que o Paciente é devidamente anestesiado. E para mitigar ao máximo qualquer desconforto ou ansiedade que possa sentir com o procedimento cirúrgico, os Médicos Dentistas e Cirurgiões Orais podem ainda recomendar a toma de um calmante leve antes da cirurgia ou usar métodos complementares de sedação, como a Sedação Consciente.


Após a cirurgia, é também possível fazer uma recuperação confortável com os devidos protocolos medicamentosos. Além disso, no caso dos tratamentos realizados no Instituto Just-Smile, as técnicas cirúrgicas utilizadas são planeadas de forma a provocar o mínimo de trauma aos tecidos da cavidade oral. O que, por si só, é um fator determinante no controlo da dor.


O que é a Sedação Consciente?

Dependendo dos casos, a Sedação Consciente pode ser uma técnica muito eficaz para ajudar os Pacientes que sofrem de ansiedade ou fobia dos tratamentos de Implantologia, mas que, ainda assim, desejam recuperar os seus dentes fixos com implantes dentários.


A Sedação Consciente é aplicada através da inalação de um gás composto por protóxido de azoto e oxigénio. Este gás permite não só que os Pacientes se mantenham relaxados, como também acordados e cooperantes. O que assegura que a cirurgia decorre em segurança.


O preço dos implantes: quanto custa colocar implantes dentários?

Os tratamentos com implantes dentários podem ter um papel transformador na vida das pessoas. Mas, para assegurar o sucesso das reabilitações a longo prazo, e que os resultados vão ao encontro das expectativas dos Pacientes, é de extrema importância realizar abordagens individualizadas a cada caso clínico.


Por exemplo, existem técnicas que podem ser extremamente eficazes na maioria dos casos, mas que podem comprometer os tratamentos noutros. Existem tipos de implantes que não são ajustados a Pacientes com pouca disponibilidade óssea. E existem ainda procedimentos complementares, como o tratamento da periodontite ou os enxertos ósseos, que podem ser fundamentais à viabilidade da fixação das peças protéticas.


O preço dos tratamentos com implantes dentários irão assim variar de acordo com vários critérios como o estado da Saúde Oral de cada Paciente, o seu historial clínico e as suas próprias características fisionómicas e anatómicas, entre vários outros fatores. Sendo necessário avaliar, por exemplo, as técnicas cirúrgicas mais adequadas, o número de implantes que serão necessários, ou mesmo as matérias-primas que serão utilizadas na produção das próteses.


É por este motivo que o Instituto Just-Smile disponibiliza uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, a todas as pessoas que desejam saber informações detalhadas sobre os tratamentos para o seu caso específico. Permitindo que todos os Pacientes que visitam o Instituto possam tomar decisões informadas sobre os seus tratamentos com implantes dentários e possam pesar todos os fatores.


O que são enxertos ósseos?

Em Implantologia, um tratamento com enxertos ósseos é um procedimento cirúrgico que permite aumentar o volume ósseo em regiões da cavidade oral onde existe pouca disponibilidade óssea. Para esse fim, pode ser utilizado osso heterógeno ou xenógeno, preparados em laboratório, ou osso autógeno, retirado do próprio Paciente.


Por tornarem a colocação de implantes dentários num processo mais lento, envolvendo mais do que uma etapa cirúrgica, atualmente, os Médicos Dentistas e Cirurgiões Orais experientes optam, sempre que todas as condições necessárias estão reunidas, por utilizar outro tipo de técnicas para devolver dentes fixos a Pacientes com pouca disponibilidade óssea. Seguindo, por exemplo, a técnica do All-on-4, que permite fixar próteses dentárias completas sobre apenas quatro implantes, ou utilizando implantes zigomáticos para fixar as peças protéticas em zonas onde os implantes convencionais não podem ser utilizados.


Quanto tempo duram os implantes dentários em boca?

É uma questão muito comum e que é muito debatida, mesmo pela comunidade internacional de Médicos Dentistas e Cirurgiões Orais. A duração dos implantes dentários em boca pode variar de acordo com diversos fatores. Tal como a duração dos nossos próprios dentes naturais, que precisam de cuidados e manutenção para que se mantenham saudáveis e viáveis. A longevidade real dos implantes dentários vai depender bastante da qualidade dos implantes, do domínio técnico do Médico Dentista que executou o procedimento e do próprio Paciente. Não só dos hábitos deste último, mas também do seu quadro clínico generalizado.


Implantes dentários: fatores mais importantes para o sucesso dos tratamentos.

Se deseja colocar implantes dentários não se esqueça: a sua higiene oral e cuidados em casa são o fator mais determinante para o sucesso dos tratamentos a longo prazo. Ou seja, o sucesso dos implantes dentários dependerá, em grande parte, dos seus cuidados após a cirurgia. Por isso, se realizar um tratamento de Implantologia, garanta que segue escrupulosamente as indicações do seu Médico Dentista. E assegure que comparece em todas as consulta de acompanhamento e manutenção que forem agendadas após a colocação dos seus implantes dentários.


Além dos cuidados em casa não se esqueça ainda de que, ainda que teoricamente simples, os tratamentos de Implantologia requerem muitas vezes um grande nível de experiência por parte dos Médicos Dentistas e Cirurgiões Orais. É essa vocação que fará a diferença na altura de adaptar o plano de tratamento às suas necessidades específicas. E que irá assegurar que os seus dentes fixos permanecem fixos por muito, muito tempo.



Se está a pensar em colocar implantes dentários, marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. E perceba como a atuação exclusiva das nossas equipas médicas em Implantologia Avançada pode fazer toda a diferença no Sorriso com que sempre sonhou.


As nossas equipas médicas poderão avaliar o seu caso e apresentar-lhe o melhor plano de tratamento para recuperar os seus dentes fixos, sem qualquer compromisso.

bottom of page