Linha Just-Smile
Custo de uma chamada para a rede fixa nacional
Inclui um Diagnóstico e uma primeira Avaliação Médica total e completa.
Atualizado por
Dra. Ana Sofia Santos
21 outubro, 2021
Possivelmente, já deverá ter ouvido falar na periodontite, uma doença que, infelizmente, afeta muitos portugueses. E que é provocada por uma infeção que afeta os ossos dos maxilares e as gengivas dos Pacientes. Mas, e a peri-implantite? Sabe do que se trata? Perceba o que é a peri-implante e saiba como pode evitar este problema, se estiver a pensar colocar implantes dentários.
Como vimos, a periodontite é uma doença que afeta os tecidos de suporte dos dentes, os tecidos que rodeiam e mantêm as raízes dentárias. Nesta doença, devido à proliferação de bactérias, a camada interna das gengivas e o osso começam a afastar-se dos dentes, formando as chamadas bolsas periodontais. À medida que o problema vai evoluindo, a placa bacteriana começa a migrar e a acumular-se também em zonas abaixo da linha da gengiva, contribuindo cada vez mais para que os dentes percam o seu suporte, provocando a sua mobilidade. Sem tratamento, a periodontite pode acabar por resultar na perda de um ou mais dentes.
A peri-implantite refere-se também a alterações patológicas ao nível das gengivas e do osso. Mas, neste caso, esta doença, em vez de afetar os tecidos de suporte dos nossos dentes naturais, afeta os tecidos que rodeiam um ou mais implantes dentários osteointegrados.
Dra. Ana Sofia Santos, equipa de intervenção corretiva do Instituto Just-Smile:
A peri-implantite é uma situação pouco frequente e, ainda assim, na maioria das vezes, contornável pela remoção do fator que a desencadeia. Normalmente, a má-higiene. Podem existir situações em que é o desenho da prótese que dificulta a higienização, e é necessário intervir aí. Mas o mais habitual é mesmo a má ou pouca utilização da escova dentária e de outros produtos essenciais de higiene oral. A perda do implante é mesmo muito rara, mas o diagnóstico precoce é fundamental.
Tal como na periodontite, a peri-implantite é provocada pela acumulação de placa bacteriana. Ou seja, é provocada por maus hábitos de higiene oral ou por uma técnica ineficaz de higienização dos dentes e gengivas. Alguns comportamentos, como os hábitos tabágicos, contribuem também para o agravamento deste problema.
Em qualquer caso de Implantologia, os Pacientes são instruídos pelo Médico Dentista responsável sobre os cuidados que devem ter para manter a sua Saúde Oral. É fundamental que as recomendações do dentista sejam seguidas à risca para evitar problemas como a peri-implantite.
Sabia que...? O fator mais importante para prevenir a peri-implantite são os cuidados de higiene oral. Não deixe de usar a escova de dentes e todos os restantes produtos essenciais de higiene oral, mesmo que tenha colocado próteses fixas totais. Além dos produtos habituais, para prevenir a peri-implante, reforce as suas rotinas com um irrigador oral.
Numa primeira fase, os Pacientes reportam algum sangramento e inflamação das gengivas junto ao implante. Sem tratamento, a peri-implantite pode evoluir, provocando mau hálito, devido à evolução da infeção, inchaço, dor, pus, mobilidade do implante dentário. Se a situação não for comunicada ao Médico Dentista responsável pelo caso, uma situação destas pode mesmo culminar na perda do implante.
Ainda que possa ter consequências graves para a Saúde Oral dos Pacientes, o medo da peri-implantite não deve ser motivo para evitar voltar a ter o Sorriso que sempre desejou. Pode-se considerar que existem duas grandes razões para não ter receio da peri-implantite.
A peri-implantite resulta da acumulação de placa bacteriana junto aos implantes dentários. Na maioria dos casos, para evitar o desenvolvimento deste problema, bastará que existam alguns cuidados de higienização e manutenção da Saúde Oral. Isto significa que para evitar a peri-implantite, bastará continuar a lavar os dentes diariamente, com a frequência que for recomendada pelo seu Médico Dentista e reforçando os seus cuidados com um irrigador oral, se tiver próteses fixas completas. Além disso, deverá continuar a visitar o seu Médico Dentista regularmente para que seja feita a manutenção dos seus implantes dentários e para que se despistem quaisquer problemas que possam surgir, de forma precoce. A peri-implantite não deve causar-lhe ansiedade se estiver a pensar colocar dentes fixos. Este problema pode ser prevenido por si, com a ajuda do seu Médico Dentista.
Se ainda assim ocorrerem alguns descuidos, ou se não for possível evitar esta doença, a peri-implantite não dita necessariamente a perda de um implante. Quanto mais cedo for despistada, mais facilmente esta patologia poderá ser tratada, evitando consequências negativas. Numa primeira fase, o Médico Dentista responsável pelo caso irá ter uma abordagem não cirúrgica, de forma voltar a conferir as características apropriadas aos tecidos que rodeiam os implantes. Sempre que necessário, o Médico Dentista irá passar para uma abordagem cirúrgica, de forma a reverter problemas como a perda óssea e a permitir que os implantes voltem a ser integrados no osso.
Se gostava de recuperar o seu Sorriso com dentes fixos, saiba que hoje em dia não existem motivos para ter receio. A Implantologia é uma das áreas da Medicina Dentária que mais tem evoluído nas últimas décadas. Atualmente, sabe-se que problemas como a peri-implantite podem ser evitados com alguns cuidados simples, que podem fazer toda a diferença. Se gostava de saber mais sobre implantes dentários, fale com um Médico Dentista experiente e que esteja vocacionado para a Implantologia.