top of page

Implantologia e Endodontia: 2 motivos porque não podem viver uma sem a outra

Os tratamentos de Implantologia Avançada vão muito além da colocação de implantes. Envolvem outras áreas clínicas. Como a Endodontia. Saiba porquê.


Endodontia em Implantologia

 

Se já perdeu alguns dentes naturais, sabe bem o que é sonhar com a possibilidade de voltar a trincar um bife suculento. Algo que hoje é concretizável, de forma fácil e confortável para o Paciente. Tudo graças à Implantologia Avançada. Que trabalha de forma próxima com outras áreas, de forma a garantir uma abordagem multidisciplinar aos tratamentos dos Pacientes. Porque o objetivo da Medicina Dentária é preservar a sua Saúde Oral e todas as suas peças dentárias. Neste artigo, entenda de que forma é que a área clínica de Endodontia é importante em Implantologia.


O que é a Endodontia?

O objetivo desta área clínica da Medicina Dentária é tratar o dente como um todo. Quer seja para manter ou para recuperar a Saúde dos tecidos que se encontram no interior dos dentes e diretamente à sua volta. Como as gengivas.


Deve conhecer alguns tratamentos de Endodontia, embora possa não os estar a associar ao nome. Como as tão faladas desvitalizações. Ou os tratamentos de canais radiculares. Por norma, recorre-se a estes tratamentos quando existe uma patologia que afeta de forma irreversível a chamada polpa do dente. Que é, de forma mais simples, o nervo dos nossos dentes. Com o intuito de evitar problemas mais complexos, como a presença de abscessos, edemas ou dores muito intensas.


Desta forma, os dentistas conseguem salvar os dentes naturais e as suas gengivas, recorrendo também posteriormente a uma restauração. E a melhor parte para o Paciente? Estes tratamentos podem ser realizados de forma totalmente indolor, graças à anestesia. Por isso, não tem nada a temer se necessitar de os realizar.


Endodontia em Implantologia: Dr. Ricardo Cachinho
 
Sempre valorizei a relação que se estabelece com o doente em Medicina Dentária. É um privilégio contribuir para mudar a vida de alguém e elevar a sua autoestima, tendo inerente a responsabilidade necessária para exercer uma prática clínica de qualidade.

- Dr. Ricardo Cachinho, Equipa de Intervenção Corretiva do Instituto Just-Smile


De que forma é que a Endodontia impacta os tratamentos de Implantologia?

A Implantologia Avançada acredita no tratamento da boca como um todo. E é isso que fazemos no Instituto Just-Smile. Porque nem sempre é necessário remover todos os dentes em boca, podendo salvar-se alguns dentes naturais. E, por isso, a Endodontia é muito importante para assegurar uma Saúde Oral plena. Para que não existam infecções em boca quando lhe forem colocados os seus implantes.


Endodontia em Implantologia

Fases de um tratamento de Endodontia

Numa primeira fase de um tratamento integral de Implantologia, é importante que se recorra à Endodontia. Para desinfetar e limpar as bactérias nocivas do interior do dente e canais radiculares. E remoção dos tecidos doentes que sejam impossíveis de reabilitar.


Na segunda fase, é importante que se verifique se os tratamentos realizados surtiram efeito. Se for confirmado o seu sucesso, passar-se-á então para a terceira fase. Que consiste no fechamento dos canais anteriormente tratados, com materiais especializados para o efeito. E claro, avançando para a restauração do dente tratado, recorrendo a resinas, coroas dentárias ou outras soluções para devolver a estética total ao seu Sorriso.


Então, quais são as vantagens de se recorrer à Endodontia?

Existem inúmeras vantagens em recorrer à Endodontia. Começando pela mais óbvia, o facto de permitir evitar a extração dentária. Mas também permite manter a forma e função do dente natural, evitar o desenvolvimento de outras lesões que comprometam as gengivas e o osso do Paciente. E claro, elimina as dores associadas a problemas que já atingiram a polpa dentária. Aumentando o seu conforto e bem-estar.


Para além disso, a utilização de materiais de tecnologia avançada para garantir uma maior minúcia durante os tratamentos e uma maior qualidade dos resultados. Como é o caso do microscópio cirúrgico. Um instrumento bastante avançado, e que temos disponível no Instituto Just-Smile. E que nos permite ter uma visão mais ampliada daquilo que estamos a fazer. Porque, como o Dr. Ricardo Cachinho costuma dizer, aquilo que nós conseguimos ver é aquilo que conseguimos tratar. E, no caso da Endodontia em específico, que requer maior minúcia, esta ampliação é muito vantajosa.




Endodontia em Implantologia


No Instituto Just-Smile de Implantologia Avançada, encontrará Médicos Dentistas vocacionados para tratamentos multidisciplinares. Que lhe vão permitir cuidar da sua Saúde Oral de forma integral. Se não visita o dentista há algum tempo, ou sente desconforto na sua boca, não fique a aguentar as dores indefinidamente. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.


Kommentare


bottom of page