Linha Just-Smile
Custo de uma chamada para a rede fixa nacional
Inclui um Diagnóstico e uma primeira Avaliação Médica total e completa.
Revisto por:
Dr. João Costa
21 novembro, 2021
Entenda a osteointegração, o processo que faz com que os implantes dentários modernos sejam a solução mais eficaz e duradoura de substituição dentária.
De uma forma muito simples, a osteointegração em Saúde Oral é o fenómeno através do qual um implante dentário é integrado nas maxilas ou mandíbula, fundindo-se com o osso através de processos químicos e físicos. Em Implantologia, considera-se que um implante está osteointegrado quando oferece um suporte estável a uma prótese sob cargas funcionais, não apresentando sintomatologia de dor, inflamação ou mobilidade.
Quando um implante dentário é colocado cirurgicamente no osso do Paciente, começa por se formar um coágulo junto à peça implantada. Os tecidos que sofreram trauma durante a cirurgia são reabsorvidos pelo organismo e dão lugar a tecidos novos. Ao fim de algum tempo, as células do Paciente começam a migrar e a cobrir o implante dentário, formando-se osso novo à volta da peça protética.
Geralmente, este processo decorre ao longo de seis meses, ao fim dos quais não deverá ser possível, sem recorrer a equipamentos médicos especializados, separar o implante dentário do osso onde foi colocado. O sucesso de osteointegração pode ser avaliado pelo Médico Dentista responsável pelo caso através de exames radiográficos, sendo fundamental existir um acompanhamento rigoroso do caso do Paciente antes e depois da cirurgia.
Dr. João Costa, equipa de Cirurgia Oral do Instituto Just-Smile:
Hoje em dia, podemos confiar que a qualidade dos materiais e segurança dos protocolos dão-nos garantias de que, em determinadas condições, seguir o caminho da Carga Imediata não põe em risco o processo de osteointegração, podendo até ajudá-lo.
A descoberta da osteointegração ocorreu na década de 50 através do uso de implantes de titânio. E foi revolucionária para o mundo da Implantologia. Até à data, não se conhecia nenhum metal que pudesse ser integrado pelo corpo humano sem provocar quaisquer reações adversas. Graças ao processo de osteointegração foi possível resolver um dos maiores problemas relacionados com as primeiras versões dos implantes: a rejeição das peças protéticas pelo organismo. Tudo graças às propriedades biocompatíveis do titânio que foram descobertas pelo Médico Ortopedista Per-IngvarBrånemark.
Ocorrendo a osteointegração, os implantes não só não são rejeitados pelo organismo, como são totalmente integrados pelo mesmo. Permitindo realizar reabilitações orais fixas com uma enorme durabilidade e conferindo uma maior estabilidade às próteses dentárias aplicadas.
O mais importante é que antes da cirurgia sejam realizados todos os exames médicos necessários. O processo de anamnese deve ser minucioso, permitindo ao Médico Dentista traçar um historial clínico rigoroso, de forma a despistar quaisquer fatores de risco.
Ainda que à partida não existam contraindicações absolutas à colocação de implantes osteointegráveis, algumas alterações sistémicas podem impedir a cirurgia. No entanto, a maioria dessas alterações podem ser corrigidas e ultrapassadas com o planeamento certo. Por isso é tão importante recorrer a clínicos experientes em Implantologia e em Cirurgia Oral.
Apesar de não ser um fator de contraindicação, a idade do Paciente também deve ser considerada nesta análise, uma vez que se prevê uma recuperação mais rápida em Pacientes mais jovens. Em Pacientes idosos, a atenção do Médico Dentista em relação a possíveis alterações sistémicas deverá ser redobrada. Caso seja necessário, o procedimento cirúrgico deverá ser adiado até que as alterações sejam normalizadas. No entanto, não existe limite máximo de idade para a colocação de implantes dentários.
Se está a pensar recuperar o seu Sorriso natural com dentes fixos, procure a ajuda de profissionais experientes e dedicados. A Implantologia e a Cirurgia Oral são áreas clínicas que podem mudar drasticamente a vida dos Pacientes para melhor. Contudo, estas áreas englobam alguns dos procedimentos mais complexos de Medicina Dentária.
No Instituto Just-Smile encontrará uma equipa clínica composta por Médicos Dentistas com mais de uma década de experiência em Implantologia e especialistas em Cirurgia Oral. Para que consiga ter o Sorriso com que sempre sonhou. Com todo o conforto, segurança e tranquilidade.