top of page

É mais fácil do que pensa! Dicas para limpar o seu aparelho Invisalign

Atualizado: 21 de fev.

Uma das dúvidas mais recorrentes para os Pacientes que utilizam alinhadores invisíveis é de como os devem higienizar de forma correta. Conheça as nossas dicas.


 

Apesar de os removermos para comer, os alinhadores ficam sujos à medida que os usamos. E é perfeitamente normal e fácil de resolver. No entanto, é importante que saibamos limpar o aparelho Invisalign sem o danificar.


Neste artigo, apresentamos-lhe dicas simples para o fazer!


Dicas simples para limpar o Invisalign

Uma das vantagens de o Invisalign ser um aparelho removível é, precisamente, a facilidade na sua limpeza. Ao contrário dos aparelhos fixos tradicionais, que só possibilitam a limpeza à volta dos bráquetes.


Para assegurar a limpeza dos seus alinhadores invisíveis, é só ter alguns cuidados:


1 - Basta escovar - Na verdade, é muito simples. Utilize uma escova de dentes húmida e de cerdas macias. Não é recomendada a utilização de pasta de dentes, pois pode ter na sua composição ingredientes abrasivos que podem danificar o aparelho ou fazer com que fique com uma tonalidade mais amarelada;


2 - Use água morna - Água quente pode fazer com que os alinhadores fiquem deformados. A temperatura poderá provocar a expansão do material dos aparelhos invisíveis, fazendo com que a sua forma se altere e condicione o seu tratamento;


3 - Seque sempre os alinhadores - Ambientes húmidos são os melhores amigos das bactérias e de vários microrganismos perigosos. Depois de lavar os seus alinhadores, seque-os muito bem. Principalmente, se não os for colocar imediatamente em boca.


Invisalign

Sabia que...? 

Deve andar sempre com a caixa dos seus alinhadores. A tentação de pousar o seu aparelho na primeira superfície disponível quando precisa de o retirar pode ser grande. Mas NUNCA pouse um alinhador num papel ou algo semelhante… Daqui até colocar um ou mais alinhadores no lixo por acidente, é um passinho. Lembre-se: quem avisa, seu amigo é!



Higiene oral em casa: o fator mais importante

Para além do cuidado a ter com a limpeza dos alinhadores em si, é muito importante que mantenha todos os cuidados com a higiene da sua boca. Para que a placa bacteriana e o tártaro não se acumulem. E dêem origem a problemas graves. Ou que possam condicionar os seus tratamentos com aparelho invisível.


Diogo Leal: Paciente de tratamento Invisalign


No Instituto Just-Smile de Implantologia Avançada, poderá aconselhar-se com Médicos Dentistas certificados em tratamentos com aparelhos invisíveis. Sem qualquer compromisso. Marque já a sua consulta de avaliação, e venha descobrir tudo sobre o tão falado aparelho invisível!


Comments


bottom of page