Tem curiosidade em saber como é o processo de confeção de uma prótese dentária? A solução mais recomendada para substituir dentes perdidos? Saiba tudo.
Acreditamos que, para uma pessoa que sofreu perda de dentição, o maior sonho seja voltar a comer os alimentos mais suculentos ou difíceis de trincar, sem medos.
E já é possível, com a Implantologia Avançada. Apesar de, hoje em dia, o tratamento com implantes dentários ser o mais recomendado para substituir dentes perdidos, ainda existem muitas pessoas que têm em boca as conhecidas dentaduras.
Nem que seja em período de transição, até estarem aptas para colocar implantes dentários. Tem curiosidade em saber quais são os dez passos para se confeccionar uma prótese dentária? Saiba neste artigo.
1) Preparação do molde
Em primeiro lugar, como já deve imaginar, o Médico Dentista fará um molde da sua boca. Para garantir que a prótese dentária ficará completamente ajustada a si.
2) Fabricação da moldeira personalizada e borda de mordida
A moldeira e a borda de mordida, feita em cera, servem para ajudar a fornecer o suporte correto para os lábios. E indicar a posição em que a borda incisal, a placa oclusal e a linha média da prótese dentária irão ficar. É também neste segundo passo que é escolhida a cor e a forma dos seus futuros dentes. E, depois, são enviados para o laboratório e é só esperar pela sua prótese dentária definitiva.
3) Montagem do modelo da sua prótese dentária
Depois da impressão da moldeira personalizada e da borda de mordida, são criados os moldes principais da sua prótese e, posteriormente, esta é montada.
4) Personalização dos dentes
O próximo passo é então colocar os dentes, de forma personalizada, no esquema oclusal desejado. De forma a assegurar a Função e Estética do seu Sorriso “novo”!
5) Colocação de cera
Depois de os seus novos dentes estarem corretamente posicionados na prótese, o técnico irá colocar cera adicional ao redor deles. De forma a construir, de forma gradual, os contornos gengivais corretos. A cera é adicionada para apoiar adequadamente os músculos faciais e criar uma aparência o mais natural possível. Por vezes, a cera é até pontilhada, para que quando a prótese dentária ficar finalizada, as gengivas não pareçam anormalmente lisas.
6) Período do frasco
Depois de experimentar a sua prótese dentária, e de ficar garantido que está adequada à sua boca e à sua fisionomia, a prótese é colocado no frasco inferior e fixada com gesso. Para que, quando este gesso secar, se coloque o frasco superior no lugar indicado. E se preencha, novamente, com gesso. O frasco é, então, aquecido, até que a cera esteja suficientemente fundida. E depois, et voilá! O frasco é aberto, a cera é lavada e ficam os dentes e o molde da sua prótese dentária prontos para serem preenchidos com acrílico.
7) Preparar o acrílico
O técnico irá medir, com precisão, os ingredientes necessários para formar o acrílico.
8) Prensagem do acrílico
Após a preparação do molde, o acrílico é colocado no frasco e as 2 metades são colocadas juntas. A prótese é, então, polimerizada sob pressão até que a dureza correta seja alcançada. E pronto! A prótese ficará limpa e pronta para os últimos retoques.
9) Acabamento
Cada prótese é finalizada à mão, com recurso a brocas especiais para remover qualquer excesso de acrílico nas bordas e na área palatina. A articulação é verificada e ajustada, se necessário.
10) Polir e… já está!
Finalmente, a prótese é polida e alisada com materiais próprios. Para criar um brilho especial… ao mesmo tempo que mantém a aparência natural dos seus dentes.
Agora já sabe os passos de confeção de uma prótese dentária! Se procura uma solução para a falta de dentes, saiba que a Implantologia Avançada pode ser exatamente aquilo que procura. E que a prótese dentária pode ser uma grande ajuda na transição até poder colocar os seus implantes e a prótese dentária fixa. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.