top of page

Descubra o material que permite criar coroas dentárias o mais naturais possível!

Durante muitos anos, os Médicos Dentistas testaram vários materiais para utilizar nas coroas dentárias, de forma a chegar aos resultados que vemos hoje em dia: naturais, bonitos e confortáveis. Saiba tudo.


Coroas Dentárias

 

Como sabe, para além da parte visível do dente, também apelidamos de coroas dentárias a um tipo de prótese fixa. Que pode ser aplicada sobre dentes naturais ou sobre implantes dentários. As coroas dentárias protéticas, utilizadas para devolver não só a Saúde e Função à sua boca, mas também a Estética, são hoje em dia muito iguais a um dente natural. Graças às técnicas e materiais utilizados.


Mas qual é o melhor material para criar coroas dentárias esteticamente naturais? E que imitem o dente natural da forma mais aproximada possível? Contamos-lhe tudo neste artigo.


De que materiais podem ser feitas as coroas dentárias?

As coroas dentárias protéticas podem ser fabricadas com diferentes materiais. Consoante sejam definitivas ou as provisórias, que as antecedem. E dependendo do que será mais adequado às suas necessidades.


O dentista poderá recomendar que as suas sejam feitas com recurso a resina acrílica, resina composta, acetato, metal, metalocerâmica ou cerâmica.


O material de eleição!

Hoje em dia, graças à evolução da Medicina Dentária, já é possível criar resultados estéticos e perfeitamente naturais. Em oposição ao “antigamente”, onde coroas protéticas confeccionadas com ouro eram a escolha principal. E a diferença de cor do material para os dentes naturais era bastante visível.


A cerâmica - e os seus vários materiais - surge então como a alternativa ideal para a criação de coroas dentárias protéticas resistentes, compatíveis com o organismo humano, confortáveis… e estéticas.


Quer sejam coroas de zircónia, pela sua dureza e resistência, mais utilizadas para a reabilitação de dentes posteriores. Coroas de cerâmica feldspática, que mimetizam na perfeição dentes naturais e, por isso, muito utilizadas na região frontal da nossa boca. Ou as coroas de cerâmica de dissilicato de lítio, o material mais recente a ser utilizado, porque conjuga as vantagens da zircónia e da cerâmica feldspática. Ou seja, uma maior resistência, mantendo as características estéticas.


Ainda assim, o material de eleição para si terá de ser avaliado tendo em conta as suas características. O espaço existente, o local onde irá ficar na sua boca, se range ou não os dentes. São três dos fatores que o dentista terá em conta antes de lhe aconselhar um material específico.


Mas, tendencialmente, o material mais escolhido pelos Médicos Dentistas é a cerâmica. Graças às suas propriedades estéticas e à resistência. E claro, respeitando sempre os seus desejos. Que serão, certamente, ter o Sorriso mais bonito e natural possível! Mesmo com próteses fixas. Não é? 


 

Sabia que...? 

Na linguagem do dia-a-dia, costumam apelidar-se as coroas dentárias protéticas de “pivot”.

 

Coroas Dentárias


No Instituto Just-Smile de Implantologia Avançada, a Equipa de Reabilitação Estética está completamente preparada para tratar os casos mais complexos. E para o ajudar a encontrar a melhor solução para o seu Sorriso. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.


Comments


bottom of page