top of page

Limpeza de prótese dentária fixa: Como a pode realizar?

Tal como os dentes naturais, também a prótese dentária fixa precisa de higienização de forma regular. Conheça as nossas dicas para a limpar.


Prótese dentária fixa

 

Graças aos materiais à prova de manchas em que são fabricadas, não é fácil sujar ou manchar uma prótese fixa. Mas isso não significa que possamos descurar a nossa higiene oral. Precisamos de continuar a escovar os dentes e a tirar os restos de alimentos, tal como se dos nossos dentes naturais se tratasse. Nunca esquecendo de limpar as gengivas. Para garantir que não se desenvolvem doenças que possam comprometer os implantes dentários. Mas, nada tema. Já existe um aparelho que facilita todo este processo de limpeza de prótese dentária fixa.


Já ouviu falar na limpeza de prótese dentária fixa com jato de água?

Para quem tem próteses fixas, nunca foi tão fácil realizar a nossa Higiene Oral. O jato de água é aquilo a que os Médicos Dentistas chamam de irrigador oral. E é um equipamento que consegue remover todos os restos de comida que possam ficar entre os dentes, ou junto e baixo da gengiva, através de um fluxo de água contínuo.



Para que é utilizado o jato de água?

Tendencialmente, é utilizado por pessoas com próteses fixas completas para fazer a higienização da zona entre as gengivas e a prótese. Existe sempre a possibilidade de acumular pequenos restos alimentares e bactérias na área onde a prótese encaixa sobre a gengiva. Mesmo que a prótese esteja super bem adaptada. E, como já sabe, o irrigador permite limpar todos esses restos facilmente.


Posso realizar a limpeza de prótese dentária fixa sem o jato de água?

Aliada a visitas regulares ao seu dentista, uma boa higiene oral, cumprindo os cuidados que tínhamos antes de colocar uma prótese fixa, pode ser suficiente. Ainda assim, o irrigador oral pode ser muito vantajoso para assegurarmos o sucesso do tratamento com implantes dentários a longo prazo. 



Mas é importante não esquecer: antes de comprar um irrigador oral, devemos sempre consultar o Médico Dentista. Porque existem vários tipos de jatos de água, com diferentes níveis de pressão. Que, quando desadequadas à nossa boca, podem danificar a gengiva junto ao implante. Por isso, o Paciente deve sempre aconselhar-se antes de investir neste aparelho. Que está à venda na maioria das grandes superfícies comerciais e pode, também, ser encomendado na Internet.


Marque já a sua consulta de avaliação no Instituto Just-Smile de Implantologia Avançada, sem qualquer compromisso. E venha esclarecer todas as suas dúvidas acerca da manutenção da sua prótese dentária fixa. 


bottom of page