top of page

3 razões que tornam a Periodontologia importante em Implantologia

Atualizado: 21 de fev.

A Implantologia Avançada passa por uma abordagem integral e multidisciplinar aos tratamentos com implantes dentários. E isso incluí trabalhar de mão dada com outras áreas. Como é o caso da Periodontologia.


Implantologia

 

Em Saúde, existem tratamentos que requerem abordagens multidisciplinares. E, no Instituto Just-Smile, as nossas equipas médicas acreditam que os tratamentos de Implantologia Avançada não podem ser exceção. Não, se o objetivo for assegurar o sucesso das reabilitações fixas a longo prazo. Neste artigo, entenda de que forma é que a área clínica de Periodontologia pode ser fundamental para os Pacientes de Implantologia.


O que é a Periodontologia?

A Periodontologia é uma das quatro especialidades da Medicina Dentária. De forma muito simples, esta área é responsável pelo estudo e tratamento dos tecidos de suporte dos nossos dentes: os ossos e as gengivas. Ocupando-se com o diagnóstico e tratamento das doenças periodontais, como a conhecida gengivite. E como a bastante mais problemática periodontite.


Implantologia
 
Creio que a área da Medicina Dentária é das que nos permite estabelecer uma relação mais próxima com os Pacientes. Permitindo verdadeiras transformações. Por dentro e por fora.

- Dr. Carlos Poeiras, Equipa de Intervenção Corretiva do Instituto Just-Smile


O Dr. Tiago Balseiro, Diretor Clínico do Instituto Just-Smile, esclarece-nos qual é a importância da Periodontologia para a Implantologia.


O que é que os tratamentos de Periodontologia têm a ver com os de Implantologia?

Como sabe, é importante manter uma manutenção regular da sua Saúde Oral. Idealmente, de 6 em 6 meses deve dirigir-se a um dentista.

O que, infelizmente, nem sempre acontece. E, por isso, quando o Paciente sofre de doenças periodontais, e antes de se realizar um tratamento com implantes, é importante que sejam tratadas. Sobretudo porque os implantes vão necessitar de um bom suporte ósseo e gengival. E esses tecidos, que formam o periodonto, necessitam de estar saudáveis antes de se avançar para qualquer que seja o tratamento implantológico.


Quais podem ser as consequências de se desvalorizar a saúde periodontal quando se colocam implantes dentários?

Como já referido acima, se não se tratarem as doenças periodontais antes, estas podem levar a que não ocorra a integração dos implantes numa fase inicial. Ou a que, mais tarde, com o agravamento de um problema não tratado, se percam devido à perda dos tecidos de suporte circundantes. É por isso que, mesmo após a colocação de implantes, é necessário existir um acompanhamento periódico do Paciente.


Um médico dentista generalista pode realizar este tipo de tratamentos? Qual é a importância da formação complementar?

Um dentista que dedique a sua atuação clínica à periodontologia está melhor preparado para lidar com situações mais complexas nessa área. E para realizar tratamentos com mais minúcia.


Sendo esta uma área com um impacto tão direto não só na auto-estima do Paciente, mas também na sua Saúde Geral, poderá ser vantajoso que haja investimento em formação complementar. Contudo, um Médico Dentista com apenas a formação generalista também está capacitado para tratar problemas de Periodontologia.



O Instituto Just-Smile conta com uma equipa médica multidisciplinar. Capacitada para realizar desde os procedimentos mais simples aos mais complexos. E para o ajudar a recuperar a Saúde, Função e Estética do seu Sorriso. Com uma abordagem integral em linha com as práticas de Implantologia Avançada. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.


Esclareça todas as suas dúvidas e consiga o Sorriso que sempre desejou!

bottom of page