top of page

Implantes zigomáticos: aliados importantes nos casos mais difíceis.

Perceba a importância dos implantes zigomáticos no sucesso dos tratamentos.


Implantes

Implantes zigomáticos: já ouviu falar neles? Mergulhe neste artigo e fique a conhecer um dos aliados de alguns dos casos mais difíceis de Implantologia.


Implantes zigomáticos: o que são?

Os implantes zigomáticos são implantes especialmente desenvolvidos para ajudar um maior número de Pacientes a realizar tratamentos de Implantologia com sucesso, representando uma alternativa aos implantes convencionais, em alguns casos.


Os implantes zigomáticos são pequenas peças protéticas feitas de materiais biocompatíveis.


Possuem uma cabeça pré-angulada, que permite compensar a angulação entre o osso zigomático e a maxila, permitindo a fixação da peça protética em zonas onde os implantes convencionais não podem ser colocados.



Implantes dentários zigomáticos
 
A colocação de implantes zigomáticos exige uma perícia cirúrgica muito grande devido aos maiores riscos associados. Deverão apenas ser utilizados em casos bem selecionados e sem outra possibilidade de reabilitação. Contudo, apresentam já uma boa previsibilidade.

- Dr. Tiago Balseiro, Diretor Clínico do Instituto Just-Smile


Qual é a importância dos implantes zigomáticos?

Devido às diferenças anatómicas entre a maxila e a mandíbula, os implantes zigomáticos são utilizados apenas na maxila (comummente chamada de maxilar superior). Habitualmente, são utilizados em casos de grande atrofia óssea.


As razões pelas quais esta técnica é utilizada na maxila prendem-se com a proximidade entre as cavidades nasais e os seios maxilares e a qualidade do osso maxilar, mais vascularizado e menos denso do que o osso mandibular.


A maioria dos Pacientes com falta de dentes superiores apresenta diferentes graus de atrofia maxilar. Nestes casos, é necessário recorrer a técnicas alternativas para melhorar a disponibilidade óssea e permitir ao Cirurgião Oral ou ao Médico Dentista de Implantologia devolver dentes fixos. Falamos de técnicas como, por exemplo, a colocação de enxertos ósseos. Ainda que estas técnicas resolvam em grande parte os problemas de falta de osso que se levantam com a colocação de implantes dentários no maxilar, apresentam várias desvantagens para o Paciente, como a necessidade de o submeter a várias intervenções cirúrgicas e o facto de todo o processo de reabilitação oral se tornar bastante mais moroso.


Graças às suas características e forma angular, os implantes zigomáticos permitem aos dentistas fugir a zonas do maxilar onde existe menor disponibilidade óssea, evitando muitas vezes a necessidades de procedimentos alternativos. São utilizados quando não há osso suficiente no maxilar. Graças aos avanços na Implantologia, hoje em dia os implantes zigomáticos permitem que muitos Pacientes possam voltar a ter dentes fixos de forma mais rápida e cómoda.



Os implantes zigomáticos oferecem solução para os casos mais difíceis!

No Instituto Just-Smile também se utilizam implantes zigomáticos?

Sim, se for absolutamente necessário.


No Instituto JUST-SMILE a equipa médica conta com uma vasta experiência em procedimentos de Implantologia Avançada.


Estando preparada para lidar com os casos mais difíceis, devolvendo a esperança a Pacientes que pensavam nunca poder recorrer à reabilitação fixa. Para isso, os Médicos Dentistas e Cirurgiões Orais do Instituto JUST-SMILE trabalham num ambiente clínico contemporâneo, dispondo de todos os equipamentos de última geração e materiais de que necessitam para ajudar os Pacientes a recuperar o seu Sorriso natural.


 

Sabia que...? 

Ao processo de integração dos implantes pelo organismo, dá-se o nome de osteointegração. Ocorre através de reações físicas e químicas que se processam no leito onde o implante foi colocado, levando à sua integração no osso maxilar ou mandibular. Habitualmente, a osteointegração decorre ao longo de 6 meses. 


Considera-se que este processo foi bem-sucedido quando, no final do período indicado, se verifica que não seria possível separar manualmente os implantes dentários do local onde se encontram fixos.

 

Implantes zigomáticos


Recupere o seu Sorriso natural!


Se sonha com um Sorriso natural com dentes fixos e em tempos foi-lhe dito que não poderia recorrer à Implantologia, não desista até fazer uma avaliação completa no Instituto Just-Smile. Encontrará meios de diagnóstico avançados que permitirão saber o estado detalhado da sua boca. E poderá contar com a experiência de uma equipa de dentistas e cirurgiões orais capaz de solucionar os casos mais extremos, encontrando caminhos que vão além das técnicas convencionais.


Marque uma primeira consulta e fique a saber tudo sobre o seu caso, sem qualquer compromisso!

bottom of page