top of page

Ortopantomografia: é um exame seguro?

Saiba em que consiste este tipo de raio-x e qual o seu papel nos seus tratamentos de Implantologia.


Ortopantomografia

 

Entenda por que razão a ortopantomografia é tão importante para o trabalho dos Médicos Dentistas e Cirurgiões Orais.


O que é uma Ortopantomografia?

Uma Ortopantomografia é um exame de diagnóstico que permite aos Médicos Dentistas ter uma visão geral da boca do Paciente. Trata-se de um exame vulgarmente designado por raio-X panorâmico, que permite aos clínicos ter uma visão total de grande parte das estruturas da cavidade oral


A Ortopantomografia é um exame seguro?

Seguindo todas as advertências técnicas e se for recomendado pelo seu Médico Dentista, é um exame seguro, sim.


Para a realização destes exames é usada uma radiação ionizante em doses muito baixas, não prejudicando o Paciente. Além disso, um dentista qualificado não irá sujeitar o seu Paciente a mais exames do que o necessário, avaliando a data de realização do último raio-x antes de recomendar o próximo. E considerando ainda vários critérios clínicos. No entanto, com alguns Pacientes é necessário tomar alguns cuidados de proteção especiais para os preparar para este exame.


Que Pacientes necessitam de proteção especial?

As grávidas, por exemplo, devem evitar a exposição a radiação ionizante. No entanto, se for absolutamente necessária a realização de uma ortopantomografia, necessitam de proteção específica para realizar este exame, utilizando-se um avental de chumbo. Quando chegam à primeira consulta, todas as mulheres devem sempre informar o Médico Dentista de que estão grávidas. Mesmo que sejam gestantes há pouco tempo.


Os efeitos da radiação

A radiação do Ortopantomógrafo é uma radiação ionizante. O que significa que, quando entra em contacto com os nossos átomos, irá transformá-los, fazendo com que se formem radicais livres. Estes radicais livres são muito nocivos para o organismo. Podendo, no decorrer do contacto, gerar problemas muito graves.


No entanto, a radiação a que as pessoas são expostas neste exame específico são muito baixas. E a ortopantomografia tem a vantagem de poder ser trabalhada para ter mais luminosidade no formato digital. O que permite aos técnicos reduzir o nível de radiação na fonte, conforme necessário.


Mesmo operando o Ortopantomógrafo várias vezes, este exame é seguro para os técnicos?

No Instituto Just-Smile, são cumpridos todos os critérios para tornar a utilização deste equipamento completamente segura. O Ortopantomógrafo é um equipamento que tem de estar localizado numa área especifica da clínica, numa sala com isolamento que impede que a radiação vaze. O técnico que realiza o exame irá controlar o equipamento a partir do exterior, onde a radiação não chega.


Porque é que a Ortopantomografia é importante para o Cirurgião Oral?

Com este exame, os Cirurgiões Orais conseguem ter uma visão panorâmica da boca e das suas estruturas anatómicas, sendo a ortopantomografia um complemento muito importante no diagnóstico dos Pacientes e na preparação de cirurgias. Com uma observação, é possível verificar a presença de várias patologias como: cáries, quistos radiculares, lesões periapicais, alguns problemas ósseos, entre outros. 


No final dos tratamentos de Implantologia, a ortopantomografia tem ainda outra função extremamente importante:


Este exame permite avaliar a forma como os implantes estão a assentar no osso, servindo ainda como uma importante ferramenta de controlo para ir acompanhando o tratamento pontualmente.






Se gostaria de recuperar o seu Sorriso natural com toda a segurança e conforto, marque uma primeira consulta de avaliação médica no Instituto de Implantologia Avançada Just-Smile. Ficará a saber todos os detalhes sobre o tratamento mais adequado ao seu caso com a ajuda de equipas médicas multidisciplinares, sem qualquer compromisso.


Esclareça todas as suas dúvidas e consiga o Sorriso que sempre desejou!

תגובות


bottom of page