top of page

Pastas branqueadoras com facetas ou coroas sobre dente: Resultam?

Atualizado: 21 de fev.

Uma das perguntas mais feitas pelos Pacientes é se as pastas branqueadoras funcionam mesmo. Incluindo em casos em que têm facetas ou reabilitações com coroas protéticas. Entenda tudo neste artigo.


Facetas dentárias

 

Quem nunca sonhou com um Sorriso super branco… Como o das estrelas de cinema? Nós já! E calculamos que também já tenha sonhado. Seja no supermercado, seja em farmácias, existem embalagens que guardam um produto que promete ser milagroso: as pastas branqueadoras. Mas resultam mesmo? Ou são prejudiciais para os nossos dentes? Contamos-lhe tudo neste artigo.


O que são pastas branqueadoras?

Existem vários tipos de pastas de dentes. Mas a maioria serve para remover manchas da superfície dentária. “Esfoliando”, por assim dizer, a camada superficial do esmalte dentário. Para isso, habitualmente, recorrem a agentes abrasivos, tal como carbonato de cálcio ou bicarbonato de sódio.


Quais os efeitos secundários da utilização de pastas branqueadoras?

Devido ao desgaste do esmalte dentário, muitas pastas branqueadoras provocam uma perda progressiva do esmalte. O que poderá ser prejudicial à sua Saúde Oral.


Entre muitos outros problemas, estes produtos podem provocar hipersensibilidade dentária e agravar lesões de cárie existentes. Além disso, podem acabar por tornar os dentes mais escuros devido à exposição da dentina: a camada do dente que está logo abaixo do esmalte e que possui uma cor amarelada. Dependendo da concentração dos agentes químicos utilizados, as pastas branqueaduras podem ainda provocar irritação nas gengivas. Principalmente, se as utilizar com regularidade.


Pode alternar o uso de pasta branqueadora com pasta normal!

Se, mesmo tendo em conta as consequências, opta por utilizar pastas branqueadoras, aconselhamos a que alterne o seu uso com pasta dentífrica normal. Utilizando a pasta branqueadora apenas uma vez por dia. Ou dia sim, dia não. Mas, se o seu objetivo principal é aclarar os dentes, lembre-se: as pastas branqueadoras não funcionam nesse sentido. Mas sim ajudam na remoção de manchas dos dentes.


 

Sabia que...? 

Se o seu objetivo for branquear os seus dentes naturais, a melhor solução é um branqueamento dentário realizado em clínica. Esta é a forma mais segura de alcançar o tom que deseja para os seus dentes. Podendo contar com o acompanhamento de um Médico Dentista, que irá assegurar que a concentração dos reagentes químicos é ajustada à sua situação. E que irá apresentar-lhe recomendações específicas para o seu caso. Evitando agravar problemas de Saúde Oral. Ou mitigando efeitos secundários comuns, como a sensibilidade dentária ou dentes manchados.

 

“E se tiver facetas ou coroas protéticas? Posso utilizar pasta branqueadora?”

Poder, pode. Mas não é aconselhado. As pastas dentífricas branqueadoras alteram a cor dos nossos dentes naturais. Mas não surtem o mesmo efeito em próteses fixas, ou em restaurações que tenha em boca. Isto significa que, se tiver facetas ou coroas em cerâmica, por exemplo, a apenas a parte exposta dos dentes naturais será clareada. Podendo ficar com a dentição manchada com o uso continuado da pasta dentífrica.



No caso de ter reabilitações ou restaurações em resina, os agentes abrasivos das pastas branqueadoras podem contribuir para acelerar o desgaste dos materiais. Reduzindo o tempo de vida útil dos seus tratamentos. Ainda assim, e com os seus dentes naturais, a pasta branqueadora pode ser um complemento importante para manter a estética do seu Sorriso. Quando utiliza segundo as recomendações de um Médico Dentista experiente.


Se tem dúvidas acerca de como pode melhorar a estética do seu Sorriso, visite o Instituto Just-Smile. E aconselhe-se junto da nossa Equipa de Intervenção Corretiva. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso. 

bottom of page